Avaliadores: Avaliando um Trabalho - Jornada Científica (OCS): mudanças entre as edições

De NTI Ajuda - IFSULDEMINAS Campus Inconfidentes
Sem resumo de edição
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== Descrição Geral ==
== Considerações Iniciais ==
<div style="border: 2px solid #d6d2c5; background-color: #f9f4e6; padding: 1em;  font-size: 16px; margin-bottom: 15px">
<div style="border: 2px solid #d6d2c5; background-color: #f9f4e6; padding: 1em;  font-size: 16px; margin-bottom: 15px">
<p>O <i>Open Conference Systems (OCS)</i> é um sistema livre que pode ser utilizado ou modificado sob os termos da GNU
Esta seção mostra um passo-a-passo, que tem o objetivo de guiar os  avaliadores no processo de analise do conteúdo do resumo submetido pelos autores.
GPL V2. Esse sistema tem sido utilizado para que autores submetam seus trabalhos, de maneira eletrônica, às
últimas edições da Jornada Científica do IFSULDEMINAS. De maneira geral, a plataforma OCS permite o registro
de usuários que podem possuir diferentes papéis. Esses papéis dependem do nível de acesso que cada um dos
usuários tem no sistema. Os principais papéis utilizados na Jornada são:</p><br>
 
<p><b>1) Ouvinte:</b> aquele que participará apenas como OUVINTE no dia do evento;</p>
<p><b>2) Autor:</b> aquele que enviará trabalhos como AUTOR;</p>
<p><b>3) Avaliador:</b> aquele que realiza a avaliação do trabalho;</p>
<p><b>4) Diretor de modalidade:</b> aquele que realiza funções editoriais como encaminhamento de trabalhos para avaliadores e análise geral do processo de avaliação.</p>
</div>
</div>


== Acessar a Conferência Atual ==
<div style="border: 2px solid #d6d2c5; background-color: #f9f4e6; padding: 1em;  font-size: 16px; margin-bottom: 15px">
<div style="border: 2px solid #d6d2c5; background-color: #f9f4e6; padding: 1em;  font-size: 16px; margin-bottom: 15px">
<p>A interação entre os usuários da plataforma OCS está demonstrada na <b>Figura 1</b>. Essa interação pode ser definida
Primeiro acesse a página da conferência utilizando o link informado abaixo e depois siga os demais passos indicados nesse tutorial para realizar sua submissão:
da seguinte forma:</p><br>
* <b>[https://jornada.ifsuldeminas.edu.br/index.php/jcinc1/jcinc1 jornada.ifsuldeminas.edu.br/index.php/jcinc1/jcinc1]</b>
</div>


<p>1. <b>Autor (B)</b>  prepara o documento que será enviado para avaliação por meio da plataforma: confere se o documento está de acordo com as "Normas para Publicação", retira o nome dos autores e exporta para o formato PDF.</p>
== Acessar a Página de Submissões da Conferência ==
<p>2. <b>Autor (B)</b> submete o artigo para a avaliação;</p>
<div style="border: 2px solid #d6d2c5; background-color: #f9f4e6; padding: 1em; font-size: 16px; margin-bottom: 15px">  
<p>3. <b>Diretor de modalidade (A)</b> recebe submissão e escolhe avaliador;</p>
Após acessar o link informado anteriormente, já na página da conferência clique no menu <b>"Acesso"</b>.
<p>4. <b>Diretor de modalidade (A)</b> designa avaliador;</p>
<p>5. <b>Avaliador (C)</b> finaliza a avaliação;</p>
<p>6. <b>Avaliador (C)</b> submete a avaliação para o diretor de modalidade;</p>
<p>7. <b>Diretor de modalidade (A)</b> registra decisão do avaliador;</p>
<p>8. <b>Diretor de modalidade (A)</b> notifica autor;</p>
<p>9. <b>Autor (B)</b> recebe as considerações, corrige o manuscrito conforme orientações do avaliador e insere os nomes dos autores no seu artigo;</p>
<p>10. <b>Autor (B)</b> finaliza o artigo, exportando-o para o <b>formato PDF;</b></p>
<p>11. <b>Autor (B)</b> envia versão final para o diretor de modalidade pela plataforma – usando a mesma submissão que enviou o resumo inicialmente;</p>
<p>12. <b>Diretor de modalidade (A)</b> checa se as correções e inserção dos nomes dos autores foram realizadas corretamente e conclui a avaliação – registrando a decisão de ACEITAR ou REJEITAR e informando o autor sobre essa decisão.</p>
</div>
</div>


