Gerar Turmas - SUAP EDU: mudanças entre as edições

De NTI Ajuda - IFSULDEMINAS Campus Inconfidentes
Sem resumo de edição
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=== Parte 2 de 4: ===
=== Parte 2 de 4: ===
<div style="border: 2px solid #d6d2c5; background-color: #f9f4e6; padding: 1em;  font-size: 16px;">
<div style="border: 2px solid #d6d2c5; background-color: #f9f4e6; padding: 1em;  font-size: 16px;">
<p>Na <b>"Parte 2 de 4"</b>, serão listados os <b>"Períodos/Módulos"</b> de acordo com a matriz do curso que foi escolhida como ilustrado na <b>Figura X</b>.</p><br>
<p>Na <b>"Parte 2 de 4"</b>, serão listados os <b>"Períodos/Módulos"</b> de acordo com a matriz do curso que foi escolhida como ilustrado na <b>Figura 4</b>.</p><br>
<p>Nessa tela é possível criar turmas de 2 formas, escolha uma delas a seguir para continuar:</p><br>
<p>Nessa tela é possível criar turmas de 2 formas, escolha uma delas a seguir para continuar:</p><br>
<p>- <b>[[#Criar uma turma apenas|Criar uma turma apenas]]</b> <i>(Utilizado no caso de criar uma turma regular de  algum <b>"Período/Módulo"</b> ou uma turma de DP por exemplo)</i>.</p>
<p>- <b>[[#Criar uma turma apenas|Criar uma turma apenas]]</b> <i>(Utilizado no caso de criar uma turma regular de  algum <b>"Período/Módulo"</b> ou uma turma de DP por exemplo)</i>.</p>
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==== Criar uma turma apenas ====
<table border='0' style="width:100%;">
<tr>
<td valign="top" align='center'>
<b>Figura 4:</b> "Parte 2 de 4" do preenchimento das informações da turma.
</td>
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<td valign="top" align='center'>
[[Arquivo:Gerar Turmas 05.JPG|1100px]]
</td>
</tr>
</table>
 
===== Criar uma turma apenas =====
<div style="border: 2px solid #d6d2c5; background-color: #f9f4e6; padding: 1em;  font-size: 16px;">
<div style="border: 2px solid #d6d2c5; background-color: #f9f4e6; padding: 1em;  font-size: 16px;">
<p>Para criar apenas uma turma, deve-se:</p><br>
<p>Para criar apenas uma turma, deve-se:</p><br>
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==== Criar duas turmas ou mais ao mesmo tempo ====
===== Criar duas turmas ou mais ao mesmo tempo =====
<div style="border: 2px solid #d6d2c5; background-color: #f9f4e6; padding: 1em;  font-size: 16px;">
<div style="border: 2px solid #d6d2c5; background-color: #f9f4e6; padding: 1em;  font-size: 16px;">
<p>Para criar duas ou mais turmas ao mesmo tempo, deve-se:</p><br>
<p>Para criar duas ou mais turmas ao mesmo tempo, deve-se:</p><br>
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<table border='0' style="width:100%;">
<tr>
<td valign="top" align='center'>
<b>Figura 3:</b> "Parte 2 de 4" do preenchimento das informações da turma.
</td>
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<td valign="top" align='center'>
[[Arquivo:Gerar Turmas 04.JPG|1100px]]
</td>
</tr>
</table>


