Autores: Submetendo um Trabalho - Jornada Científica (OCS)

De NTI Ajuda - IFSULDEMINAS Campus Inconfidentes
Revisão de 14h25min de 7 de junho de 2019 por Igor.moreira (discussão | contribs)

Descrição Geral

O Open Conference Systems (OCS) é um sistema livre que pode ser utilizado ou modificado sob os termos da GNU GPL V2. Esse sistema tem sido utilizado para que autores submetam seus trabalhos, de maneira eletrônica, às últimas edições da Jornada Científica do IFSULDEMINAS. De maneira geral, a plataforma OCS permite o registro de usuários que podem possuir diferentes papéis. Esses papéis dependem do nível de acesso que cada um dos usuários tem no sistema. Os principais papéis utilizados na Jornada são:


1) Ouvinte: aquele que participará apenas como OUVINTE no dia do evento;

2) Autor: aquele que enviará trabalhos como AUTOR;

3) Avaliador: aquele que realiza a avaliação do trabalho;

4) Diretor de modalidade: aquele que realiza funções editoriais como encaminhamento de trabalhos para avaliadores e análise geral do processo de avaliação.

A interação entre os usuários da plataforma OCS está demonstrada na Figura 1.1. Essa interação pode ser definida da seguinte forma:


1. Autor (B) prepara o documento que será enviado para avaliação por meio da plataforma: confere se o documento está de acordo com as "Normas para Publicação", retira o nome dos autores e exporta para o formato PDF.

2. Autor (B) submete o artigo para a avaliação;

3. Diretor de modalidade (A) recebe submissão e escolhe avaliador;

4. Diretor de modalidade (A) designa avaliador;

5. Avaliador (C) finaliza a avaliação;

6. Avaliador (C) submete a avaliação para o diretor de modalidade;

7. Diretor de modalidade (A) registra decisão do avaliador;

8. Diretor de modalidade (A) notifica autor;

9. Autor (B) recebe as considerações, corrige o manuscrito conforme orientações do avaliador e insere os nomes dos autores no seu artigo;

10. Autor (B) finaliza o artigo, exportando-o para o formato PDF;

11. Autor (B) envia versão final para o diretor de modalidade pela plataforma – usando a mesma submissão que enviou o resumo inicialmente;

12. Diretor de modalidade (A) checa se as correções e inserção dos nomes dos autores foram realizadas corretamente e conclui a avaliação – registrando a decisão de ACEITAR ou REJEITAR e informando o autor sobre essa decisão.

Considerações Iniciais

Esta seção mostra um passo-a-passo, que tem o objetivo de guiar os autores no processo de submissão de trabalhos.

Conferir as Diretrizes para a Elaboração e Formatação do Documento

Antes de iniciar o processo de submissão é necessário que o(s) autor(es) acesse(m) a página que define as diretrizes para a elaboração e formatação do documento a ser enviado. O acesso é feito através da página do evento, acessando a aba (1) Sobre, (2) Diretrizes para Autores e (3) Normas para publicação. Clique aqui para acessar.

Após verificar as diretrizes e adequar seu trabalho a elas, siga os passos abaixo para realizar sua submissão:

Iniciando o Processo de Submissão do Trabalho

Primeiro acesse a página da conferência utilizando o link informado abaixo e depois siga os demais passos indicados nesse tutorial para realizar sua submissão:

Iniciando o Processo de Submissão do Trabalho

Após acessar o link informado anteriormente, já na página da conferência clique no menu "Sobre" e depois clique na opção "Submissões Online".

Iniciando o Processo de Submissão do Trabalho

Será aberta a página "Submissões Online". Escolha uma das opções abaixo para prosseguir:

Será aberta a página "Submissões Online" e nela já possui cadastro, clique em acesso, se não, clique em cadastro na plataforma.

Iniciando o Processo de Submissão do Trabalho

Será aberta a página "Submissões Online" e nela já possui cadastro, clique em acesso, se não, clique em cadastro na plataforma.