Gerar Turmas - SUAP EDU: mudanças entre as edições
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=== Preencher a | === Preencher a "Sigla da Turma" === | ||
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<p>Será aberta a tela <b>"Editar Turma"</b> e nela, preencha a "Silga da Turma" e clique no botão "Salvar" como ilustrado na Figura | <p>Será aberta a tela <b>"Editar Turma"</b> e nela, preencha a <b>"Silga da Turma"</b> e clique no botão "Salvar" como ilustrado na <b>Figura X</b> encontre as turma que foi gerada anteriormente aplicando os filtros adequadamente e em seguida clique no ícone <b>"Alterar"</b> como ilustrado na <b>Figura V</b>.</p> | ||
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Edição das 15h23min de 20 de novembro de 2018
Considerações Iniciais
Este tutorial orienta como criar turmas para um curso em um determinado período.
Acessar tela "Turmas"
Em seguida, para acessar a tela "Turmas", siga as instruções abaixo e observe a Figura 1:
1. Clique no menu "Ensino";
2. Selecione o item "Turmas e Diários";
3. Selecione o item "Turmas";
Figura 1: Acessar tela "Turmas". |
Acessar tela "Gerar Turmas"
Será aberta a tela "Turmas" e nela, clique no botão "Gerar Turmas" como ilustrado na Figura 2.
Figura 2: Acessar Edital de onde os alunos serão importados. |
Preencher as informações da turma
Parte 1 de 4: Dados do Curso
Será aberta a tela "Gerar Turmas" na "Parte 1 de 4" e nela, siga as instruções abaixo e observe a Figura 3:
1. Escolha o "Ano Letivo";
2. No campo "Período Letivo", informe qual é o "Semestre": 1 para 1º Semestre e 2 para 2º Semestre;
3. Escolha o "Tipo dos Componentes" como "Obrigatórios" ou "Optativos";
4. No campo "Matriz/Curso", informe o nome da matriz de acordo com a nomenclatura definida no "Cadastro de Matriz". Ex.: "IFS_P_GEAM_AA_20191";
5. Clique no botão "Continuar";
Figura 3: "Parte 1 de 4" do preenchimento das informações da turma. |
Parte 2 de 4:
Na "Parte 2 de 4", serão listados os "Períodos/Módulos" de acordo com a matriz do curso que foi escolhida como ilustrado na Figura X.
Nessa tela é possível criar turmas de 2 formas, escolha uma delas a seguir para continuar:
- Criar uma turma apenas (Utilizado no caso de criar uma turma regular de algum "Período/Módulo" ou uma turma de DP por exemplo).
- Criar duas turmas ou mais ao mesmo tempo (Utilizado no caso dos cursos "Técnicos" onde é necessário criar duas turmas de "1º ano", como "1ºE1" e "1ºE2").
Criar uma turma apenas
Para criar apenas uma turma, deve-se:
1. Escolha a seção adequada, como "1º Período"por exemplo;
2. No campo "Nº de Turmas", selecione "1" para criar "1" (uma)" turma.
3. Selecione o "Turno" da turma;
4. Selecione o "Nº de Vagas" da turma;
5. Clique no botão "Continuar";
Criar duas turmas ou mais ao mesmo tempo
Para criar duas ou mais turmas ao mesmo tempo, deve-se:
1. Escolha a seção adequada, como "1º Período" por exemplo;
2. No campo "Nº de Turmas", selecione "2" para criar "2 (duas)" turmas.
3. Selecione o "Turno" da turma;
4. Selecione o "Nº de Vagas" da turma;
5. Clique no botão "Continuar";
Figura 3: "Parte 2 de 4" do preenchimento das informações da turma. |
Parte 3 de 4: Dados do Curso
Na "Parte 1 de 4", siga as instruções abaixo e observe a Figura 3:
1. Selecione o "Horário do Campus";
2. Selecione o "Calendário Acadêmico";
3. No campo "Seleção de Componentes", marque as disciplinas que farão parte da turma;
4. Clique no botão "Continuar";
Atenção: Se for cadastrar uma turma de Dependência (DP), escolha apenas o(s) diário(s) específico(s) que será(ão) inserido(s) nesta turma.
Figura 3: "Parte 3 de 4" do preenchimento das informações da turma. |
Parte 4 de 4: Dados do Curso
Na "Parte 4 de 4", serão exibidos as turmas e disciplinas que serão criados conforme ilustrado na Figura C.
Caso esteja tudo certo, marque a opção "Confirmação" e clique no botão "Finalizar".
