Cadastrar Cursos - SUAP EDU

De NTI Ajuda - IFSULDEMINAS Campus Inconfidentes
Revisão de 17h59min de 12 de novembro de 2018 por Igor.moreira (discussão | contribs)

Considerações Iniciais

Esse tutorial orienta como adicionar um curso.

Preparativos

Primeiramente, para a criação de cursos o NTIC recomenda seguir a padronização das Tabela 1 e Tabela 2 para definir o nome do curso. Essa padronização é importante para auxiliar as ferramentas de busca do SUAP, possibilitando também, a diferenciação dos itens criados entre os campi existentes. Esse padrão de nomenclatura servirá de base para os cadastros das matrizes e dos componentes.

Como será observado na Tabela 1, a sigla do curso deve ter exatamente 3 (três) caracteres. Ou seja, o curso “Engenharia Agronômica” deverá possuir a sigla “EAG”, “Técnico em Informática” possuirá a sigla “INF” e “Técnico Subsequente em Meio Ambiente” possuirá a sigla “MEA” por exemplo.

Tabela 1: Cursos Presenciais.
CURSO: CAMPUS (3 letras): TIPO (1 letra): SIGLA (3 letras): EXEMPLO:
Engenharia Agronômica IFS G Graduação EAG Engenharia Agronômica - IFS_GEAG
Técnico em Informática IFS I Técnico Integrado INF Técnico em Informática - IFS_IINF
Técnico em Meio Ambiente IFS S Técnico Subsequente MEA Técnico em Meio Ambiente - IFS_SMEA


Tabela 2: Cursos à distância.
CURSO: POLO: CAMPUS (3 letras): TIPO (1 letra): SIGLA (3 letras): EXEMPLO:
Licenciatura em Pedagogia UAB Polo Campo Belo IFS G Graduação LPD Licenciatura em Pedagogia UAB - Polo Campo Belo - IFS_LPD


Por fim, o “Identificador do curso” será formatado como "CAMPUS_TIPO+SIGLA". Exemplo: "IFS_GEAG", onde "IFS" é o campus, "G" é o tipo de curso e "EAG" é a sigla do curso.

Anote o “Identificador do curso”, pois ele será utilizados nesse tutorial para definir o nome do curso e posteriormente para para compor o cadastro da matriz e componentes.


Acessar tela "Cursos"

Antes de prosseguir, o NTIC recomenda que tenha sido feito os "Preparativos" indicados anteriormente e o "Identificador do curso" tenha sido anotado.


Em seguida, para acessar a tela "Cursos", siga as instruções abaixo e observe a Figura 1:

1. Clique no menu "Ensino";

2. Selecione o item "Cursos, Matrizes e Componentes.";

3. Selecione o item "Cursos";

Figura 2: Acessar tela "Cursos".

Acessar tela "Adicionar Curso"

Em seguida será aberta a tela "Cursos" e nela, clique no botão "Adicionar Curso" como ilustrados na Figura 2.

Figura 2: Acessar tela "Adicionar Curso".

Preencher informações do "Curso"

Será aberta a tela "Adicionar Curso" como ilustrado na Figura 3. Logo após essa figura, estão indicados quais campos devem ser preenchidos.

Figura 3: Preencher informações do "Curso".


Seção "Identificação"

Na seção "Identificação", preencha os seguintes campos:

  • Descrição: (Informar o "Nome do Curso", definido anteriormente nos "Preparativos" desse tutorial. Clique aqui caso tenha esquecido);

  • Descrição no Diploma e Histórico;

  • Código Giz: (Informar o mesmo código do GIZ. Isso é importante para poder importar os alunos do Giz para o SUAP durante a migração);



Seção "Dados da Criação"

Na seção "Dados da Criação", preencha os seguintes campos:

- Ano letivo;

- Período letivo;

- Data de início;

- Ativo: Marque ativo;


Seção "Coordenação"

Na seção "Coordenação", preencha os seguintes campos:

- Coordenador;

- Nº Portaria;


Seção "Dados Gerais"

Na seção "Dados Gerais", preencha os seguintes campos:

- Código: (Informar o mesmo código do IFVEST. Isso é importante para poder importar os alunos e facilitar o processo de matrícula quando a inscrição do aluno tiver sido pelo IFVEST);

- Natureza de participação;

- Modalidade de Ensino;

- Periodicidade;

- Diretoria;

- Exige enade: Marque essa opção caso o curso exija enade;

- Exige colação de grau: Marque essa opção caso o curso exija colação de grau;

- Certificado/Diploma Emitido pelo Campus Marque essa opção caso o curso terá certificado emitido pelo campus;

- Perfil Profisional: Informe em casos que o "Perfil Profsisonal" deva sair no histórico.


Seção "Ato Normativo"

Na seção "Ato Normativo", preencha os seguintes campos:

- Documentação de Criação;

- Data de criação;


Seção "Ato de Reconhecimento"

Na seção "Ato de Reconhecimento", preencha os seguintes campos:

- Descrição;

- Data;


Seção "Título de Certificado de Conclusão"

Na seção "Título de Certificado de Conclusão", preencha os seguintes campos:

- Masculino;

- Feminino;


Salvar informações

Após preencher corretamente todos os campos anteriores, basta clicar no botão "Salvar" no final da tela.