Avaliadores: Avaliando um Trabalho - Jornada Científica (OCS)
Considerações Iniciais
O avaliador é um especialista na área correspondente à modalidade em que o trabalho foi submetido, ele é responsável por analisar o conteúdo do resumo enviado e opinar se está adequado ou não para apresentação durante o evento e posterior publicação nos Anais da Jornada.
Quando um trabalho é designado para o avaliador, o Diretor de Modalidade envia, por meio da plataforma eletrônica, um e-mail solicitando a avaliação daquele trabalho.
Para realizar a avaliação dos resumos submetidos pelos autores, o avaliador deve seguir os passos indicados a seguir nesse tutorial.
Acessar a Conferência Atual
Primeiro acesse a página da conferência utilizando o link informado abaixo e depois siga os demais passos indicados nesse tutorial para realizar sua submissão:
Acessar a Página de Submissões da Conferência
Após acessar o link informado anteriormente, já na página da conferência clique no menu "Acesso" ou acesse diretamente através do link informado a seguir:
Entrar no Sistema como Avaliador
Será aberta a tela "Acesso" como ilustrado na "Figura 1". Nessa tela, informe o "CPF" (apenas números, sem pontos ou traços) e a "Senha" cadastrados.
Figura 1: Tela "Acesso". |
Redefinir Senha
Caso não consiga acessar, clique na opção "Esqueceu a senha?" ou acesse diretamente através do link informado a seguir:
A tela "Nova Senha" será aberta como ilustrado na "Figura 2". Nessa tela informe o "E-mail" que foi cadastrado e clique no botão "Nova Senha".
Figura 2: Tela "Nova Senha". |
Após ter informado o "E-mail" e clicado no botão "Nova Senha", será enviado uma mensagem para sua "Caixa de Entrada do E-mail" com um link para solicitar uma "Nova Senha" como ilustrado na "Figura 3".
Figura 3: E-mail solicitando alteração de senha. |
Depois de ter clicado no link que foi recebido por e-mail, será exibida uma mensagem indicando que uma "Nova Senha" foi enviada para o e-mail como ilustrado na "Figura 4".
Figura 4: Mensagem indicando que uma "Nova Senha" foi criada. |
Em seguida acesse a "Caixa de Entrada do seu E-mail" e observe que foi enviado um novo e-mail indicando sua "Senha" de acesso como ilustrado na "Figura 5".
Com essa "Senha" realize login na página da conferência clicando no menu "Acesso" ou acesse diretamente através do link informado a seguir:
Figura 5: Observar nova "Senha". |
E após ter feito login com a "Senha" que foi enviada por e-mail, o sistema irá solicitar a criação de um senha de acesso à escolha do usuário como ilustrado na "Figura 3".
Figura x: |
Acessando a Página de Avaliação
Após ter feito login, será exibido a página "Submissões Ativas" listando todos os trabalhos vinculados ao avaliador, para acessar algum, clique sobre o "Título do Trabalho" como ilustrado na "Figura 3".
Figura 3: Tela "Nova Senha". |
Em seguida será aberta a tela "Avaliação". Essa tela é dividida em quatro partes como ilustrado nas "Figuras 4, 5, 6 e 7".
Figura 4: Tela "Avaliação" - "Submissão Aguardando Avaliação". |
Figura 5: Tela "Avaliação" - "Agenda da Submissão". |
Figura 6: Tela "Avaliação" - "Diretrizes para a Avaliação". |
Figura 7: Tela "Avaliação" - "Diretrizes para Avaliadores". |
Avaliando um Trabalho
Observação:
Por padrão, toda solicitação de avaliação já considera que o avaliador está disponível para a avaliação. Por esse motivo, no item 1 das "DIRETRIZES PARA AVALIAÇÃO" estará sempre com a resposta Aceito. Isso foi definido pela comissão organizadora do evento para o maior dinamismo das avaliações.
Para avaliar o trabalho deve-se seguir os seguintes passos:
1) Download do documento para avaliação: Salvar o arquivo para avaliação, o qual consta no campo "Manuscrito da submissão" como ilustrado no "Item 1" da "Figura 8".
2) Preencher formulário de Avaliação: Clicar no ícone de "Balão de Mensagem" para acessar o "Formulário de Avaliação" como ilustrado no "Item 2" da "Figura 8".
Após clicar no ícone indicado, será aberto o "Formulário de Avaliação" como ilustrado na "Figura X".
Figura 8: "Download do documento para avaliação" e "Preencher formulário de Avaliação". |
Após clicar no ícone indicado, será aberto o "Formulário de Avaliação" como ilustrado na "Figura 9".
Importante:
Questões marcadas "Com restrições" devem ser justificadas no campo “Espaço para comentários acerca do trabalho” do formulário. Essas justificativas deverão conter o número do item ao qual elas se referem.
Figura 9: Formulário de Avaliação. |
3) Escolher recomendação: No campo "Recomendação" Escolher uma das opções: "Aceitar submissão", "Alterações Necessários" ou "Rejeitar", conforme já assinalado no "Formulário de Avaliação". Esse procedimento está ilustrado no "Item 3" da "Figura 10".
4) Enviar avaliação: Clicar no botão “Enviar avaliação ao diretor de modalidade” para que o diretor seja informado que você finalizou a avaliação do trabalho como ilustrado no "Item 4" da "Figura 10".
Figura 10: "Escolher recomendação" e "Enviar avaliação ao diretor de modalidade". |