Criar e publicar um Artigo - Portal NIPE

De NTI Ajuda - IFSULDEMINAS Campus Inconfidentes
Revisão de 22h48min de 2 de março de 2016 por Igor.moreira (discussão | contribs)

Introdução

O Sistema de Gestão de Conteúdo do Joomla trabalha com o conceito de Artigo, que obedece a uma estrutura de conteúdo pré-definida por meio de Categorias. Isso indica que um artigo sempre precisa estar ligado a uma categoria, sendo ela responsável por dizer se um artigo é uma notícia, um edital ou mesmo um formulário.

Por exemplo: O site do NIPE apresenta uma categoria chamada Notícias, com duas subcategorias, uma chamada Notícias Pesquisa e outra chamada Notícias Extensão. E ligados a elas os artigos correspondentes a estas subcategorias.


Primeiro passo (Realizar Login no Painel de Administração)


Segundo Passo (Criar um Artigo e inserir informações nele)

  • O Painel de Administração será aberto, e nele clique na aba Conteúdo, Gerenciador de Artigos e em seguida em Novo Artigo:


  • Abrirá a seguinte tela com todos os campos em branco:


A seguir estão as indicações dos campos para a serem preenchidos na aba Content da Tela Novo Artigo:

a - Título: inclusão do título do artigo, usar entre 35 e 90 caracteres;

b - Conteúdo do Artigo:
   - b.1: Subtitulo do artigo. Se em uma linha, usar 90 caracteres. Se em duas linhas usar 190 caracteres;
   - b.2: Separação do subtitulo e do conteúdo do artigo. Incluído clicando no botão: localizado no canto inferior esquerdo da página;
   - b.3: inclusão do conteúdo da matéria;

c - Estado: Mantenha a opção Publicado selecionada;


d - Categoria: Seleciona a categoria desejada;


ATENÇÃO: Selecione a categoria correspondente ao artigo criado. Por exemplo:
Se o artigo criado for um Formulário, selecione a categoria Formulários;
Se o artigo criado for um Resultado de edital, selecione a categoria Resultados de editais;
Se o artigo criado for uma notícia de Pesquisa, selecione a categoria Notícias - Pesquisa;


e - Nível de Acesso: Mantenha a opção Public selecionada;



  • Aba Content da Tela novo Artigo aberta:


Terceiro Passo (Adicionar descrição e palavras-chave)

  • Clique na aba Opções de Publicação e siga as indicações conforme abaixo:


Campos a serem preenchidos na aba Opções de Publicação da tela Novo Artigo:

f - Descrição: inclusão de uma descrição do artigo em três linhas completas com cerca de 100 caracteres;

g - Palavras-chave: (Opcional) inclusão de palavras-chave ou frases, separada por vírgulas;


  • Aba Opções de Publicação da tela Novo Artigo aberta:


Quarto Passo (Adicionar imagens da introdução e do artigo)

  • Clique na aba Imagens e Links e siga as indicações conforme abaixo:


Campos a serem preenchidos na aba Imagens e Links da tela Novo Artigo:

h - Imagem da Introdução: Inclusão de uma imagem que aparecerá como miniatura de um artigo na página inicial e listas do site como no modelo abaixo:


i - Imagem do Artigo: (Opcional) Inclusão de uma imagem que aparecerá no interior de um artigo do site como no modelo abaixo:


  • Aba Imagens e Links da tela Novo Artigo aberta:



Após concluídos os passos anteriores corretamente, basta clicar no botão no topo esquerdo da página.