Gerar Turmas - SUAP EDU: mudanças entre as edições
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<p>Na tela <b>"Turmas"</b>, encontre as turma que foi gerada anteriormente aplicando os filtros adequadamente e em seguida clique no ícone <b>"Alterar"</b> como ilustrado na <b>Figura 7</b>.</p> | <p>Na tela <b>"Turmas"</b>, encontre as turma que foi gerada anteriormente aplicando os filtros adequadamente e em seguida clique no ícone <b>"Alterar"</b> como ilustrado na <b>Figura 7</b>.</p> |
Edição das 16h33min de 20 de novembro de 2018
Considerações Iniciais
Este tutorial orienta como criar turmas para um curso em um determinado período.
Acessar tela "Turmas"
Em seguida, para acessar a tela "Turmas", siga as instruções abaixo e observe a Figura 1:
1. Clique no menu "Ensino";
2. Selecione o item "Turmas e Diários";
3. Selecione o item "Turmas";
Figura 1: Acessar tela "Turmas". |
Acessar tela "Gerar Turmas"
Será aberta a tela "Turmas" e nela, clique no botão "Gerar Turmas" como ilustrado na Figura 2.
Figura 2: Acessar Edital de onde os alunos serão importados. |
Preencher as informações da turma
Parte 1 de 4: Dados do Curso
Será aberta a tela "Gerar Turmas" na "Parte 1 de 4" e nela, siga as instruções abaixo e observe a Figura 3:
1. Escolha o "Ano Letivo";
2. No campo "Período Letivo", informe qual é o "Semestre": 1 para 1º Semestre e 2 para 2º Semestre;
3. Escolha o "Tipo dos Componentes" como "Obrigatórios" ou "Optativos";
4. No campo "Matriz/Curso", informe o nome da matriz de acordo com a nomenclatura definida no "Cadastro de Matriz". Ex.: "IFS_P_GEAM_AA_20191";
5. Clique no botão "Continuar";
Figura 3: "Parte 1 de 4" do preenchimento das informações da turma. |
Parte 2 de 4: Informações da Turma
Na "Parte 2 de 4", serão listados os "Períodos/Módulos" de acordo com a matriz do curso que foi escolhida como ilustrado na Figura 4.
Nessa tela é possível criar turmas de 2 formas, escolha uma delas a seguir para continuar:
- Criar uma turma apenas (Utilizado no caso de criar uma turma regular de algum "Período/Módulo" ou uma turma de DP por exemplo).
- Criar duas turmas ou mais ao mesmo tempo (Utilizado no caso dos cursos "Técnicos" onde é necessário criar duas turmas de "1º ano", como "1ºE1" e "1ºE2").
Figura 4: "Parte 2 de 4" do preenchimento das informações da turma. |
Criar uma turma apenas
Para criar apenas uma turma, deve-se:
1. Escolha a seção adequada, como "1º Período"por exemplo;
2. No campo "Nº de Turmas", selecione "1" para criar "1" (uma)" turma.
3. Selecione o "Turno" da turma;
4. Selecione o "Nº de Vagas" da turma;
5. Clique no botão "Continuar";
Criar duas turmas ou mais ao mesmo tempo
Para criar duas ou mais turmas ao mesmo tempo, deve-se:
1. Escolha a seção adequada, como "1º Período" por exemplo;
2. No campo "Nº de Turmas", selecione "2" para criar "2 (duas)" turmas.
3. Selecione o "Turno" da turma;
4. Selecione o "Nº de Vagas" da turma;
5. Clique no botão "Continuar";
Parte 3 de 4: Dados adicionais da turma
Na "Parte 3 de 4", siga as instruções abaixo e observe a Figura 5:
1. Selecione o "Horário do Campus";
2. Selecione o "Calendário Acadêmico";
3. No campo "Seleção de Componentes", marque as disciplinas que farão parte da turma;
4. Clique no botão "Continuar";
Atenção: Se for cadastrar uma turma de Dependência (DP), escolha apenas o(s) diário(s) específico(s) que será(ão) inserido(s) nesta turma.
Figura 5: "Parte 3 de 4" do preenchimento das informações da turma. |
Parte 4 de 4: Confirmação
Na "Parte 4 de 4", serão exibidos as turmas e disciplinas que serão criados conforme ilustrado na Figura 6.
Caso esteja tudo certo, marque a opção "Confirmação" e clique no botão "Finalizar".
Figura 6: "Parte 3 de 4" do preenchimento das informações da turma. |
Definição da "Sigla da Turma"
Após a geração da turma, é possível definir uma "Sigla da Turma", isso é importante para auxiliar a secretária e os professores a identificarem as turmas com mais facilidade.
Sendo assim, para a criação da "Sigla da Turma" o NTIC recomenda seguir a padronização apresentada abaixo. Essa padronização é importante para auxiliar a secretária e os professores a identificarem as turmas com mais facilidade. Desse modo, a "A Sigla da Turma" é formado pelas seguintes partes:
1) Identificador do curso: Previamente definido e anotado no cadastro de curso. Clique aqui para relembrar.
Ex.: "IFS_P_IINF"
2) Identificador do módulo da turma: Responsável por identificar qual o módulo da turma.
Ex.: 1
3) Identificação extra da turma (opcional): Utilizado para distinguir duas turmas do mesmo módulo ou indicar que um determinada turma é de "DP".
Ex.: E1
No caso do "Técnico", tendo como base a turma de "1º ano" do curso de “Técnico em Informática” do "Campus Inconfidentes", internamente conhecida como "E1", a "Sigla da Turma" ficaria da seguinte forma: “IFS_P_IINF_1_E1”.
No caso da "Graduação", tomando como base a turma de "1º Período" do curso de “Engenharia Ambiental" do "Campus Inconfidentes", a "Sigla da Turma" ficaria da seguinte forma: “IFS_P_GEAM_1”. Se fosse uma turma de "DP" por exemplo, ficaria da seguinte forma: “IFS_P_GEAM_1_DP”.
Selecionar a Turma
Na tela "Turmas", encontre as turma que foi gerada anteriormente aplicando os filtros adequadamente e em seguida clique no ícone "Alterar" como ilustrado na Figura 7.
Figura 7: "Parte 3 de 4" do preenchimento das informações da turma. |
Preencher a "Sigla da Turma"
Será aberta a tela "Editar Turma" e nela, preencha a "Silga da Turma" e clique no botão "Salvar" como ilustrado na Figura 8.
Figura 8: "Parte 3 de 4" do preenchimento das informações da turma. |