<table border='0' style="width:100%;">
== Entrar no Sistema como Avaliador ==
<tr>
<div style="border: 2px solid #d6d2c5; background-color: #f9f4e6; padding: 1em;  font-size: 16px; margin-bottom: 15px">  
<td valign="top" align='center'>
<p>Será aberta a tela <b>"Acesso"</b> e nela, informe o <b>"CPF" (apenas números, sem pontos ou traços)</b> e a <b>"Senha"</b> cadastrados. Caso não consiga acessar, clique na opção <b>"Esqueceu a senha?"</b>.</p>
<b>Figura 1:</b> Interação entre os usuários da plataforma OCS.
</td>
</tr>
<tr>
<td valign="top" align='center'>
[[Arquivo:Descricao geral OCS.png]]
</td>
</tr>
</table>
 
== Considerações Iniciais ==
<div style="border: 2px solid #d6d2c5; background-color: #f9f4e6; padding: 1em;  font-size: 16px; margin-bottom: 15px">
Esta seção mostra um passo-a-passo, que tem o objetivo de guiar os  avaliadores no processo de analise do conteúdo do resumo submetido pelos autores.
</div>
</div>


== Aguardando Designação ==
== Acessando a Página de Avaliação ==
<div style="border: 2px solid #d6d2c5; background-color: #f9f4e6; padding: 1em;  font-size: 16px; margin-bottom: 15px">
<div style="border: 2px solid #d6d2c5; background-color: #f9f4e6; padding: 1em;  font-size: 16px; margin-bottom: 15px">  
Esta seção mostra um passo-a-passo, que tem o objetivo de guiar os  avaliadores no processo de analise do conteúdo do resumo submetido pelos autores.
<p>Após ter feito login, será exibido a página <b>"Submissões Ativas"</b> listando todos os trabalhos vinculados ao avaliador, para acessar algum, clique sobre o <b>"Título do Trabalho"</b>.</p>
</div>
</div>




 
== Avaliando um Trabalho ==
== Acessando página de avaliação ==
<div style="border: 2px solid #d6d2c5; background-color: #f9f4e6; padding: 1em;  font-size: 16px; margin-bottom: 15px">
* Para acessar o sistema como avaliador utilize o login (CPF) e senha cadastrados e caso não consiga acessar, utilize o link de redefinição de senha.
<p><b>Observação:</b> Por padrão, toda solicitação de avaliação já considera que o avaliador está disponível para a avaliação. Por esse motivo, o campo 1 das <b>DIRETRIZES PARA AVALIAÇÃO</b>
* Observe que, por padrão, toda solicitação de avaliação já considera que o avaliador está
estará sempre com a resposta Aceito. Isso foi definido pela comissão organizadora do evento para o maior dinamismo das avaliações.</p>
disponível para a avaliação. Por esse motivo, o campo 1 das DIRETRIZES PARA AVALIAÇÃO
<p>Para avaliar o trabalho deve-se seguir os seguintes passos: </p>
estará sempre com a resposta Aceito. Isso foi definido pela comissão organizadora do evento
<p><b>1) Download do documento para avaliação:</b> Salvar o arquivo para avaliação, o qual consta no campo Manuscrito da submissão.</p>
para o maior dinamismo das avaliações.
<p><b>2) Preencher formulário de Avaliação::</b> Preencher o formulário de avaliação clicando sobre o ícone mostrado em 2. Esse formulário de avaliação apresenta várias questões que devem ser
 
