Recuperar Senha do E-mail Discente: mudanças entre as edições

De NTI Ajuda - IFSULDEMINAS Campus Inconfidentes
Linha 1: Linha 1:
=== Esqueci/não possuo minha senha e agora? ===
== Esqueci/não possuo minha senha e agora? ==
<div style="border: 2px solid #d6d2c5; background-color: #f9f4e6; padding: 1em;  font-size: 16px;">
<div style="border: 2px solid #d6d2c5; background-color: #f9f4e6; padding: 1em;  font-size: 16px;">
<font style="font-size: 27px; color:red;" ><b> Para alunos com acesso ao SUAP: lembre-se de que ao alterar a senha do ID@IFSULDEMINAS você estará alterando a senha do seu SUAP e também a senha do seu e-mail institucional.</b></font><br>
<font style="font-size: 27px; color:red;" ><b> Para alunos com acesso ao SUAP: lembre-se de que ao alterar a senha do ID@IFSULDEMINAS você estará alterando a senha do seu SUAP e também a senha do seu e-mail institucional.</b></font><br>

Edição das 11h55min de 30 de abril de 2021

Esqueci/não possuo minha senha e agora?

Para alunos com acesso ao SUAP: lembre-se de que ao alterar a senha do ID@IFSULDEMINAS você estará alterando a senha do seu SUAP e também a senha do seu e-mail institucional.

Considerações Iniciais

Esse tutorial orienta a como alterar a senha de acesso do e-mail institucional em caso de esquecimento.

Acessando o ID@IFSULDEMINAS

Em seu navegador, abra o link a seguir: id.ifsuldeminas.edu.br

Fazer login no ID@IFSULDEMINAS

Para recuperar a senha do e-mail institucional, clique em "Esqueceu sua senha" como mostra a Figura 1.

Figura 1: Clique em Esqueceu sua senha.

Será aberta a tela "Recuperar senha de acesso" e nessa tela, siga as orientações ilustradas na Figura 2 para solicitar a recuperação de senha.


Figura 2: Tela "Recuperar senha de acesso".

Em seguida será exibida uma mensagem informando que um e-mail de recuperação de senha foi enviado como ilustrado na Figura 3, verifique sua conta de e-mail e abra o link de recuperação de senha que foi enviado.

Caso o e-mail indicado na mensagem esteja errado, basta solicitar à Secretaria para realizar a alteração no caso de ser um aluno ou entrar em contato com o RH caso seja um professor ou técnico administrativo para a troca do e-mail secundário.

Caso receba a mensagem "Usuário não encontrado. Procure a secretaria (alunos) para regularização" quer dizer que a secretaria ainda não matriculou o aluno no sistema e portanto ele ainda não pode acessá-lo.

Figura 3: Mensagem informando que um e-mail de recuperação de senha foi enviado.


Após acessar sua conta de e-mail e abrir o link de redefinição de senha que foi enviado, será aberta a tela "Definir nova senha" e nessa tela, siga os passos ilustrados na Figura 4 para definir a nova senha. Por fim, após realizar esse procedimento já será possível acessar o seu E-mail Institucional.

Figura 4: Tela "Definir nova senha".


Lembrando que ao trocar a senha do ID@IFSULDEMINAS, você estará trocando a senha dos seguintes sistemas:

- Para fazer login no SUAP EDU (Sistema Acadêmico), clique aqui e acesse as orientações de como fazer o login.

- Para fazer login no ID@IFSULDEMINAS (Criação de E-mail Discente), clique aqui e acesse as orientações de como fazer o login.

- Para fazer login no Auxílio Estudantil, clique aqui.

- Para fazer login no E-mail Institucional, clique aqui.