Gerar Turmas - SUAP EDU: mudanças entre as edições
Sem resumo de edição |
|||
Linha 50: | Linha 50: | ||
<p>1. Escolha o <b>"Ano Letivo"</b>;</p> | <p>1. Escolha o <b>"Ano Letivo"</b>;</p> | ||
<p>2. No campo <b>"Período Letivo"</b>, informe qual é o <b>"Semestre"</b>: <b>1</b> para <b>1º Semestre</b> e <b>2</b> para <b>2º Semestre</b>;</p> | <p>2. No campo <b>"Período Letivo"</b>, informe qual é o <b>"Semestre"</b>: <b>1</b> para <b>1º Semestre</b> e <b>2</b> para <b>2º Semestre</b>;</p> | ||
<p>3. Escolha o <b>"Tipo dos Componentes"</b> (Se serão "Obrigatórios | <p>3. Escolha o <b>"Tipo dos Componentes"</b> (Se serão "Obrigatórios" ou "Optativos");</p> | ||
<p>4. No campo <b>"Matriz/Curso"</b>, informe o nome da matriz de acordo com a nomenclatura definida no "Cadastro de Matrize". <b>Ex.:</b> "IFS_P_GEAM_AA_20191";</p> | <p>4. No campo <b>"Matriz/Curso"</b>, informe o nome da matriz de acordo com a nomenclatura definida no "Cadastro de Matrize". <b>Ex.:</b> "IFS_P_GEAM_AA_20191";</p> | ||
<p>5. Clique no botão <b>"Continuar"</b>;</p> | <p>5. Clique no botão <b>"Continuar"</b>;</p> |
Edição das 18h56min de 19 de novembro de 2018
Considerações Iniciais
Este tutorial orienta como criar turmas para um curso em um determinado período.
Acessar tela "Turmas"
Em seguida, para acessar a tela "Turmas", siga as instruções abaixo e observe a Figura 1:
1. Clique no menu "Ensino";
2. Selecione o item "Turmas e Diários";
3. Selecione o item "Turmas";
Figura 1: Acessar tela "Turmas". |
Acessar tela "Gerar Turmas"
Será aberta a tela "Turmas" e nela, clique no botão "Gerar Turmas" como ilustrado na Figura 2.
Figura 2: Acessar Edital de onde os alunos serão importados. |
Preencher as informações da turma
Parte 1 de 4: Dados do Curso
Será aberta a tela "Gerar Turmas" na "Parte 1 de 4" e nela, siga as instruções abaixo e observe a Figura 3:
1. Escolha o "Ano Letivo";
2. No campo "Período Letivo", informe qual é o "Semestre": 1 para 1º Semestre e 2 para 2º Semestre;
3. Escolha o "Tipo dos Componentes" (Se serão "Obrigatórios" ou "Optativos");
4. No campo "Matriz/Curso", informe o nome da matriz de acordo com a nomenclatura definida no "Cadastro de Matrize". Ex.: "IFS_P_GEAM_AA_20191";
5. Clique no botão "Continuar";
Figura 3: "Parte 1 de 4" do preenchimento das informações da turma. |
Parte 2 de 4:
Na "Parte 2 de 4", serão listados os "Períodos/Módulos" de acordo com a matriz do curso que foi escolhida como ilustrado na Figura X.
Nessa tela é possível criar turmas de 2 formas, escolha uma delas a seguir para continuar:
- Criar uma turma apenas: Utilizado no caso de criar uma turma regular de algum Período/Ano ou uma turma de DP por exemplo.
- Criar duas turmas ou mais ao mesmo tempo: Utilizado no caso dos cursos "Técnicos" onde é necessário criar duas turmas de "1º ano", como "1ºE1" e "1ºE2".
Criar uma turma apenas
Para criar apenas uma turma, deve-se:
1. Escolha a seção adequada, como "1º Período"por exemplo;
2. No campo "Nº de Turmas", selecione "1" para criar "1" (uma)" turma.
3. Selecione o "Turno" da turma;
4. Selecione o "Nº de Vagas" da turma;
5. Clique no botão "Continuar";
Criar duas turmas ou mais ao mesmo tempo
Para criar duas ou mais turmas ao mesmo tempo, deve-se:
1. Escolha a seção adequada, como "1º Período" por exemplo;
2. No campo "Nº de Turmas", selecione "2" para criar "2 (duas)" turma.
3. Selecione o "Turno" da turma;
4. Selecione o "Nº de Vagas" da turma;
5. Clique no botão "Continuar";
Figura 3: "Parte 2 de 4" do preenchimento das informações da turma. |
Nesse tutorial, será mostrado como criar as turmas de um novo período letivo. Após tê-lo concluído, você terá criado as turmas de diferentes períodos de um mesmo curso. Para criar turmas de outros cursos, é necessário refazê-lo.
1. Clique no menu "Ensino";
2. Selecione o item "Turmas e Diários";
3. Selecione o item "Turmas";
- 3 – Nesta tela, escolha o "Ano Letivo" (1), "Período Letivo" (2), "Tipo dos Componentes" (3), "Matriz do Curso" (4). Depois de tudo preenchido, clique no botão "Continuar" (5).
- 4 – Nesta tela, serão listados os períodos da matriz de acordo com a matriz escolhida. Assim, escolha as turmas que o semestre ou ano letivo terá.
- Se estiver, por exemplo, criando uma turma de primeiro período da matriz, no item "1º Período" informar o "Número de Turmas" que serão ofertadas de 1° período (1), escolher o "Turno" (2) e preencher o campo "Número de Vagas", que informa o número máximo que cada turma desse período terá (3).
- Se quiser criar várias turmas ao mesmo tempo continue preenchendo os outros campos dos outros períodos que também serão ofertados. Por fim, clique no botão "Continuar" (4).
- 5 – Escolher "Horário do Campus" (1), escolher "Calendário Acadêmico" (2), marcar as caixas de seleção de todos os componentes que farão parte das turmas (3) e clicar no botão "Continuar" (4).
IMPORTANTE:
- Se for cadastrar uma turma de Dependência (DP), escolha apenas o(s) diário(s) específico(s) que será(ão) inserido(s) nesta turma.
- 7 - Depois de gerada a turma, é possível alterar a sigla da mesma, para isso localize a turma gerada, aplicando os filtros de maneira adequada(1), posteriormente clique no item de edição(2):
- 8 - Após clicar no item de edição, anteriormente mencionado, altere a sigla da turma (1) de forma que a turma possa ser facilmente identificada. Essa identificação serve para facilitar e diferenciar as turmas existentes. Após fazer as alterações necessárias clique no Botão "Salvar"(2):