selecionadas pelo avaliador. Questões marcadas Com restrições devem ser justificadas no campo “Espaço para comentários acerca do trabalho” do formulário. Essas justificativas deverão conter o número do item ao qual elas se referem.</p>
== 2 Avaliando um Artigo ==
<p><b>3) Escolher recomendação:</b> Escolher uma das opções: Aceitar submissão, Alterações Necessários ou Rejeitar, conforme já assinalado no Formulário de avaliação.</p>
* 1. Download do documento para avaliação: salvar o arquivo para avaliação, o qual consta no
<p><b>4) Enviar avaliação:</b> clique no campo <b>“Enviar avaliação ao diretor de modalidade”</b>, para que o diretor seja informado que você finalizou a avaliação.</p>
campo Manuscrito da submissão, clicando sobre o link indicado em 1.
</div>
 
* 2. Preencher formulário de Avaliação: preencher o formulário de avaliação clicando sobre o
ícone mostrado em 2. O formulário de avaliação apresenta várias questões que devem ser
selecionadas pelo avaliador. Questões marcadas Com restrições devem ser justificadas no
campo “Espaço para comentários acerca do trabalho” do formulário. Essas justificativas
deverão conter o número do item ao qual elas se referem.
 
3. Escolher recomendação: escolher uma das opções: Aceitar submissão, Alterações
Necessários ou Rejeitar, conforme já assinalado no Formulário de avaliação.
 
 
4. Enviar avaliação: clique no campo “Enviar avaliação ao diretor de modalidade” (4),
para que o diretor seja informado que você finalizou a avaliação.

Edição das 20h07min de 10 de junho de 2019

Considerações Iniciais

Esta seção mostra um passo-a-passo, que tem o objetivo de guiar os avaliadores no processo de analise do conteúdo do resumo submetido pelos autores.

Acessar a Conferência Atual

Primeiro acesse a página da conferência utilizando o link informado abaixo e depois siga os demais passos indicados nesse tutorial para realizar sua submissão:

Acessar a Página de Submissões da Conferência

Após acessar o link informado anteriormente, já na página da conferência clique no menu "Acesso".

Entrar no Sistema como Avaliador

Será aberta a tela "Acesso" e nela, informe o "CPF" (apenas números, sem pontos ou traços) e a "Senha" cadastrados. Caso não consiga acessar, clique na opção "Esqueceu a senha?".

Acessando a Página de Avaliação

Após ter feito login, será exibido a página "Submissões Ativas" listando todos os trabalhos vinculados ao avaliador, para acessar algum, clique sobre o "Título do Trabalho".


Avaliando um Trabalho

Observação: Por padrão, toda solicitação de avaliação já considera que o avaliador está disponível para a avaliação. Por esse motivo, o campo 1 das DIRETRIZES PARA AVALIAÇÃO estará sempre com a resposta Aceito. Isso foi definido pela comissão organizadora do evento para o maior dinamismo das avaliações.

Para avaliar o trabalho deve-se seguir os seguintes passos:

1) Download do documento para avaliação: Salvar o arquivo para avaliação, o qual consta no campo Manuscrito da submissão.

2) Preencher formulário de Avaliação:: Preencher o formulário de avaliação clicando sobre o ícone mostrado em 2. Esse formulário de avaliação apresenta várias questões que devem ser selecionadas pelo avaliador. Questões marcadas Com restrições devem ser justificadas no campo “Espaço para comentários acerca do trabalho” do formulário. Essas justificativas deverão conter o número do item ao qual elas se referem.

3) Escolher recomendação: Escolher uma das opções: Aceitar submissão, Alterações Necessários ou Rejeitar, conforme já assinalado no Formulário de avaliação.

4) Enviar avaliação: clique no campo “Enviar avaliação ao diretor de modalidade”, para que o diretor seja informado que você finalizou a avaliação.