Criar e publicar um Artigo - Joomla 3

De NTI Ajuda - IFSULDEMINAS Campus Inconfidentes

Introdução

O Sistema de Gestão de Conteúdo do Joomla trabalha com o conceito de Artigo, que obedece a uma estrutura de conteúdo pré-definida por meio de Categorias. Isso indica que um artigo sempre precisa estar ligado a uma categoria, sendo ela responsável por dizer se um artigo é uma notícia, uma página com informações sobre algum curso ou uma página de algum departamento.

Por exemplo: O site pode apresentar uma categoria chamada "Últimas Notícias", com duas subcategorias, uma chamada "Notícias em Geral" e outra chamada "Acontece no Campus". E ligados a elas os artigos correspondentes a estas subcategorias.


Realizar login no painel de administração

  • Acesse a área de administração do site e digite seu "Nome de Usuário" e "Senha" na área requisitada.
  • Em seguida clique no botão conforme na imagem abaixo:


Adicionar um novo artigo e inserir informações nele

  • Com o Painel de Administração aberto, clique na aba Conteúdo > Gerenciador de Artigos > Adicionar Novo Artigo:


  • Abrirá a seguinte tela com todos os campos em branco:


 
A seguir estão as indicações dos campos para a serem preenchidos na aba "Content" da tela "Novo Artigo":

a - Título: inclusão do título do artigo, usar entre 35 e 90 caracteres;

b - Conteúdo do Artigo:
   - b.1: Subtitulo do artigo. Se em uma linha, usar 90 caracteres. Se em duas linhas usar 190 caracteres;
   - b.2: Separação do subtitulo e do conteúdo do artigo. Incluído clicando no botão: localizado no canto inferior esquerdo da página;
   - b.3: inclusão do conteúdo da matéria;

c - Estado: Mantenha a opção Publicado selecionada;


d - Categoria: Selecione a categoria correspondente ao artigo criado. Por exemplo:
     - Se o artigo criado for uma Notícia em Geral, selecione a categoria "Notícias em Geral";
     - Se o artigo criado for uma Notícia sobre o Campus, selecione a categoria "Acontece no Campus";
     - Se o artigo criado for uma página sobre algum sistema, selecione a categoria "Acesso à Sistemas";
     - Se o artigo criado for uma página com informações sobre algum curso, selecione a categoria com a modalidade do curso (Técnico, Graduação ...);
     - E caso seja necessário criar uma nova categoria de artigos, clique aqui para acessar o tutorial "Adicionar uma Categoria de Artigos".

e - Nível de Acesso: Mantenha a opção Public selecionada;


Adicionar descrição e palavras-chave ao artigo

  • Clique na aba "Opções de Publicação", será aberta a janela mostrada abaixo:



Os campos a serem preenchidos na aba "Opções de Publicação" da tela "Novo Artigo" são:

f - Descrição: inclusão de uma descrição do artigo em três linhas completas com cerca de 100 caracteres;

g - Palavras-chave: inclusão de palavras-chave ou frases, separada por vírgulas sobre o assunto do artigo;


Adicionar imagens da introdução e do artigo

  • Clique na aba "Imagens e Links", será aberta a janela mostrada abaixo:



Os campos a serem preenchidos na aba "Imagens e Links" da tela "Novo Artigo" são:

h - Imagem da Introdução: Inclusão de uma imagem que aparecerá como miniatura de um artigo na página inicial e listas do site como no modelo abaixo. Salve a imagem na pasta: /banners/banners_noticia.


i - Imagem do Artigo: (Opcional) Inclusão de uma imagem que aparecerá no interior de um artigo do site como no modelo abaixo.
Salve a imagem na pasta: /banners/banner_artigo.


Caso o campo "Imagem do Artigo" tenha sido preenchido, os campos abaixo deverão ser preenchidos obrigatoriamente:

j - Texto Alternativo: inclusão dos créditos da foto, ou seja, nome de quem tirou ou cedeu a imagem;

k - Legenda: inclusão de uma descrição para a imagem;


Encerramento

Após concluídos os passos anteriores corretamente, basta clicar no botão no topo esquerdo da página.