=== Parte 3 de 4: Dados do Curso ===
=== Parte 3 de 4: Dados do Curso ===
<div style="border: 2px solid #d6d2c5; background-color: #f9f4e6; padding: 1em;  font-size: 16px;">
<div style="border: 2px solid #d6d2c5; background-color: #f9f4e6; padding: 1em;  font-size: 16px;">
<p>Na <b>"Parte 1 de 4"</b>, siga as instruções abaixo e observe a <b>Figura 3</b>:</p><br>
<p>Na <b>"Parte 1 de 4"</b>, siga as instruções abaixo e observe a <b>Figura 5</b>:</p><br>
<p>1. Selecione o <b>"Horário do Campus"</b>;</p>
<p>1. Selecione o <b>"Horário do Campus"</b>;</p>
<p>2. Selecione o <b>"Calendário Acadêmico"</b>;</p>
<p>2. Selecione o <b>"Calendário Acadêmico"</b>;</p>
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<tr>
<tr>
<td valign="top" align='center'>
<td valign="top" align='center'>
<b>Figura 3:</b> "Parte 3 de 4" do preenchimento das informações da turma.
<b>Figura 5:</b> "Parte 3 de 4" do preenchimento das informações da turma.
</td>
</td>
</tr>
</tr>
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=== Parte 4 de 4: Dados do Curso ===
=== Parte 4 de 4: Dados do Curso ===
<div style="border: 2px solid #d6d2c5; background-color: #f9f4e6; padding: 1em;  font-size: 16px;">
<div style="border: 2px solid #d6d2c5; background-color: #f9f4e6; padding: 1em;  font-size: 16px;">
<p>Na <b>"Parte 4 de 4"</b>, serão exibidos as turmas e disciplinas que serão criados conforme ilustrado na <b>Figura C</b>.</p>
<p>Na <b>"Parte 4 de 4"</b>, serão exibidos as turmas e disciplinas que serão criados conforme ilustrado na <b>Figura 6</b>.</p>
<p>Caso esteja tudo certo, marque a opção <b>"Confirmação"</b> e clique no botão <b>"Finalizar"</b>.</p>
<p>Caso esteja tudo certo, marque a opção <b>"Confirmação"</b> e clique no botão <b>"Finalizar"</b>.</p>
</div>
</div>
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<tr>
<tr>
<td valign="top" align='center'>
<td valign="top" align='center'>
<b>Figura 3:</b> "Parte 3 de 4" do preenchimento das informações da turma.
<b>Figura 6:</b> "Parte 3 de 4" do preenchimento das informações da turma.
</td>
</td>
</tr>
</tr>
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=== Selecionar Turma ===
=== Selecionar Turma ===
<div style="border: 2px solid #d6d2c5; background-color: #f9f4e6; padding: 1em;  font-size: 16px;">
<div style="border: 2px solid #d6d2c5; background-color: #f9f4e6; padding: 1em;  font-size: 16px;">
<p>Na tela <b>"Turmas"</b>, encontre as turma que foi gerada anteriormente aplicando os filtros adequadamente e em seguida clique no ícone <b>"Alterar"</b> como ilustrado na <b>Figura V</b>.</p>
<p>Na tela <b>"Turmas"</b>, encontre as turma que foi gerada anteriormente aplicando os filtros adequadamente e em seguida clique no ícone <b>"Alterar"</b> como ilustrado na <b>Figura 7</b>.</p>
</div>
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<tr>
<td valign="top" align='center'>
<td valign="top" align='center'>
<b>Figura 3:</b> "Parte 3 de 4" do preenchimento das informações da turma.
<b>Figura 7:</b> "Parte 3 de 4" do preenchimento das informações da turma.
</td>
</td>
</tr>
</tr>
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=== Preencher a "Sigla da Turma" ===
=== Preencher a "Sigla da Turma" ===
<div style="border: 2px solid #d6d2c5; background-color: #f9f4e6; padding: 1em;  font-size: 16px;">
<div style="border: 2px solid #d6d2c5; background-color: #f9f4e6; padding: 1em;  font-size: 16px;">
<p>Será aberta a tela <b>"Editar Turma"</b> e nela, preencha a <b>"Silga da Turma"</b> e clique no botão <b>"Salvar"</b> como ilustrado na <b>Figura X</b>.</p>
<p>Será aberta a tela <b>"Editar Turma"</b> e nela, preencha a <b>"Silga da Turma"</b> e clique no botão <b>"Salvar"</b> como ilustrado na <b>Figura 8</b>.</p>
</div>
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<tr>
<td valign="top" align='center'>
<td valign="top" align='center'>
<b>Figura 3:</b> "Parte 3 de 4" do preenchimento das informações da turma.
<b>Figura 8:</b> "Parte 3 de 4" do preenchimento das informações da turma.
</td>
</td>
</tr>
</tr>

Edição das 15h30min de 20 de novembro de 2018

Considerações Iniciais

Este tutorial orienta como criar turmas para um curso em um determinado período.

Acessar tela "Turmas"

Em seguida, para acessar a tela "Turmas", siga as instruções abaixo e observe a Figura 1:

1. Clique no menu "Ensino";

2. Selecione o item "Turmas e Diários";

3. Selecione o item "Turmas";

Figura 1: Acessar tela "Turmas".


Acessar tela "Gerar Turmas"

Será aberta a tela "Turmas" e nela, clique no botão "Gerar Turmas" como ilustrado na Figura 2.

Figura 2: Acessar Edital de onde os alunos serão importados.

Preencher as informações da turma

Parte 1 de 4: Dados do Curso

Será aberta a tela "Gerar Turmas" na "Parte 1 de 4" e nela, siga as instruções abaixo e observe a Figura 3:


1. Escolha o "Ano Letivo";

2. No campo "Período Letivo", informe qual é o "Semestre": 1 para 1º Semestre e 2 para 2º Semestre;

3. Escolha o "Tipo dos Componentes" como "Obrigatórios" ou "Optativos";

4. No campo "Matriz/Curso", informe o nome da matriz de acordo com a nomenclatura definida no "Cadastro de Matriz". Ex.: "IFS_P_GEAM_AA_20191";

5. Clique no botão "Continuar";

Figura 3: "Parte 1 de 4" do preenchimento das informações da turma.

