Criar e publicar um Artigo - Joomla 3

De NTI Ajuda - IFSULDEMINAS Campus Inconfidentes
Revisão de 11h14min de 28 de maio de 2018 por Igor.moreira (discussão | contribs) (Criou página com '== Introdução == <poem style="border: 2px solid #d6d2c5; background-color: #f9f4e6; padding: 1em;"> O Sistema de Gestão de Conteúdo do Joomla trabalha com o conceito de Ar...')
(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)

Introdução

O Sistema de Gestão de Conteúdo do Joomla trabalha com o conceito de Artigo, que obedece a uma estrutura de conteúdo pré-definida por meio de Categorias. Isso indica que um artigo sempre precisa estar ligado a uma categoria, sendo ela responsável por dizer se um artigo é uma notícia, uma página com informações sobre algum curso ou uma página de algum departamento.

Por exemplo: O site do Campus Inconfidentes apresenta uma categoria chamada "Últimas Notícias", com duas subcategorias, uma chamada "Notícias em Geral" e outra chamada "Acontece no Campus". E ligados a elas os artigos correspondentes a estas subcategorias.


Primeiro passo (Realizar Login no Painel de Administração)


Segundo Passo (Criar um Artigo e inserir informações nele)

  • Com o Painel de Administração aberto, clique na aba Conteúdo, Gerenciador de Artigos e em seguida em Novo Artigo:


  • Abrirá a seguinte tela com todos os campos em branco:


A seguir estão as indicações dos campos para a serem preenchidos na aba Content da tela Novo Artigo:

a - Título: inclusão do título do artigo, usar entre 35 e 90 caracteres;

b - Conteúdo do Artigo:
   - b.1: Subtitulo do artigo. Se em uma linha, usar 90 caracteres. Se em duas linhas usar 190 caracteres;
   - b.2: Separação do subtitulo e do conteúdo do artigo. Incluído clicando no botão: localizado no canto inferior esquerdo da página;
   - b.3: inclusão do conteúdo da matéria;

c - Estado: Mantenha a opção Publicado selecionada;


d - Categoria: Seleciona a categoria desejada;


ATENÇÃO: Selecione a categoria correspondente ao artigo criado. Por exemplo:
Se o artigo criado for uma Notícia em Geral, selecione a categoria "Notícias em Geral";
Se o artigo criado for uma Notícia sobre o Campus, selecione a categoria "Acontece no Campus";
Se o artigo criado for uma página sobre algum sistema, selecione a categoria "Acesso à Sistemas";
Se o artigo criado for uma página com informações sobre algum curso, selecione a categoria com a modalidade do curso (Técnico, Graduação ...);

e - Nível de Acesso: Mantenha a opção Public selecionada;



  • Aba Content da tela Novo Artigo aberta:


Terceiro Passo (Adicionar descrição e palavras-chave ao artigo)

  • Clique na aba Opções de Publicação e siga as indicações conforme abaixo:


Campos a serem preenchidos na aba Opções de Publicação da tela Novo Artigo:

f - Descrição: inclusão de uma descrição do artigo em três linhas completas com cerca de 100 caracteres;

g - Palavras-chave: inclusão de palavras-chave ou frases, separada por vírgulas sobre o assunto do artigo;


  • Aba Opções de Publicação da tela Novo Artigo aberta:


Quarto Passo (Adicionar imagens da introdução e do artigo)

  • Clique na aba Imagens e Links e siga as indicações conforme abaixo:


Campos a serem preenchidos na aba Imagens e Links da tela Novo Artigo:

h - Imagem da Introdução: Inclusão de uma imagem que aparecerá como miniatura de um artigo na página inicial e listas do site como no modelo abaixo:


i - Imagem do Artigo: (Opcional) Inclusão de uma imagem que aparecerá no interior de um artigo do site como no modelo abaixo:


Caso o campo "Imagem do Artigo" tenha sido preenchido, os campos abaixo deverão ser preenchidos obrigatoriamente:

j - Texto Alternativo: inclusão dos créditos da foto, ou seja, nome de quem tirou ou cedeu a imagem;

k - Legenda: inclusão de uma descrição para a imagem;


  • Aba Imagens e Links da tela Novo Artigo aberta:


Encerramento

Após concluídos os passos anteriores corretamente, basta clicar no botão no topo esquerdo da página.