Gerar Turmas - SUAP EDU

De NTI Ajuda - IFSULDEMINAS Campus Inconfidentes

Considerações Iniciais

Este tutorial orienta como criar turmas para um curso em um determinado período.


Atenção: Ao criar uma turma com seus respectivos diários, é necessário verificar se a turma realmente será ofertada na Instituição no semestre em questão, para se evitar a criação de turmas vazias no sistema.

Além disso, para não acontecer de haver duplicação de turmas e diários de mesma matriz e períodos iguais sem a devida necessidade, deve-se analisar se as turmas e diários solicitados para criação já existem no semestre. Caso seja verificado que existam, é possível aproveitá-las, sem que tenha sido necessária a sua criação novamente.

Acessar tela "Turmas"

Para acessar a tela "Turmas", siga as instruções abaixo e observe a Figura 1:

1. Clique no menu "Ensino";

2. Selecione o item "Turmas e Diários";

3. Selecione o item "Turmas";

Figura 1: Acessar tela "Turmas".

Acessar tela "Gerar Turmas"

Será aberta a tela "Turmas" e nela, clique no botão "Gerar Turmas" como ilustrado na Figura 2.

Figura 2: Acessar Edital de onde os alunos serão importados.

Preencher as informações da turma

Parte 1 de 4: Dados do Curso

Será aberta a tela "Gerar Turmas" na "Parte 1 de 4" e nela, siga as instruções abaixo e observe a Figura 3:


1. Escolha o "Ano Letivo";

2. No campo "Período Letivo", informe qual é o "Semestre": 1 para 1º Semestre e 2 para 2º Semestre;

3. Escolha o "Tipo dos Componentes" como "Obrigatórios" ou "Optativos";

4. No campo "Matriz/Curso", informe o nome da matriz de acordo com a nomenclatura definida no "Cadastro de Matriz". Ex.: "IFS_P_GEAM_AA_20191";

5. Clique no botão "Continuar";

Figura 3: "Parte 1 de 4" do preenchimento das informações da turma.

Parte 2 de 4: Informações da Turma

Na "Parte 2 de 4", serão listados os "Períodos/Módulos" de acordo com a matriz do curso que foi escolhida como ilustrado na Figura 4.


Nessa tela é possível criar turmas de 2 formas, escolha uma delas a seguir para continuar:


- Criar uma turma apenas (Utilizado no caso de criar uma turma regular de algum "Período/Módulo" ou uma turma de DP por exemplo).

- Criar duas turmas ou mais ao mesmo tempo (Utilizado no caso dos cursos "Técnicos" onde é necessário criar duas turmas de "1º ano", como "1ºE1" e "1ºE2").

Figura 4: "Parte 2 de 4" do preenchimento das informações da turma.

Criar uma turma apenas

Para criar apenas uma turma, deve-se:


1. Escolha a seção adequada, como "1º Período"por exemplo;

2. No campo "Nº de Turmas", selecione "1" para criar "1" (uma)" turma.

3. Selecione o "Turno" da turma;

4. Selecione o "Nº de Vagas" da turma;

5. Clique no botão "Continuar";


Criar duas turmas ou mais ao mesmo tempo

Para criar duas ou mais turmas ao mesmo tempo, deve-se:


1. Escolha a seção adequada, como "1º Período" por exemplo;

2. No campo "Nº de Turmas", selecione "2" para criar "2 (duas)" turmas.

3. Selecione o "Turno" da turma;

4. Selecione o "Nº de Vagas" da turma;

5. Clique no botão "Continuar";


Parte 3 de 4: Dados adicionais da turma

Na "Parte 3 de 4", siga as instruções abaixo e observe a Figura 5:


1. Selecione o "Horário do Campus";

2. Selecione o "Calendário Acadêmico";

3. No campo "Seleção de Componentes", marque as disciplinas que farão parte da turma;

4. Clique no botão "Continuar";


Atenção: Se for cadastrar uma turma de Dependência (DP), escolha apenas o(s) diário(s) específico(s) que será(ão) inserido(s) nesta turma.

Figura 5: "Parte 3 de 4" do preenchimento das informações da turma.

Parte 4 de 4: Confirmação

Na "Parte 4 de 4", serão exibidos as turmas e disciplinas que serão criados conforme ilustrado na Figura 6.

Caso esteja tudo certo, marque a opção "Confirmação" e clique no botão "Finalizar".

Figura 6: "Parte 3 de 4" do preenchimento das informações da turma.

Caso tenha alguma dúvida sobre como o código da turma é gerado, observe a Tabela 1. Devido esse código da turma ser gerado automaticamente, pode ser que ainda exista dificuldade em diferenciar as turmas, por isso é recomendado entrar em contato com a Secretaria para pedir auxílio nessa identificação.


Tabela 1: Explicação sobre como uma turma é gerada, como a "20191.1.8.1I" por exemplo.

Ano: Semestre: Série (1= 1º, 2= 2º e 3= 3ª) Código do Curso no SUAP Identificação da Turma Turno (I= Integral, N= Noturno, E= EAD)
2019 1 1 8 1 I


Definição da "Sigla da Turma"

Após a geração da turma, é possível definir uma "Sigla da Turma", isso é importante para auxiliar a secretária e os professores a identificarem as turmas com mais facilidade.


Sendo assim, para a criação da "Sigla da Turma" o NTI recomenda seguir a padronização apresentada abaixo. Essa padronização é importante para auxiliar a secretária e os professores a identificarem as turmas com mais facilidade. Desse modo, a "A Sigla da Turma" é formado pelas seguintes partes:


1) Identificador do curso: Previamente definido e anotado no cadastro de curso. Clique aqui para relembrar.

Ex.: "IFS_P_IINF"


2) Identificador do módulo da turma: Responsável por identificar qual o módulo da turma.

Ex.: 1


3) Identificação extra da turma (opcional): Utilizado para distinguir duas turmas do mesmo módulo ou indicar que um determinada turma é de "DP".

Ex.: E1


No caso do "Técnico", tendo como base a turma de "1º ano" do curso de “Técnico em Informática” do "Campus Inconfidentes", internamente conhecida como "E1", a "Sigla da Turma" ficaria da seguinte forma: “IFS_P_IINF_1_E1”.


No caso da "Graduação", tomando como base a turma de "1º Período" do curso de “Engenharia Ambiental" do "Campus Inconfidentes", a "Sigla da Turma" ficaria da seguinte forma: “IFS_P_GEAM_1”. Se fosse uma turma de "DP" por exemplo, ficaria da seguinte forma: “IFS_P_GEAM_1_DP”.



Selecionar a Turma

Na tela "Turmas", encontre as turma que foi gerada anteriormente aplicando os filtros adequadamente e em seguida clique no ícone "Alterar" como ilustrado na Figura 7.

Figura 7: "Parte 3 de 4" do preenchimento das informações da turma.

Preencher a "Sigla da Turma"

Será aberta a tela "Editar Turma" e nela, preencha a "Silga da Turma" e clique no botão "Salvar" como ilustrado na Figura 8.

Figura 8: "Parte 3 de 4" do preenchimento das informações da turma.