Lançamento de Equivalência de Disciplinas

De NTI Ajuda - IFSULDEMINAS Campus Inconfidentes

ATENÇÃO: Este procedimento deve ser considerado sempre ao realizar a matrícula de alunos em uma disciplina que não pertence a mesma matriz.

Como descobrir se o aluno foi matriculado em uma disciplina que não pertence a mesma matriz?

Procedimento

Dentro da tela de matrícula do aluno na aba Curso, o campo "Ano da Matriz Curricular" corresponde à matriz do aluno.
Se o aluno estiver sendo matriculado em uma disciplina de uma matriz diferente, dentro da aba Disciplinas/turma o campo "Ano da grade" da disciplina será diferente do campo "Ano da Matriz Curricular" observada na aba Cursos.

Exemplo

• Aba Cursos:

• Aba Disciplinas/turma:

Na figura acima é ilustrado o caso de um aluno de G.LMA cujo "Ano da Matriz Curricular" é GLMA12.
Ele foi reprovado na disciplina "GLMA11 - Cálculo Diferencial e Integral I" e agora cursa a disciplina "GEAG02 - Cálculo I" no curso G.EAG como dependência.
Percebe-se que nesta disciplina o "Ano da grade" (GEAG15) é diferente do "Ano da Matriz Curricular" (GLMA12).
Neste caso é necessário realizar o Lançamento de Equivalência de disciplina. Para isso siga os passos descritos neste tutorial.

Lançamento de Equivalência de discplinas

Primeiro passo: Anotar os dados da disciplina

• Anote os seguintes dados da disciplina equivalente na qual o aluno está sendo matriculado:
"Código da disciplina", "Nome da disciplina" e o "Ano da grade" da disciplina.
  • Anote também os mesmos dados da disciplina que faz parte da matriz do aluno:
"Código da disciplina", "Nome da disciplina" e o "Ano da Matriz Curricular" do curso do aluno.

Segundo passo: Lançar Equivalência de discplinas

• Selecione o período letivo no qual o aluno está sendo matriculado na disciplina, 01 para o primeiro semestre e 02 para o segundo semestre do ano.
  • Selecione o módulo Registro Acadêmico (2º botão).
  • Acesse o menu Cadastros > Equivalência de Disciplinas.
  • Preencha os campos "Catálogo Base" e "Catálogo Equivalente" na tela de Equivalência de Disciplinas conforme a descrição a seguir:
Catálogo Base: é o"Ano da Matriz Curricular" do curso do aluno.
Catálogo Equivalente: é o "Ano da grade" da disciplina equivalente na qual o aluno está sendo matriculado.
  • Clique no botão "Selecionar".
  • Após isso, siga os passos descritos na imagem abaixo. Primeiro clique na aba "Catálogo Base" e arraste a Disciplina Base (aquela que faz parte da matriz dele) para a área especificada, em seguida clique na aba "Catálogo Equivalente" e arraste a Disciplina Equivalente (aquela que o aluno está sendo matriculado) em cima da Disciplina Base.

• Ao final, as disciplinas deverão aparecer da seguinte forma:

Encerramento

• Depois de ter seguido todos os passos anteriores corretamente, a equivalência terá sido lançada e será contabilizada no próximo Cálculo de Notas/Resultado.