LimeSurvey - Questionário para Criação de Eleições
Passo a passo para a criar uma Eleição Institucional
Acesse o link: https://questionarionline.ifs.ifsuldeminas.edu.br/admin e digite seu usuário de acesso.
O acesso do criador de eleições deve ser realizado no NTI.
Figura 1: Acesso ao LimeSurvey |
Reutilizando um Questionário Existente
Para criar um novo questionário, vamos clonar uma base, evitando a necessidade de configurá-lo do zero.
Figura 2: Questionários/Eleições já criados |
Criando um Novo Questionário a Partir de um Modelo
Clique em "Criar novo questionário".
Figura 3: Clonando um questionário base |
Reutilizando um Questionário Existente
Depois, clique em "Copiar", como indicado no balão de destaque. O questionário base a ser utilizado é "{AAAA.MM} Eleição {Nome_da_Eleicao}". Após selecionar o questionário, defina um título para o novo questionário (que representará a eleição) e clique em "Salvar".
Figura 4: Clonando um questionário base |
Configurando os dados Gerais da Eleição
Após acessar o questionário criado, vamos iniciar a configuração dos dados gerais da eleição.
1- Clique em "Configurações Gerais", localizado no canto inferior esquerdo.
2- Em Administrador, adicione o Administrador da eleição e o e-mail correspondente.
3- Lembre-se de que o e-mail de retorno também deve ser o do administrador.
4- Por fim, clique em "Salvar".
Figura 5: Configurações Gerais |
IMPORTANTE
A eleição é realizada separadamente para cada grupo.
- Por exemplo, se houver uma eleição para a escolha de docente e aluno, cada grupo deve ter seu próprio questionário.
- Não é possível realizar ambas as votações no mesmo questionário.
Escolhendo o grupo da Eleição
No canto superior esquerdo, clique em "Listar Grupos de Perguntas". Agora, selecione o grupo que será utilizado nesta eleição.
Temos três grupos de candidatos:
- Candidatos Docentes
- Candidatos TAEs
- Candidatos Discentes
- Docentes da Área Básica
- Docentes da Área Profissionalizante
- Docentes para Coordenação
- Docentes Gerais
Exemplo: Se quisermos eleger docentes da Área Básica e da Área Profissionalizante, a eleição será realizada exclusivamente para o grupo Docentes, incluindo essas duas opções de voto. Nesse caso, os outros grupos (TAEs e Discentes) devem ser excluídos.
Dessa forma, cada grupo terá sua própria eleição, e dentro de cada eleição, poderão existir diferentes opções de escolha conforme necessário.
Figura 6: Escolhendo o grupo da eleição. |
Adicionando os candidatos
No canto superior esquerdo, clique em "Listar Perguntas". Depois, localize a pergunta para a qual deseja adicionar candidatos e clique no ícone em destaque ao lado da pergunta escolhida.
Figura 7: Escolhendo a pergunta para adicionar os candidadtos. |
Adicionando os candidatos
Clique em "Editar opções de respostas", como mostra o balão em destaque, para editar as opções de voto.
Figura 8: Escolhendo a pergunta para adicionar os candidatos. |
Adicionando os candidatos
Como mostrado na imagem, substitua as opções de resposta pela lista de candidatos. Não é necessário alterar as opções de voto nulo e branco.
Verifique se todos os candidatos foram adicionados corretamente. Se necessário, edite, inclua ou remova candidatos, como mostra o balão em destaque antes de salvar.
Caso queira uma prévia do questionário clique em Pré-visualização".Figura 9: Edição, inclusão ou remoção de candidatos |
IMPORTANTE!
A partir deste ponto, vamos explicar as opções que os votantes têm para responder à eleição. É possível criar tokens para distribuição manual (1), importar uma lista de votantes por meio de uma planilha (2), ou ainda adicionar os votantes individualmente e enviar os convites por e-mail (3).
1 - Gerando token
Os tokens, são mais utilizados para aquele tipo de eleição que não possui controle de e-mails. Como não é possível enviar os convites por e-mail, geramos os tokens e os distribuímos aos votantes.
Após adicionar os candidatos da eleição, no canto superior esquerdo, clique em "Participantes do questionário", depois em "Criar" e, por fim, em "Criar participantes fictícios".
Figura 10: Geração de tokens para responder a eleição |
1.1 - Informações na criação do token
Algumas informações são importantes no momento de gerar os tokens. São elas:
- Número de participantes: corresponde à quantidade total de pessoas que participarão do questionário.
- Comprimento do código de acesso (Token): determina quantos caracteres cada token terá, influenciando a segurança do acesso.
- Válido a partir de: data e hora em que os tokens passam a ser aceitos para participação.
- Até: data e hora limite para uso dos tokens na resposta da eleição.
As outras informações não são necessárias preencher. Após o preenchimento clique em "Salvar".
Figura 11: Geração de tokens para responder a eleição |
1.2 - Baixando o aquivo CSV contendo os tokens
Após inserir as informações para a geração dos tokens e clicar em "Salvar", deverá aparecer a mensagem "Foram adicionados novos participantes fictícios". Em seguida, clique em Exportar (figura 12) e depois em Baixar arquivo CSV (figura 13).
Após baixar o arquivo CSV, será necessário distribuir os tokens aos eleitores.
Figura 12: Exportando o arquivo CSV |
Figura 13: Baixando o arquivo CSV. |
2 - Adicionando os eleitores via arquivo CSV
A importação de participantes via importação de arquivo csv é utilizada para os eleitores cujos dados temos controle, como nome, sobrenome e e-mail.
Para adicionar eleitores via arquivo CSV, crie uma planilha no LibreOffice Calc contendo as colunas: firstname, lastname e email. Em seguida, insira os dados dos eleitores nas respectivas colunas.
Na página dos "Participantes do questionário", clique em "Criar" e, por fim, em "Arquivo CSV".
Figura 14: Adicionando os eleitores via planilha CSV. |