Parte 2 de 4:

Na "Parte 2 de 4", serão listados os "Períodos/Módulos" de acordo com a matriz do curso que foi escolhida como ilustrado na Figura 4.


Nessa tela é possível criar turmas de 2 formas, escolha uma delas a seguir para continuar:


- Criar uma turma apenas (Utilizado no caso de criar uma turma regular de algum "Período/Módulo" ou uma turma de DP por exemplo).

- Criar duas turmas ou mais ao mesmo tempo (Utilizado no caso dos cursos "Técnicos" onde é necessário criar duas turmas de "1º ano", como "1ºE1" e "1ºE2").

Figura 4: "Parte 2 de 4" do preenchimento das informações da turma.

Criar uma turma apenas

Para criar apenas uma turma, deve-se:


1. Escolha a seção adequada, como "1º Período"por exemplo;

2. No campo "Nº de Turmas", selecione "1" para criar "1" (uma)" turma.

3. Selecione o "Turno" da turma;

4. Selecione o "Nº de Vagas" da turma;

5. Clique no botão "Continuar";


Criar duas turmas ou mais ao mesmo tempo

Para criar duas ou mais turmas ao mesmo tempo, deve-se:


1. Escolha a seção adequada, como "1º Período" por exemplo;

2. No campo "Nº de Turmas", selecione "2" para criar "2 (duas)" turmas.

3. Selecione o "Turno" da turma;

4. Selecione o "Nº de Vagas" da turma;

5. Clique no botão "Continuar";



Parte 3 de 4: Dados do Curso

Na "Parte 1 de 4", siga as instruções abaixo e observe a Figura 5:


1. Selecione o "Horário do Campus";

2. Selecione o "Calendário Acadêmico";

3. No campo "Seleção de Componentes", marque as disciplinas que farão parte da turma;

4. Clique no botão "Continuar";


Atenção: Se for cadastrar uma turma de Dependência (DP), escolha apenas o(s) diário(s) específico(s) que será(ão) inserido(s) nesta turma.

Figura 5: "Parte 3 de 4" do preenchimento das informações da turma.


Parte 4 de 4: Dados do Curso

Na "Parte 4 de 4", serão exibidos as turmas e disciplinas que serão criados conforme ilustrado na Figura 6.

Caso esteja tudo certo, marque a opção "Confirmação" e clique no botão "Finalizar".

Figura 6: "Parte 3 de 4" do preenchimento das informações da turma.


Definição da "Sigla da Turma"

Após a geração da turma, é possível definir uma "Sigla da Turma", isso é importante para auxiliar a secretária e os professores a identificarem as turmas com mais facilidade.


Sendo assim, para a criação da "Sigla da Turma" o NTIC recomenda seguir a padronização apresentada abaixo. Essa padronização é importante para auxiliar a secretária e os professores a identificarem as turmas com mais facilidade. Desse modo, a "A Sigla da Turma" é formado pelas seguintes partes:


1) Identificador do curso: Previamente definido e anotado no cadastro de curso. Clique aqui para relembrar.

Ex.: "IFS_P_IINF"


2) Identificador do módulo da turma: Responsável por identificar qual o módulo da turma.

Ex.: 1


3) Identificação extra da turma (opcional): Utilizado para distinguir duas turmas do mesmo módulo ou indicar que um determinada turma é de "DP".

Ex.: E1


No caso do "Técnico", tendo como base a turma de "1º ano" do curso de “Técnico em Informática” do "Campus Inconfidentes", internamente conhecida como "E1", a "Sigla da Turma" ficaria da seguinte forma: “IFS_P_IINF_1_E1”.


No caso da "Graduação", tomando como base a turma de "1º Período" do curso de “Engenharia Ambiental" do "Campus Inconfidentes", a "Sigla da Turma" ficaria da seguinte forma: “IFS_P_GEAM_1”. Se fosse uma turma de "DP" por exemplo, ficaria da seguinte forma: “IFS_P_GEAM_1_DP”.



Selecionar Turma

Na tela "Turmas", encontre as turma que foi gerada anteriormente aplicando os filtros adequadamente e em seguida clique no ícone "Alterar" como ilustrado na Figura 7.

Figura 7: "Parte 3 de 4" do preenchimento das informações da turma.

Preencher a "Sigla da Turma"

Será aberta a tela "Editar Turma" e nela, preencha a "Silga da Turma" e clique no botão "Salvar" como ilustrado na Figura 8.

Figura 8: "Parte 3 de 4" do preenchimento das informações da turma.