Figura 3: "Parte 3 de 4" do preenchimento das informações da turma. |
Definição da "Sigla da Turma"
Após a geração da turma, é possível definir uma "Sigla da Turma", isso é importante para auxiliar a secretária e os professores a identificarem as turmas com mais facilidade.
Sendo assim, para a criação da "Sigla da Turma" o NTIC recomenda seguir a padronização apresentada abaixo. Essa padronização é importante para auxiliar a secretária e os professores a identificarem as turmas com mais facilidade. Desse modo, a "A Sigla da Turma" é formado pelas seguintes partes:
1) Identificador do curso: Previamente definido e anotado no cadastro de curso. Clique aqui para relembrar.
Ex.: "IFS_P_IINF"
2) Identificador do módulo da turma: Responsável por identificar qual o módulo da turma.
Ex.: 1
3) Identificação extra da turma (opcional): Utilizado para distinguir duas turmas do mesmo módulo ou indicar que um determinada turma é de "DP".
Ex.: E1
No caso do "Técnico", tendo como base a turma de "1º ano" do curso de “Técnico em Informática” do "Campus Inconfidentes", internamente conhecida como "E1", a "Sigla da Turma" ficaria da seguinte forma: “IFS_P_IINF_1_E1”.
No caso da "Graduação", tomando como base a turma de "1º Período" do curso de “Engenharia Ambiental" do "Campus Inconfidentes", a "Sigla da Turma" ficaria da seguinte forma: “IFS_P_GEAM_1”. Se fosse uma turma de "DP" por exemplo, ficaria da seguinte forma: “IFS_P_GEAM_1_DP”.
Selecionar turma
Na tela "Turmas", encontre as turma que foi gerada anteriormente aplicando os filtros adequadamente e em seguida clique no ícone "Alterar" como ilustrado na Figura V.
Figura 3: "Parte 3 de 4" do preenchimento das informações da turma. |
Preencher a "Sigla da Turma"
Será aberta a tela "Editar Turma" e nela, preencha a "Silga da Turma" e clique no botão "Salvar" como ilustrado na Figura X encontre as turma que foi gerada anteriormente aplicando os filtros adequadamente e em seguida clique no ícone "Alterar" como ilustrado na Figura V.
Figura 3: "Parte 3 de 4" do preenchimento das informações da turma. |
Figura 3: "Parte 3 de 4" do preenchimento das informações da turma. |
Nesse tutorial, será mostrado como criar as turmas de um novo período letivo. Após tê-lo concluído, você terá criado as turmas de diferentes períodos de um mesmo curso. Para criar turmas de outros cursos, é necessário refazê-lo.
1. Clique no menu "Ensino";
2. Selecione o item "Turmas e Diários";
3. Selecione o item "Turmas";
- 3 – Nesta tela, escolha o "Ano Letivo" (1), "Período Letivo" (2), "Tipo dos Componentes" (3), "Matriz do Curso" (4). Depois de tudo preenchido, clique no botão "Continuar" (5).
- 4 – Nesta tela, serão listados os períodos da matriz de acordo com a matriz escolhida. Assim, escolha as turmas que o semestre ou ano letivo terá.
- Se estiver, por exemplo, criando uma turma de primeiro período da matriz, no item "1º Período" informar o "Número de Turmas" que serão ofertadas de 1° período (1), escolher o "Turno" (2) e preencher o campo "Número de Vagas", que informa o número máximo que cada turma desse período terá (3).
- Se quiser criar várias turmas ao mesmo tempo continue preenchendo os outros campos dos outros períodos que também serão ofertados. Por fim, clique no botão "Continuar" (4).
- 5 – Escolher "Horário do Campus" (1), escolher "Calendário Acadêmico" (2), marcar as caixas de seleção de todos os componentes que farão parte das turmas (3) e clicar no botão "Continuar" (4).
IMPORTANTE:
- Se for cadastrar uma turma de Dependência (DP), escolha apenas o(s) diário(s) específico(s) que será(ão) inserido(s) nesta turma.
- 7 - Depois de gerada a turma, é possível alterar a sigla da mesma, para isso localize a turma gerada, aplicando os filtros de maneira adequada(1), posteriormente clique no item de edição(2):
- 8 - Após clicar no item de edição, anteriormente mencionado, altere a sigla da turma (1) de forma que a turma possa ser facilmente identificada. Essa identificação serve para facilitar e diferenciar as turmas existentes. Após fazer as alterações necessárias clique no Botão "Salvar"(2):