LimeSurvey - Questionário para Criação de Eleições: mudanças entre as edições
Linha 242: | Linha 242: | ||
*<strong>Válido a partir de:</strong> data e hora em que os tokens passam a ser aceitos para participação. | *<strong>Válido a partir de:</strong> data e hora em que os tokens passam a ser aceitos para participação. | ||
*<strong>Até:</strong> data e hora limite para uso dos tokens na resposta da eleição. | *<strong>Até:</strong> data e hora limite para uso dos tokens na resposta da eleição. | ||
<p> As outras informações não são necessárias preencher </p> | <p> As outras informações não são necessárias preencher. Após o preenchimento clique em "<b>Salvar"</b>.</p> | ||
</div> | </div> | ||
Edição das 16h59min de 16 de abril de 2025
Passo a passo para a criar uma Eleição Institucional
Acesse o link: https://questionarionline.ifs.ifsuldeminas.edu.br/admin e digite seu usuário de acesso.
O acesso do criador de eleições deve ser realizado no NTI.
Figura 1: Acesso ao LimeSurvey |
Reutilizando um Questionário Existente
Para criar um novo questionário, vamos clonar uma base, evitando a necessidade de configurá-lo do zero.
Figura 2: Questionários/Eleições já criados |
Criando um Novo Questionário a Partir de um Modelo
Clique em "Criar novo questionário".
Figura 3: Clonando um questionário base |
Reutilizando um Questionário Existente
Depois, clique em "Copiar", como indicado no balão de destaque. O questionário base a ser utilizado é "{AAAA.MM} Eleição {Nome_da_Eleicao}". Após selecionar o questionário, defina um título para o novo questionário (que representará a eleição) e clique em "Salvar".
Figura 4: Clonando um questionário base |
Configurando os dados Gerais da Eleição
Após acessar o questionário criado, vamos iniciar a configuração dos dados gerais da eleição.
1- Clique em "Configurações Gerais", localizado no canto inferior esquerdo.
2- Em Administrador, adicione o Administrador da eleição e o e-mail correspondente.
3- Lembre-se de que o e-mail de retorno também deve ser o do administrador.
4- Por fim, clique em "Salvar".
Figura 5: Configurações Gerais |
IMPORTANTE
A eleição é realizada separadamente para cada grupo.
- Por exemplo, se houver uma eleição para a escolha de docente e aluno, cada grupo deve ter seu próprio questionário.
- Não é possível realizar ambas as votações no mesmo questionário.
Escolhendo o grupo da Eleição
No canto superior esquerdo, clique em "Listar Grupos de Perguntas". Agora, selecione o grupo que será utilizado nesta eleição.
Temos três grupos de candidatos:
- Candidatos Docentes
- Candidatos TAEs
- Candidatos Discentes
- Docentes da Área Básica
- Docentes da Área Profissionalizante
- Docentes para Coordenação
- Docentes Gerais
Exemplo: Se quisermos eleger docentes da Área Básica e da Área Profissionalizante, a eleição será realizada exclusivamente para o grupo Docentes, incluindo essas duas opções de voto. Nesse caso, os outros grupos (TAEs e Discentes) devem ser excluídos.
Dessa forma, cada grupo terá sua própria eleição, e dentro de cada eleição, poderão existir diferentes opções de escolha conforme necessário.
Figura 6: Escolhendo o grupo da eleição. |
Adicionando os candidatos
No canto superior esquerdo, clique em "Listar Perguntas". Depois, localize a pergunta para a qual deseja adicionar candidatos e clique no ícone em destaque ao lado da pergunta escolhida.
Figura 7: Escolhendo a pergunta para adicionar os candidadtos. |
Adicionando os candidatos
Clique em "Editar opções de respostas", como mostra o balão em destaque, para editar as opções de voto.
Figura 8: Escolhendo a pergunta para adicionar os candidatos. |
Adicionando os candidatos
Como mostrado na imagem, substitua as opções de resposta pela lista de candidatos. Não é necessário alterar as opções de voto nulo e branco.
Verifique se todos os candidatos foram adicionados corretamente. Se necessário, edite, inclua ou remova candidatos, como mostra o balão em destaque antes de salvar.
Caso queira uma prévia do questionário clique em Pré-visualização".Figura 9: Edição, inclusão ou remoção de candidatos |
Gerando token para envio da resposta da eleição
Para gerar tokens, clique em "Participantes do questionário", depois em "Criar" e, por fim, em "Criar participantes fictícios".
Ao realizar a criação dos tokens, o administrador da eleição poderá gerar vários deles de uma só vez. Após a geração, basta distribuí-los entre as pessoas que irão responder à eleição.
Figura 10: Geração de tokens para responder a eleição |
Gerando token para envio da resposta da eleição
Algumas informações são importantes no momento de gerar os tokens. São elas:
- Número de participantes: corresponde à quantidade total de pessoas que participarão do questionário.
- Comprimento do código de acesso (Token): determina quantos caracteres cada token terá, influenciando a segurança do acesso.
- Válido a partir de: data e hora em que os tokens passam a ser aceitos para participação.
- Até: data e hora limite para uso dos tokens na resposta da eleição.
As outras informações não são necessárias preencher. Após o preenchimento clique em "Salvar".
Figura 11: Geração de tokens para responder a eleição |