LimeSurvey - Questionário para Criação de Eleições: mudanças entre as edições
Linha 219: | Linha 219: | ||
<p> Os tokens, são mais utilizados para aquele tipo de eleição que não possui controle de e-mails. Como não é possível enviar os convites por e-mail, geramos os tokens e os distribuímos aos votantes. | <p> Os tokens, são mais utilizados para aquele tipo de eleição que não possui controle de e-mails. Como não é possível enviar os convites por e-mail, geramos os tokens e os distribuímos aos votantes. | ||
<p>Para gerar, clique em <b>"Participantes do questionário"</b>, depois em <b>"Criar"</b> e, por fim, em <b>"Criar participantes fictícios"</b>.</p> | <p>Após adicionar os candidatos, na tela inicial do questionário, clique em Para gerar, clique em <b>"Participantes do questionário"</b>, depois em <b>"Criar"</b> e, por fim, em <b>"Criar participantes fictícios"</b>.</p> | ||
<p>Após a geração, basta distribuí-los entre as pessoas que irão responder à eleição.</p> | <p>Após a geração, basta distribuí-los entre as pessoas que irão responder à eleição.</p> | ||
</div> | </div> |
Edição das 11h20min de 17 de abril de 2025
Passo a passo para a criar uma Eleição Institucional
Acesse o link: https://questionarionline.ifs.ifsuldeminas.edu.br/admin e digite seu usuário de acesso.
O acesso do criador de eleições deve ser realizado no NTI.
Figura 1: Acesso ao LimeSurvey |
Reutilizando um Questionário Existente
Para criar um novo questionário, vamos clonar uma base, evitando a necessidade de configurá-lo do zero.
Figura 2: Questionários/Eleições já criados |
Criando um Novo Questionário a Partir de um Modelo
Clique em "Criar novo questionário".
Figura 3: Clonando um questionário base |
Reutilizando um Questionário Existente
Depois, clique em "Copiar", como indicado no balão de destaque. O questionário base a ser utilizado é "{AAAA.MM} Eleição {Nome_da_Eleicao}". Após selecionar o questionário, defina um título para o novo questionário (que representará a eleição) e clique em "Salvar".
Figura 4: Clonando um questionário base |
Configurando os dados Gerais da Eleição
Após acessar o questionário criado, vamos iniciar a configuração dos dados gerais da eleição.
1- Clique em "Configurações Gerais", localizado no canto inferior esquerdo.
2- Em Administrador, adicione o Administrador da eleição e o e-mail correspondente.
3- Lembre-se de que o e-mail de retorno também deve ser o do administrador.
4- Por fim, clique em "Salvar".
Figura 5: Configurações Gerais |
IMPORTANTE
A eleição é realizada separadamente para cada grupo.
- Por exemplo, se houver uma eleição para a escolha de docente e aluno, cada grupo deve ter seu próprio questionário.
- Não é possível realizar ambas as votações no mesmo questionário.
Escolhendo o grupo da Eleição
No canto superior esquerdo, clique em "Listar Grupos de Perguntas". Agora, selecione o grupo que será utilizado nesta eleição.
Temos três grupos de candidatos:
- Candidatos Docentes
- Candidatos TAEs
- Candidatos Discentes
- Docentes da Área Básica
- Docentes da Área Profissionalizante
- Docentes para Coordenação
- Docentes Gerais
Exemplo: Se quisermos eleger docentes da Área Básica e da Área Profissionalizante, a eleição será realizada exclusivamente para o grupo Docentes, incluindo essas duas opções de voto. Nesse caso, os outros grupos (TAEs e Discentes) devem ser excluídos.
Dessa forma, cada grupo terá sua própria eleição, e dentro de cada eleição, poderão existir diferentes opções de escolha conforme necessário.
Figura 6: Escolhendo o grupo da eleição. |
Adicionando os candidatos
No canto superior esquerdo, clique em "Listar Perguntas". Depois, localize a pergunta para a qual deseja adicionar candidatos e clique no ícone em destaque ao lado da pergunta escolhida.
Figura 7: Escolhendo a pergunta para adicionar os candidadtos. |
Adicionando os candidatos
Clique em "Editar opções de respostas", como mostra o balão em destaque, para editar as opções de voto.
Figura 8: Escolhendo a pergunta para adicionar os candidatos. |
Adicionando os candidatos
Como mostrado na imagem, substitua as opções de resposta pela lista de candidatos. Não é necessário alterar as opções de voto nulo e branco.
Verifique se todos os candidatos foram adicionados corretamente. Se necessário, edite, inclua ou remova candidatos, como mostra o balão em destaque antes de salvar.
Caso queira uma prévia do questionário clique em Pré-visualização".Figura 9: Edição, inclusão ou remoção de candidatos |
Gerando token para envio da resposta da eleição
Os tokens, são mais utilizados para aquele tipo de eleição que não possui controle de e-mails. Como não é possível enviar os convites por e-mail, geramos os tokens e os distribuímos aos votantes.
Após adicionar os candidatos, na tela inicial do questionário, clique em Para gerar, clique em "Participantes do questionário", depois em "Criar" e, por fim, em "Criar participantes fictícios".
Após a geração, basta distribuí-los entre as pessoas que irão responder à eleição.
Figura 10: Geração de tokens para responder a eleição |
Gerando token para envio da resposta da eleição
Algumas informações são importantes no momento de gerar os tokens. São elas:
- Número de participantes: corresponde à quantidade total de pessoas que participarão do questionário.
- Comprimento do código de acesso (Token): determina quantos caracteres cada token terá, influenciando a segurança do acesso.
- Válido a partir de: data e hora em que os tokens passam a ser aceitos para participação.
- Até: data e hora limite para uso dos tokens na resposta da eleição.
As outras informações não são necessárias preencher. Após o preenchimento clique em "Salvar".
Figura 11: Geração de tokens para responder a eleição |
Baixando o aquivo CSV contendo os tokens
Após aparecer a mensagem "Foram adicionados novos participantes fictícios", clique em Exportar (figura12) e depois em Baixar arquivo CSV" (figura 13).
Figura 12: Exportando o arquivo CSV |
Figura 13: Baixando o arquivo CSV. |