Sistema Restaurante Estudantil: mudanças entre as edições

De NTI Ajuda - IFSULDEMINAS Campus Inconfidentes
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# E no balão de destaque 3 estará as operações já criadas.
# E no balão de destaque 3 estará as operações já criadas.
# Caso queira editar ou excluir uma operação, clique nos botões mostrado no balão em destaque 3;  
# Caso queira editar ou excluir uma operação, clique nos botões mostrado no balão em destaque 3;  
<b>OBS: Caso a operação já tenha sido utilizada, não será possível a exclusão</b>
<b>OBS: Caso a operação já tenha sido utilizada, não será possível a exclusão</b>.
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Edição das 16h12min de 26 de outubro de 2021

Acessando o sistema Conta Restaurante Estudantil

Em seu navegador, abra o link a seguir: contare.ifs.ifsuldeminas.edu.br


Tela inicial do sistema Conta Restaurante Estudantil

A tela inicial do sistema é dividida em duas partes, uma sobre configuração e alimentação do sistema e a outra sobre consulta da movimentação do saldo dos usuários do restaurante estudantil.

Figura 1: Tela inicial


Fazer login na sessão administrativa do sistema(REVISAR)

Explicação de como fazer login no sistema.

Figura 2: Fazer login


Configuração inicial do sistema - Parâmetros

  1. Clique em Cadastro no menu superior;
  2. Depois em Parâmetros

Figura 3:


Configuração inicial do sistema - Parâmetros do Sistema

  1. Primeiro configurar se o usuário do refeitório pode realizar a repetição das refeições;
  2. Segundo será colocar o tempo de revisão da venda;
  3. Terceiro, qual será o valor máximo que o usuário poderá comprar de refeições.

Figura 4:


Configuração inicial do sistema - Operadores

Como mostra a Figura 5:

  1. Clique em "Cadastro" no menu superior;
  2. Depois em "Operadores".


Como mostra a Figura 6:

  1. Clique em Cadastrar, como mostra na "figura " no balão em destaque 1;
  2. Caso queira editar ou excluir um operador, clique nos botões em destaque no balão 2;
  3. E no balão de destaque 3 estará os operadores já criados no sistema.

OBS: Caso o operador já tenha utilizado o sistema, não será possível a exclusão.

Figura 5:

Figura 6:


Adicionando Operadores do sistema (REVISAR)

  1. Nome do Operador do sistema;
  2. Nome/Usuário que será utilizado para logar no sistema;
  3. Senha para logar no sistema;
  4. Confirmação da senha;
  5. No campo Habilitado você poderá escolher se o "Usuário" está "habilitado no sistema" ou se está "bloqueado", o bloqueado poderá ser utilizado caso o usuário seja dispensado de utilizar o sistema;
  6. Perfil poderá ser "Super Admin, Administrador ou Vendedor";
  7. Módulo para acesso, poderá ser "Todos os módulos(Geral), Conta RE, Refeitório ou Tesouraria".


OBS: Para o cadastro do operador funcionar será necessário criar o perfil do operador em conjunto com a tabela 1.

Figura 7: Cadastro de Operador

Tabela 1: Perfis dos operadores do sistema



Configuração inicial do sistema - Definir os Grupos

Para acessar a tela de Grupos clique em:

  1. "Cadastro" no menu superior;
  2. Depois em "Grupos".


Para cadastrar um novo Grupo:

  1. Clique em Cadastrar, como mostra na "figura 9" no balão em destaque 1;
  2. Caso queira editar ou excluir um grupo, clique nos botões mostrado no balão em destaque 3;
  3. E no balão de destaque 3 estará os grupos já criados.

OBS: Caso o grupo já tenha sido utilizado, não será possível a exclusão

Figura 8:

Figura 9:


Cadastrando um Grupo

Será definido o tipo de crédito ou débito liberado por módulo do sistema

  1. Primeiro campo é o nome do grupo;
  2. Segundo campo é se o grupo é interno da instituição ou se ser é externo.
  3. Após isso clique em cadastrar para finalizar o cadastro.

Figura 4:


Configuração inicial do sistema - Definir as Operações

Para acessar a tela de Operações clique em:

  1. "Cadastro" no menu superior;
  2. Depois em "Operações".


Para cadastrar uma nova Operação:

  1. Clique em Cadastrar, como mostra na "figura 13" no balão em destaque 1;
  2. E no balão de destaque 3 estará as operações já criadas.
  3. Caso queira editar ou excluir uma operação, clique nos botões mostrado no balão em destaque 3;

OBS: Caso a operação já tenha sido utilizada, não será possível a exclusão.

Figura 8:

Figura 13:


Cadastrando um Grupo

Será definido o tipo de crédito ou débito liberado por módulo do sistema

  1. Primeiro campo é a descrição da operação;
  2. Segundo campo é se o tipo da operação é de crédito ou débito;
  3. Após isso clique em cadastrar para finalizar o cadastro.

Figura 4: