Criar e publicar um Artigo - Joomla 3
Considerações iniciais
O Sistema de Gestão de Conteúdo do Joomla trabalha com o conceito de Artigo, que obedece a uma estrutura de conteúdo pré-definida por meio de Categorias. Isso indica que um artigo sempre precisa estar ligado a uma categoria, sendo ela responsável por dizer se um artigo é uma notícia, uma página com informações sobre algum curso ou uma página de algum departamento.
Todas os artigos classificados como notícias devem possuir obrigatoriamente:
- "Banner notícia" conforme as especificações descritas neste tutorial.
- "Título" com o número mínimo e máximo de caracteres definidos a critério do setor e de forma a não distorcer a exibição da página inicial do portal.
- "Descrição" com o número mínimo e máximo de caracteres definidos a critério do setor e de forma a não distorcer a exibição da página inicial do portal.
- "Referência chave (também conhecido com chapéu)" sobre o assunto tratado.
- "Palavras-chave" sobre o assunto tratado. Recomendamos a criação de documento com palavras-chave para manter um controle de quais delas já foram utilizadas para serem reaproveitadas e assim facilitar ao Joomla relacionar as notícias de mesmo assunto na sessão "Artigos Relacionados" abaixo da notícia no site.
Todas os "Banners notícia" devem possuir as seguintes características:
- Ter as dimensões de 230px de largura com 136px de altura e com as bordas arredondadas de 20px.
- O nome deve seguir o padrão: "banner_not_titulo_noticia.jpg". Ex.: "banner_not_homenagem_as_maes.jpg"
- As palavras que compõem o nome do "Banner notícia" devem ser separados pelo caractere "_" e não devem apresentar espaço ou acentuação.
- Eles devem ser salvos no site na pasta correspondente ao mês e ano de publicação. Ex.: "arquivos/2018/06_junho/"
Todos os arquivos da notícia como documentos, fotos e demais anexos devem possuir as seguintes características:
- As palavras que compõem o nome do anexo, foto e demais itens devem ser separados pelo caractere "_" e não devem apresentar espaço ou acentuação.
- Eles devem ser salvos no site na pasta correspondente ao mês e ano de publicação. Ex.: "arquivos/2018/06_junho/"
Realizar login no painel de administração
Adicionar um novo artigo e inserir informações nele
- Com o Painel de Administração aberto, clique na aba Conteúdo > Gerenciador de Artigos > Adicionar Novo Artigo:
- Abrirá a seguinte tela com todos os campos em branco:
A seguir estão as indicações dos campos para a serem preenchidos na aba "Content" da tela "Novo Artigo":
a - Título: Inclusão do título do artigo;
b - Conteúdo do Artigo:
- b.1: Inclusão da descrição do artigo;
- b.2: Barra de "Leia mais". Incluído clicando no botão: localizado no canto inferior esquerdo da página;
- b.3: Inclusão do conteúdo do artigo;
c - Estado: Mantenha a opção Publicado selecionada;
d - Categoria: Selecione a categoria correspondente ao artigo criado. Por exemplo:
- Se o artigo criado for uma Notícia, selecione a categoria "Notícias";
- Se o artigo criado for uma página sobre algum sistema, selecione a categoria "Acesso à Sistemas";
- Se o artigo criado for uma página com informações sobre algum curso, selecione a categoria com a modalidade do curso (Técnico, Graduação ...);
- E caso seja necessário criar uma nova categoria de artigos, clique aqui para acessar o tutorial "Adicionar uma Categoria de Artigos".
e - Nível de Acesso: Mantenha a opção Public selecionada;
Adicionar descrição e palavras-chave ao artigo
- Clique na aba "Opções de Publicação", será aberta a janela mostrada abaixo:
Os campos a serem preenchidos na aba "Opções de Publicação" da tela "Novo Artigo" são:
f - Palavras-chave: inclusão de palavras-chave ou frases, separada por vírgulas sobre o assunto do artigo;
As recomendações sobre como manter um controle das palavras-chaves já utilizadas estão nas Considerações iniciais desse tutorial.
g - Referência chave (também conhecido como chapéu): inclusão de uma palavra que ficará em destaque sobre o título do artigo;
Adicionar imagens da introdução e do artigo
- Clique na aba "Imagens e Links", será aberta a janela mostrada abaixo:
Os campos a serem preenchidos na aba "Imagens e Links" da tela "Novo Artigo" são:
i - Imagem da Introdução: inclusão da imagem que será usada como "Banner notícia" caso o artigo seja uma notícia.
As informações sobre onde salvar o "Banner notícia", suas dimensões e o padrão do nome do arquivo estão nas Considerações iniciais desse tutorial.
j - Legenda: inclusão de uma descrição do "Banner notícia" para pessoas que não podem ver imagens, tornando o site acessível a todos;
Encerramento
Após concluídos os passos anteriores corretamente, basta clicar no botão no topo esquerdo da página.