LimeSurvey - Questionário para Criação de Eleições

De NTI Ajuda - IFSULDEMINAS Campus Inconfidentes

Passo a passo para a criar uma Eleição Institucional

Acesse o link: https://questionarionline.ifs.ifsuldeminas.edu.br/admin e digite seu usuário de acesso.

O acesso do criador de eleições deve ser realizado no NTI.

Figura 1: Acesso ao LimeSurvey


Reutilizando um Questionário Existente

Para criar um novo questionário, vamos clonar uma base, evitando a necessidade de configurá-lo do zero.

Figura 2: Questionários/Eleições já criados


Criando um Novo Questionário a Partir de um Modelo

Clique em "Criar novo questionário".

Figura 3: Clonando um questionário base


Reutilizando um Questionário Existente

Depois, clique em "Copiar", como indicado no balão de destaque. O questionário base a ser utilizado é "{AAAA.MM} Eleição {Nome_da_Eleicao}". Após selecionar o questionário, defina um título para o novo questionário (que representará a eleição) e clique em "Salvar".

Figura 4: Clonando um questionário base


Configurando os dados Gerais da Eleição

Após acessar o questionário criado, vamos iniciar a configuração dos dados gerais da eleição.

1- Clique em "Configurações Gerais", localizado no canto inferior esquerdo.
2- Em Administrador, adicione o Administrador da eleição e o e-mail correspondente.
3- Lembre-se de que o e-mail de retorno também deve ser o do administrador.
4- Por fim, clique em "Salvar".

Figura 5: Configurações Gerais


IMPORTANTE

A eleição é realizada separadamente para cada grupo.

  • Por exemplo, se houver uma eleição para a escolha de docente e aluno, cada grupo deve ter seu próprio questionário.
  • Não é possível realizar ambas as votações no mesmo questionário.

Escolhendo o grupo da Eleição

No canto superior esquerdo, clique em "Listar Grupos de Perguntas". Agora, selecione o grupo que será utilizado nesta eleição.

Temos três grupos de candidatos:

  • Candidatos Docentes
  • Candidatos TAEs
  • Candidatos Discentes
Dentro dos grupos pode haver subdivisões, como no caso dos docentes:
  • Docentes da Área Básica
  • Docentes da Área Profissionalizante
  • Docentes para Coordenação
  • Docentes Gerais

Exemplo: Se quisermos eleger docentes da Área Básica e da Área Profissionalizante, a eleição será realizada exclusivamente para o grupo Docentes, incluindo essas duas opções de voto. Nesse caso, os outros grupos (TAEs e Discentes) devem ser excluídos.
Dessa forma, cada grupo terá sua própria eleição, e dentro de cada eleição, poderão existir diferentes opções de escolha conforme necessário.

Figura 6: Escolhendo o grupo da eleição.


Adicionando os candidatos

No canto superior esquerdo, clique em "Listar Perguntas". Depois, localize a pergunta para a qual deseja adicionar candidatos e clique no ícone em destaque ao lado da pergunta escolhida.

Figura 7: Escolhendo a pergunta para adicionar os candidadtos.


Adicionando os candidatos

Clique em "Editar opções de respostas", como mostra o balão em destaque, para editar as opções de voto.


Figura 8: Escolhendo a pergunta para adicionar os candidatos.

Adicionando os candidatos

Como mostrado na imagem, substitua as opções de resposta pela lista de candidatos. Não é necessário alterar as opções de voto nulo e branco.

Verifique se todos os candidatos foram adicionados corretamente. Se necessário, edite, inclua ou remova candidatos, como mostra o balão em destaque antes de salvar.

Caso queira uma prévia do questionário clique em Pré-visualização".
Figura 9: Edição, inclusão ou remoção de candidatos

IMPORTANTE!

A partir deste ponto, vamos explicar as opções que os votantes têm para responder à eleição. É possível criar tokens para distribuição manual (1), importar uma lista de votantes por meio de uma planilha (2), ou ainda adicionar os votantes individualmente e enviar os convites por e-mail (3).

1 - Gerando token

Os tokens, são mais utilizados para aquele tipo de eleição que não possui controle de e-mails. Como não é possível enviar os convites por e-mail, geramos os tokens e os distribuímos aos votantes.

Após adicionar os candidatos da eleição, no canto superior esquerdo, clique em "Participantes do questionário", depois em "Criar" e, por fim, em "Criar participantes fictícios".

Figura 10: Geração de tokens para responder a eleição

1.1 - Informações na criação do token

Algumas informações são importantes no momento de gerar os tokens. São elas:

  • Número de participantes: corresponde à quantidade total de pessoas que participarão do questionário.
  • Comprimento do código de acesso (Token): determina quantos caracteres cada token terá, influenciando a segurança do acesso.
  • Válido a partir de: data e hora em que os tokens passam a ser aceitos para participação.
  • Até: data e hora limite para uso dos tokens na resposta da eleição.

As outras informações não são necessárias preencher. Após o preenchimento clique em "Salvar".

Figura 11: Geração de tokens para responder a eleição

1.2 - Baixando o aquivo CSV contendo os tokens

Após inserir as informações para a geração dos tokens e clicar em "Salvar", deverá aparecer a mensagem "Foram adicionados novos participantes fictícios". Em seguida, clique em Exportar (figura 12) e depois em Baixar arquivo CSV (figura 13).

Após baixar o arquivo CSV, será necessário distribuir os tokens aos eleitores.

Figura 12: Exportando o arquivo CSV

Figura 13: Baixando o arquivo CSV.

2 - Adicionando os eleitores via arquivo CSV

A importação de participantes via importação de arquivo csv é utilizada para os eleitores cujos dados temos controle, como nome, sobrenome e e-mail.

Para adicionar eleitores via arquivo CSV, crie uma planilha no LibreOffice Calc contendo as colunas: firstname, lastname e email. Em seguida, insira os dados dos eleitores nas respectivas colunas.




Na página dos "Participantes do questionário", clique em "Criar" e, por fim, em "Arquivo CSV".

Figura 14: Adicionando os eleitores via planilha CSV.