Avaliadores: Avaliando um Trabalho - Jornada Científica (OCS)
Considerações Iniciais
O avaliador é um especialista na área correspondente à modalidade em que o trabalho foi submetido, ele é responsável por analisar o conteúdo do resumo enviado e opinar se está adequado ou não para apresentação durante o evento e posterior publicação nos Anais da Jornada.
Quando um trabalho é designado para o avaliador, o Diretor de Modalidade envia, por meio da plataforma eletrônica, um e-mail solicitando a avaliação daquele trabalho.
Para realizar a avaliação dos resumos submetidos pelos autores, o avaliador deve seguir os passos indicados a seguir nesse tutorial.
Acessar a Conferência Atual
Primeiro, acesse a página da conferência utilizando o link informado abaixo e depois siga os demais passos indicados nesse tutorial para realizar sua submissão:
Acessar a Página de Submissões da Conferência
Após acessar o link informado anteriormente, já na página da conferência clique no menu "Acesso" ou acesse diretamente através do link informado a seguir:
Entrar no Sistema como Avaliador
Será aberta a tela "Acesso" como ilustrado na "Figura 1". Nessa tela, informe o "CPF" (apenas números, sem pontos ou traços) e a "Senha" cadastrados.
Figura 1: Tela "Acesso". |
E após ter realizado o seu login, clique aqui para prosseguir com o tutorial.
Redefinir Senha
Caso não consiga acessar a plataforma é possível redefinir sua senha utilizando o tutorial "Redefinir Senha", clique aqui para acessá-lo.
Acessando a Página de Avaliação
Após ter feito login, será exibido a página "Submissões Ativas" listando todos os trabalhos vinculados ao avaliador, para acessar algum, clique sobre o "Título do Trabalho" como ilustrado na "Figura 7".
Figura 7: Tela "Nova Senha". |
Em seguida será aberta a tela "Avaliação". Essa tela é dividida em quatro partes como ilustrado nas "Figuras 8, 9, 10 e 11".
Figura 8: Tela "Avaliação" - "Submissão Aguardando Avaliação". |
Figura 9: Tela "Avaliação" - "Agenda da Submissão". |
Figura 10: Tela "Avaliação" - "Diretrizes para a Avaliação". |
Figura 11: Tela "Avaliação" - "Diretrizes para Avaliadores". |
Avaliando um Trabalho
Observação:
Por padrão, toda solicitação de avaliação já considera que o avaliador está disponível para a avaliação. Por esse motivo, no item 1 das "DIRETRIZES PARA AVALIAÇÃO" estará sempre com a resposta Aceito. Isso foi definido pela comissão organizadora do evento para o maior dinamismo das avaliações.
Para avaliar o trabalho deve-se seguir os seguintes passos:
1) Download do documento para avaliação: Salvar o arquivo para avaliação, o qual consta no campo "Manuscrito da submissão" como ilustrado no "Item 1" da "Figura 12".
2) Preencher formulário de Avaliação: Clicar no ícone de "Balão de Mensagem" para acessar o "Formulário de Avaliação" como ilustrado no "Item 2" da "Figura 12".
Após clicar no ícone indicado, será aberto o "Formulário de Avaliação" como ilustrado na "Figura 12".
Figura 12: "Download do documento para avaliação" e "Preencher formulário de Avaliação". |
Após clicar no ícone indicado, será aberto o "Formulário de Avaliação" como ilustrado na "Figura 13".
Importante:
Questões marcadas "Com restrições" devem ser justificadas no campo “Espaço para comentários acerca do trabalho” do formulário. Essas justificativas deverão conter o número do item ao qual elas se referem.
Figura 13: Formulário de Avaliação. |
3) Escolher recomendação: No campo "Recomendação" Escolher uma das opções: "Aceitar submissão", "Alterações Necessários" ou "Rejeitar", conforme já assinalado no "Formulário de Avaliação". Esse procedimento está ilustrado no "Item 3" da "Figura 14".
4) Enviar avaliação: Clicar no botão “Enviar avaliação ao diretor de modalidade” para que o diretor seja informado que você finalizou a avaliação do trabalho como ilustrado no "Item 4" da "Figura 14".
Figura 14: "Escolher recomendação" e "Enviar avaliação ao diretor de modalidade". |