Assinar Documento Eletrônico - SUAP EDU: mudanças entre as edições

De NTI Ajuda - IFSULDEMINAS Campus Inconfidentes
Sem resumo de edição
Linha 6: Linha 6:
== Acessando o SUAP ==
== Acessando o SUAP ==
<div style="border: 2px solid #d6d2c5; background-color: #f9f4e6; padding: 1em;  font-size: 16px;">
<div style="border: 2px solid #d6d2c5; background-color: #f9f4e6; padding: 1em;  font-size: 16px;">
<p>Para realizar a <b>criação da primeira senha de acesso</b>, abra o link a seguir: <b>[https://suap.ifsuldeminas.edu.br suap.ifsuldeminas.edu.br]</b>, depois basta clicar no link <b>"Primeiro Acesso"</b> na página inicial do SUAP, como demonstrado na <b>Figura 1</b>.</p>  
<p>Para acessar o <b>SUAP</b>, abra o link a seguir: <b>[https://suap.ifsuldeminas.edu.br suap.ifsuldeminas.edu.br]</b>, depois digite seu usuário e sua senha.</p>  
</div>
</div>



Edição das 16h52min de 28 de março de 2023

Considerações Iniciais

Esse tutorial orienta a como assinar um documento eletrônico via SUAP EDU.

Acessando o SUAP

Para acessar o SUAP, abra o link a seguir: suap.ifsuldeminas.edu.br, depois digite seu usuário e sua senha.


Figura 1: Acesso ao SUAP.

Acessando as notificações do SUAP

Após logar no SUAP com sua matrícula/ra e com a senha cadastrada, clique no ícone em destaque:

Figura 2: Acessando as notificações

Acessando as notificações do SUAP

Após acessar as notificações do SUAP, ache nas notificações a mensagem "Documento Eletrônico: Solicitação de Assinatura" e clique em cima da mensagem, como mostra o destaque (1);

Em seguida será necessário clicar no link como mostra o balão de destaque (2);


IMPORTANTE: caso não encontre a notificação no quadro de "Notificações Não lidas" será necessário clicar no botão de destaque(3). Após clicar no botão é só procurar a mensagem como no item de destaque (1).

Figura 3: Acessando o documento

Assinando o Documento

Ao abrir o documento eletrônico, basta clicar no botão de destaque da "Figura 4" e selecionar a opção de "Assinar -> com Senha".

Figura 4: Acessando o documento

Assinando o Documento

Para finalizar a assinatura é necessário seguir os dois passos mostrados na figura 5:

1° passo: clicar no botão "Definir Identificador";

2° passo: digitar a "senha do SUAP" e depois clicar em "Assinar Documento".

Figura 5: Finalizando a assinatura do documento