Fazer Login - SUAP EDU
Considerações Iniciais
Esse tutorial orienta como fazer login no SUAP EDU e como alterar a senha de acesso em caso de esquecimento.
Atenção: Somente será possível fazer login no sistema após a secretaria cadastrar o aluno no SUAP EDU (Sistema Acadêmico) e gerar a "Matrícula (RA)".
Acessando o SUAP EDU
Em seu navegador, abra o link a seguir: suap.ifsuldeminas.edu.br
Como fazer login?
Para fazer login, siga as instruções abaixo e observe a Figura 1.
1. Preencha o "Usuário" com a sua "Matrícula (RA)" no SUAP EDU - Caso não saiba qual é a sua "Matrícula (RA)" no SUAP EDU, consulte a secretaria.
2. Preencha a "Senha" ou solicite a recuperação de senha. Caso não saiba como, acesse aqui;
3. Clique no botão "Acessar".
Figura 1: Como fazer login? |
Após fazer o login algumas ações poderão ser efetuadas, tais como:
Esqueci minha senha e agora?
Em caso de esquecimento de senha, basta clicar no link "Esqueceu sua senha?" na "Página Inicial" do SUAP EDU como demonstrado na Figura 2.
Figura 2: Esqueci minha senha. |
Será aberta a tela "Recuperar senha de acesso" e nessa tela, siga as orientações ilustradas na Figura 3 para solicitar a recuperação de senha.
Figura 3: Tela "Recuperar senha de acesso". |
Em seguida será exibida uma mensagem informando que um e-mail de recuperação de senha foi enviado como ilustrado na Figura 4, verifique sua conta de e-mail e abra o link de recuperação de senha que foi enviado.
- Caso o e-mail indicado na mensagem esteja errado, basta solicitar à Secretaria para realizar a alteração no caso de ser um aluno ou entrar em contato com o RH caso seja um professor.
- Caso receba a mensagem "Usuário não encontrado. Procure o setor de gestão de pessoas (servidores) ou a secretaria (alunos) para regularização", quer dizer que a secretaria ainda não matriculou o aluno no sistema e portanto ele ainda não pode acessá-lo.
Figura 4: Mensagem informando que um e-mail de recuperação de senha foi enviado. |
Após acessar sua conta de e-mail e abrir o link de redefinição de senha que foi enviado, será aberta a tela "Definir nova senha" e nessa tela, siga os passos ilustrados na Figura 5 para definir a nova senha. Por fim, após realizar esse procedimento já será possível acessar o SUAP, o ID@IFSULDEMINAS e o Auxílio Estudantil normalmente com a nova senha criada.
- Para fazer login no SUAP EDU (Sistema Acaêmico), clique aqui e acesse as orientações de como fazer o login.
- Para fazer login no ID@IFSULDEMINAS (Criação de E-mail Discente), clique aqui e acesse as orientações de como fazer o login.
- Para fazer login no Auxílio Estudantil, clique aqui.
Figura 5: Tela "Definir nova senha". |