Diretor de Modalidade: Editorando uma Submissão de Trabalho - Jornada Científica (OCS)

De NTI Ajuda - IFSULDEMINAS Campus Inconfidentes
Revisão de 16h46min de 10 de junho de 2019 por Igor.moreira (discussão | contribs)
  • Abrirá a tela Avaliação com informações do trablho.

1 - Baixar o documento para avaliação 2 - Verificação do formato do documento.(Referenciar a página de diretrizes). 3. Verificação da retirada dos nomes autores

Caso o documento contenha os nomes dos autores ou esteja fora do padrão estabelecido, é necessário rejeitar o trabalho. A tarefa de rejeição deve seguir os passos apresentados na seção de rejeição.

Rejeitando uma submissão

Quando ocorre?

  • A rejeição de um trabalho por inclusão de nomes de autores ou por falta de padronização de documento deve ser feita seguindo:

1 - Registro da decisão: página de avaliação, na seção Decisão do Diretor, no campo Escolher Decisão, da: Selecione a opção Rejeitare clique no botão Registrar Decisão. 2 - Notificar autor: a notificação do autor é realizada clicando no ícone no campo Notificar autor. 3 - Redigir e-mail de notificação: essa terceira etapa será feita em uma página para redação do e-mail, que será aberta após o clique no ícone.

ATENÇÃO: Informar ao autor, através do e-mail, que ele poderá corrigir os problemas do documento e fazer uma nova submissão do trabalho enquanto estiver dentro do prazo de submissão.

4 - Arquivar submissão: logo abaixo do ícone usado para notificar o autor, aparecerá um link para “arquivar esta submissão”, clique sobre esse link.


Aceitando uma submissão: designando avaliador

1 - Baixar o documento para avaliação 2 - Verificação do formato do documento.(Referenciar a página de diretrizes). 3. Verificação da retirada dos nomes autores

Caso o documento contenha os nomes dos autores ou esteja fora do padrão estabelecido, é necessário rejeitar o trabalho. A tarefa de rejeição deve seguir os passos apresentados na seção de rejeição.


Ao verificar que o trabalho está apto para avaliação, o diretor de modalidade deve fazer a escolha do avaliador levando em consideração o perfil do trabalho e as áreas de atuação dos avaliadores cadastrados na plataforma. A realização dessa tarefa é divida nos seguintes passos:


1 - Escolher Avaliador: para escolher um avaliador basta clicar no link ESCOLHER AVALIADOR, na seção Avaliação:

--- 2 - Designar um Avaliador: após clicar no link ESCOLHER UM AVALIADOR, o sistema redirecionará o diretor de modalidade para uma página onde se pode selecionar um avaliador. Você observará que aparecerão avaliadores de todas as modalidades. Assim, (1) realize uma busca pela modalidade do trabalho; e (2) clique em DESIGNAR.


  • (Informação adicional): É possível verificar as especialidades dos avaliadores clicando sobre o nome dele(a). (Para essa ação sugere-se abrir em uma nova janela)

3 – Notificar o Avaliador: após a designação do avaliador, é preciso notificá-lo, clicando no ícone de e-mail que aparece logo abaixo da descrição “solicitação”. Essa notificação será feita por e-mail padrão, gerado pelo próprio sistema, basta clicar em “enviar”.

- Conferir se o formulário de avaliação foi definido e caso não tenha sido informado, por favor vincule-o.

4 - Disponibilizar o Avaliador: após enviar a mensagem ao avaliador solicitando a avaliação, é necessário clicar no link “Disponível para avaliação”, no campo “Diretor informa em nome do avaliador”. Assim, não será necessário esperar o aceite do avaliador. Observação: Essa ação foi definida pela comissão organizadora para dar agilidade ao processo.


5 - Aguardar Avaliação: é necessário que o avaliador finalize e envie a avaliação. O avaliador terá uma semana para finalizar a avaliação. Em casos de atrasos, pode-se enviar um lembrete de avaliação clicando no link ENVIAR LEMBRETE.