Assinar Documento Eletrônico - SUAP EDU: mudanças entre as edições

De NTI Ajuda - IFSULDEMINAS Campus Inconfidentes
Linha 89: Linha 89:
<div style="border: 2px solid #d6d2c5; background-color: #f9f4e6; padding: 1em;  font-size: 16px;">
<div style="border: 2px solid #d6d2c5; background-color: #f9f4e6; padding: 1em;  font-size: 16px;">
<p>Para finalizar a assinatura é necessário seguir os dois passos mostrados na figura 5:</p>
<p>Para finalizar a assinatura é necessário seguir os dois passos mostrados na figura 5:</p>
<p>1° passo: clicar no botão <b>"Definir Identificador"</b></p>;
<p>1° passo: clicar no botão <b>"Definir Identificador"</b>;</p>
<p>2° passo: digitar a <b>"senha do SUAP"</b> e depois clicar em <b>"Assinar Documento"</b>.</p>
<p>2° passo: digitar a <b>"senha do SUAP"</b> e depois clicar em <b>"Assinar Documento"</b>.</p>
</div>
</div>

Edição das 17h19min de 9 de setembro de 2022

Considerações Iniciais

Esse tutorial orienta a como assinar um documento eletrônico via SUAP EDU.

Acessando o ID@IFSULDEMINAS

Em seu navegador, abra o link a seguir: id.ifsuldeminas.edu.br


Acessando o SUAP

Figura 1: Como fazer login?

Acessando as notificações do SUAP

Após logar no SUAP com sua matrícula/ra e com a senha cadastrada, clique no ícone em destaque:

Figura 2: Acessando as notificações

Acessando as notificações do SUAP

Após acessar as notificações do SUAP, ache nas notificações a mensagem "Documento Eletrônico: Solicitação de Assinatura" e clique em cima da mensagem, como mostra o destaque (1);

Em seguida será necessário clicar no link como mostra o balão de destaque (2);


IMPORTANTE: caso não encontre a notificação no quadro de "Notificações Não lidas" será necessário clicar no botão de destaque(3), e após clicar em no botão é só procurar a mensagem como no item de destaque (1).

Figura 3: Acessando o documento


Assinando o Documento

Ao abrir o documento eletrônico, basta clicar no botão de destaque da "Figura 4" e selecionar a opção de "Assinar -> com Senha".

Figura 4: Acessando o documento

Assinando o Documento

Para finalizar a assinatura é necessário seguir os dois passos mostrados na figura 5:

1° passo: clicar no botão "Definir Identificador";

2° passo: digitar a "senha do SUAP" e depois clicar em "Assinar Documento".

Figura 5: Finalizando a assinatura do documento