Cadastrar Cursos - SUAP EDU
Considerações Iniciais
Esse tutorial orienta como adicionar um curso.
Preparativos
Primeiramente, para a criação de cursos o NTIC recomenda seguir a padronização das Tabela 1 e Tabela 2 para definir o nome do curso. Essa padronização é importante para auxiliar as ferramentas de busca do SUAP, possibilitando também, a diferenciação dos itens criados entre os campi existentes. Esse padrão de nomenclatura servirá de base para os cadastros das matrizes e dos componentes.
Como será observado na Tabela 1, a sigla do curso deve ter exatamente 3 (três) caracteres. Ou seja, o curso “Engenharia Agronômica” deverá possuir a sigla “EAG”, “Técnico em Informática” possuirá a sigla “INF” e “Técnico Subsequente em Meio Ambiente” possuirá a sigla “MEA” por exemplo.
Tabela 1: Cursos Presenciais. | |||||
CURSO: | CAMPUS (3 letras): | TIPO (1 letra): | SIGLA (3 letras): | EXEMPLO: | |
Engenharia Agronômica | IFS | G | Graduação | EAG | Engenharia Agronômica - IFS_GEAG |
Técnico em Informática | IFS | I | Técnico Integrado | INF | Técnico em Informática - IFS_IINF |
Técnico em Meio Ambiente | IFS | S | Técnico Subsequente | MEA | Técnico em Meio Ambiente - IFS_SMEA |
Tabela 2: Cursos à distância. | ||||||
CURSO: | POLO: | CAMPUS (3 letras): | TIPO (1 letra): | SIGLA (3 letras): | EXEMPLO: | |
Licenciatura em Pedagogia UAB | Polo Campo Belo | IFS | G | Graduação | LPD | Licenciatura em Pedagogia UAB - Polo Campo Belo - IFS_LPD |
Por fim, o “Identificador do curso” será formatado como "CAMPUS_TIPO+SIGLA". Exemplo: "IFS_GEAG", onde "IFS" é o campus, "G" é o tipo de curso e "EAG" é a sigla do curso.
Anote o “Identificador do curso”, pois ele será utilizados nesse tutorial para definir o nome do curso e posteriormente para para compor o cadastro da matriz e componentes.
Acessar tela "Cursos"
Antes de prosseguir, o NTIC recomenda que tenha sido feito os "Preparativos" indicados anteriormente e o "Identificador do curso" tenha sido anotado.
Em seguida, para acessar a tela "Cursos", siga as instruções abaixo e observe a Figura 1:
1. Clique no menu "Ensino";
2. Selecione o item "Cursos, Matrizes e Componentes.";
3. Selecione o item "Cursos";
Figura 2: Acessar tela "Cursos". |
Acessar tela "Adicionar Curso"
Em seguida será aberta a tela "Cursos" e nela, clique no botão "Adicionar Curso" como ilustrados na Figura 2.
Figura 2: Acessar tela "Adicionar Curso". |
Preencher informações do "Curso"
Será aberta a tela "Adicionar Curso" como ilustrado na Figura 3. Logo após essa figura, estão indicados quais campos devem ser preenchidos.
Figura 3: Preencher informações do "Curso". |
Seção "Identificação"
Na seção "Identificação", preencha os seguintes campos:
Descrição;
Descrição no Diploma e Histórico;
Código Giz: (Informar o mesmo código do GIZ. Isso é importante para poder importar os alunos do Giz para o SUAP durante a migração);
Seção "Dados da Criação"
Na seção "Dados da Criação", preencha os seguintes campos:
- Ano letivo;
- Período letivo;
- Data de início;
- Ativo: Marque ativo;
Seção "Coordenação"
Na seção "Coordenação", preencha os seguintes campos:
- Coordenador;
- Nº Portaria;
Seção "Dados Gerais"
Na seção "Dados Gerais", preencha os seguintes campos:
- Código: (Informar o mesmo código do IFVEST - Sistema de Vestibular. Isso é importante para poder importar os alunos e facilitar o processo de matrícula quando a inscrição do aluno tiver sido pelo IFVEST);
- Natureza de participação;
- Modalidade de Ensino;
- Periodicidade;
- Diretoria;
- Exige enade: Marque essa opção caso o curso exija enade;
- Exige colação de grau: Marque essa opção caso o curso exija colação de grau;
- Certificado/Diploma Emitido pelo Campus Marque essa opção caso o curso terá certificado emitido pelo campus;
- Perfil Profisional: Informe em casos que o "Perfil Profsisonal" deva sair no histórico.
Seção "Ato Normativo"
Na seção "Ato Normativo", preencha os seguintes campos:
- Documentação de Criação;
- Data de criação;
Seção "Ato de Reconhecimento"
Na seção "Ato de Reconhecimento", preencha os seguintes campos:
- Descrição;
- Data;
Seção "Título de Certificado de Conclusão"
Na seção "Título de Certificado de Conclusão", preencha os seguintes campos:
- Masculino;
- Feminino;
Salvar informações
Após preencher corretamente todos os campos anteriores, basta clicar no botão "Salvar" no final da tela.