Criar Documento Eletrônico - Aluno

De NTI Ajuda - IFSULDEMINAS Campus Inconfidentes

Considerações Iniciais

Esse tutorial orienta como criar documentos eletrônicos, assinatura do documento e como solicitar assinaturas para outras pessoas.

Acessando o SUAP EDU

Em seu navegador, abra o link a seguir: suap.ifsuldeminas.edu.br e prossiga com seu usuário e senha.

Acessando a Tela para criação do documento

No menu lateral esquerdo clique em Documentos/Processos >> Documentos Eletrônicos >> Documentos Pessoais.

Figura 1: Acessando a tela para criar documento

Criando um documento novo

Clique em "Adicionar Documento de Texto Pessoal".

Figura 2: Criando um documento novo

Informações Essenciais para a criação do Documento

Adicione as informações necessária para a criação do documento eletrônico.

E logo em seguida clique em Salvar.

Figura 3: Informações para a criação do Documento


Funcionalidades após a criação do Documento

Funções para a construção do documento:

1° Editar: irá aparecer duas opções:
        - Texto: a opção texto será utilizada para editar o corpo/conteúdo do documento;
        - Dados Básicos: a opção dados básicos será utilizada para editar os dados que já vem por padrão ao criar o documento;
2° Compartilhar Documento: é possível o compartilhamento do documento com outras pessoas;
3° Remover: é possível remover o documento se ele não estiver concluído e também se não possuir nenhuma assinatura;
4° Concluir: ao concluir o documento vocẽ poderá solicitar assinaturas de outras pessoas e também assinar o documento.

Figura 4: Informações após a criação do Documento

Após concluir o Documento

Após concluir o Documento as funções de "Assinar e Solicitar" aparecerão.

Opção "Assinar": será para você assinar o documento.

A opção de "Solicitar" é para solicitar assinatura de terceiros.

A opção "Ações" servirá para exportar o documento após a conclusão.

IMPORTANTE: ao houver alguma assinatura no Documento não é possível a exclusão.

Figura 5: Assinaturas