Manual da Migração do Giz para SUAP EDU

De NTI Ajuda - IFSULDEMINAS Campus Inconfidentes

• Antes de migrar um aluno seguindo este tutorial, é necessário que seu curso e sua matriz do Giz já estejam cadastrados no SUAP e que a matriz também já esteja vinculada ao curso. Para saber como realizar esses procedimentos clique aqui.

• Exporte os componentes do Giz para uma planilha com o formato XLS. Para isso, acesse o menu "Ensino > Procedimentos de Apoio > Giz - Exportar Componentes".

Na tela exibida acima, escolha o código do curso existente no GIZ (1) e posteriormente escolha a matriz (2) e clique em "Exportar em XLS" (3). Não existe filtro, por isso tome cuidado para não escolher uma matriz diferente do seu curso.

Arquivo XLS

• Na planilha exportada, ordene alfabeticamente as suas linhas. Após isso, copie as colunas disciplina, período e número de aula das planilhas do Drive e sobrescreva as existentes na planilha XLS.

Legenda das colunas criadas através da exportação dos componentes GIZ:
A=Período
B=Nome da Disciplina
C=Observação
D=Carga Horária - Relógio
E= Carga Horária - Aula
F=Qtd. de Créditos
G=Optativo(0/1)
H=Núcleo
I=Qtd. de Avaliações
J=Tipo do Componente Curricular
K=Avaliação por Conceito(0/1)
L=Carga Horária Prática - Relógio
M=Sigla do Componente no Q-Acadêmico

• Na matriz correta, importar os componentes da planilha XLS. Para isso, acesse "Ensino > Cursos, Matrizes e Componentes > Matrizes Curriculares > Matriz > Importar Componentes".

SUAP

• Importe um aluno individualmente: acesse o menu "Ensino > Procedimentos de Apoio > Importação GIZ > Importar Alunos".

Na tela acima, utilize o RA do aluno no Giz + identificação do curso. Ex: 10170001154IAGM. Após isso, conferir se ele é exibido na tela "Alunos", visto que se ele for exibido, a sua importação terá dado certo.

• Para integralizar o aluno no SUAP, isto é, trazer as suas informações acadêmicas, tais como notas, AACC's, estágios etc, acesse o curso do aluno e, na matriz específica dele, clique no botão "Migrar Alunos do Giz".

Na tela acima, escolha o ano e período letivo em que o aluno estará matriculado no SUAP e informe a matrícula dele. Ex: 1014000007IAGM. Clique em "Enviar".

• Para que o SUAP entenda que cada disciplina cursada pelo aluno no Giz é igual à cada respectiva disciplina da sua matriz cadastrada no SUAP, é necessário fazer a equivalência para cada uma delas. Ao integralizar um aluno, todas as disciplinas cursadas por ele no GIZ e que necessitam de equivalência no SUAP virão para a tela "Equivalências Giz".

• Para acessar essa tela, clique no menu "Ensino > Procedimentos de Apoio > Equivalência Giz". Filtre pela matriz do curso que está trabalhando (1) e posteriormente escolha a aba "Não-Vinculados" (2).

• Faça a equivalência de cada disciplina não-vinculada clicando na sua Sigla.

Na tela acima, pesquise pelo componente e clique em "Salvar" para fazer a equivalência.