Inserir Intercâmbio para Aluno - SUAP EDU
Considerações Iniciais
Este tutorial orienta como Inserir Aluno em Intercâmbio.
Problemas que devem ser evitados
Antes de prosseguir com a leitura do tutorial é necessário atenção a alguns PROBLEMAS QUE PODEM OCORRER SE OS PASSOS DESSE TUTORIAL NÃO FOREM SEGUIDOS CORRETAMENTE, sendo eles:
Procedimento errôneo em perfis de alunos quando estes realizam intercâmbio
Problema: Quando um aluno entra de intercâmbio, está ocorrendo no sistema de apenas ser alterada a situação do aluno para “Intercâmbio”, não ocasionando o trancamento do aluno no semestre em que ocorre o processo e não abrindo um período posterior para possível retorno do aluno à instituição e nova inserção em turma.
Solução: O procedimento correto para intercâmbio é trancar a matrícula do aluno, escolhendo a opção “Intercâmbio”, conforme descrito neste tutorial.
- Para inserir um intercâmbio para um aluno é necessário entrar na tela de cadastro dele. Para isso, acesse o menu "ENSINO > Alunos e Professores > Alunos".
- Agora, na tela de cadastro do aluno, clique em "Ações" e selecione o procedimento "Trancar Matrícula".
- Insira a data, escolha "Intercâmbio" no campo "Tipo" e informe o Motivo. Ao fim, clique em "Salvar".
- Assim, o aluno terá o período letivo fechado, impossibilitando os professores de lhe lançarem faltas, notas etc. No período seguinte ao do trancamento, se ele retornar do intercâmbio, ele estará disponível para ser inserido em nova turma.