Cadastrar Cursos - SUAP EDU: mudanças entre as edições

De NTI Ajuda - IFSULDEMINAS Campus Inconfidentes
Sem resumo de edição
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<font size="3" color="#000000">
== Considerações Iniciais ==
<div style="border: 2px solid #d6d2c5; background-color: #f9f4e6; padding: 1em;  font-size: 16px;">
<p>Esse tutorial orienta como adicionar um curso.</p>
</div>
 
=== Preparativos  ===
<div style="border: 2px solid #d6d2c5; background-color: #f9f4e6; padding: 1em;  font-size: 16px;">
<p>Primeiramente, para a criação de cursos o NTIC recomenda seguir a padronização das <b>Tabela 1</b> e <b>Tabela 2</b> para definir o nome do curso. Essa padronização é importante para auxiliar as ferramentas de busca do SUAP, possibilitando também, a diferenciação dos itens criados entre os campi existentes. Esse padrão de nomenclatura servirá de base para os cadastros das matrizes e dos componentes.</p>
<p>Como será observado na <b>Tabela 1</b>, a sigla do curso deve ter exatamente 3 (três) caracteres. Ou seja, o curso <b>“Engenharia Agronômica”</b> deverá possuir a sigla <b>“EAG”</b>, <b>“Técnico em Informática”</b> possuirá a sigla <b>“INF”</b> e  <b>“Técnico Subsequente em Meio Ambiente”</b> possuirá a sigla <b>“MEA”</b> por exemplo.</p>
 
<table border="1" cellspacing="0" width="1100" align="center">
<tr style="text-align: center; background-color: #ccc">
<td colspan="6"> Tabela 1: Cursos Presenciais.</td>
</tr>
<tr style="text-align: center; background-color: #ccc">
<td>CURSO:</td>
<td>CAMPUS (3 letras):</td>
<td colspan="2">TIPO (1 letra):</td>
<td>SIGLA (3 letras):</td>
<td>EXEMPLO:</td>
</tr>
<tr>
<td>Engenharia Agronômica</td>
<td>IFS</td>
<td>G</td>
<td>Graduação</td>
<td>EAG</td>
<td>Engenharia Agronômica - IFS_GEAG</td>
</tr>
<tr>
<td>Técnico em Informática</td>
<td>IFS</td>
<td>I</td>
<td>Técnico Integrado</td>
<td>INF</td>
<td>Técnico em Informática - IFS_IINF</td>
</tr>
<tr>
<td>Técnico em Meio Ambiente</td>
<td>IFS</td>
<td>S</td>
<td>Técnico Subsequente</td>
<td>MEA</td>
<td>Técnico em Meio Ambiente - IFS_SMEA</td>
</tr>
</table>
<br>
 
<table border="1" cellspacing="0" width="1100" align="center">
<tr style="text-align: center; background-color: #ccc">
<td colspan="7"> Tabela 2: Cursos à distância.</td>
</tr>
<tr style="text-align: center; background-color: #ccc">
<td>CURSO:</td>
<td>POLO:</td>
<td>CAMPUS (3 letras):</td>
<td colspan="2">TIPO (1 letra):</td>
<td>SIGLA (3 letras):</td>
<td>EXEMPLO:</td>
</tr>
<tr style="text-align: center;">
<td>Licenciatura em Pedagogia UAB</td>
<td>Polo Campo Belo</td>
<td>IFS</td>
<td>G</td>
<td>Graduação</td>
<td>LPD</td>
<td>Licenciatura em Pedagogia UAB - Polo Campo Belo - IFS_LPD</td>
</tr>
</table>
<br>
 
<p>Por fim, o <b>“Identificador do curso”</b> será formatado como <b>"CAMPUS_TIPO+SIGLA"</b>. Exemplo: <b>"IFS_GEAG"</b>, onde <b>"IFS"</b> é o campus, <b>"G"</b> é o tipo de curso e <b>"EAG"</b> é a sigla do curso. </p>
<p>Anote o <b>“Identificador do curso”</b>, pois ele será utilizados nesse tutorial para definir o nome do curso e posteriormente para para compor o cadastro da matriz e componentes.</p>
 
</div>




== Acessar tela "Cursos" ==
<div style="border: 2px solid #d6d2c5; background-color: #f9f4e6; padding: 1em;  font-size: 16px;">
<div style="border: 2px solid #d6d2c5; background-color: #f9f4e6; padding: 1em;  font-size: 16px;">
<p>Antes de prosseguir, o NTIC recomenda que tenha sido feito os <b>"Preparativos"</b> indicados anteriormente e o <b>"Identificador do curso"</b> tenha sido anotado.</p><br>
<p>Em seguida, para acessar a tela <b>"Cursos"</b>, siga as instruções abaixo e observe a <b>Figura 1</b>:</p>
<p>1. Clique no menu <b>"Ensino"</b>;</p>
<p>1. Clique no menu <b>"Ensino"</b>;</p>
<p>2. Selecione o item <b>"Cursos, Matrizes e Componentes"</b>;</p>
<p>2. Selecione o item <b>"Cursos, Matrizes e Componentes."</b>;</p>
<p>3. Selecione o item <b>"Cursos"</b>;</p>
<p>3. Selecione o item <b>"Cursos"</b>;</p>
</div>
</div>


<poem style="border: 2px solid #d6d2c5; background-color: #f9f4e6; padding: 1em;">
<table border='0' style="width:100%;">
[[Arquivo:Cadastrar Curso 01.PNG|1000px]]</poem>
<tr>
<td valign="top" align='center'>
<b>Figura 2:</b> Acessar tela "Cursos".
</td>
</tr>
<tr>
<td valign="top" align='center'>
[[Arquivo:Cadastrar Curso 01.PNG|1000px]]
</td>
</tr>
</table>


== Acessar tela "Adicionar Curso" ==
<div style="border: 2px solid #d6d2c5; background-color: #f9f4e6; padding: 1em;  font-size: 16px;">
<p>Em seguida será aberta a tela <b>"Cursos"</b> e nela, clique no botão <b>"Adicionar Curso"</b> como ilustrados na <b>Figura 2</b>.</p>
</div>


<poem style="border: 2px solid #d6d2c5; background-color: #f9f4e6; padding: 1em;">* '''Na tela em que se abrir, clique em "Adicionar Curso".'''<BR>
<table border='0' style="width:100%;">
[[Arquivo:Cadastrar Curso 02.PNG|1000px]]</poem>
<tr>
<td valign="top" align='center'>
<b>Figura 2:</b> Clicar no botão "Adicionar Curso".
</td>
</tr>
<tr>
<td valign="top" align='center'>
[[Arquivo:Cadastrar Curso 02.PNG|1000px]]
</td>
</tr>
</table>


== Preencher informações do "Curso" ==
<div style="border: 2px solid #d6d2c5; background-color: #f9f4e6; padding: 1em;  font-size: 16px;">
<p>Será aberta a tela <b>"Adicionar Curso"</b> como ilustrado na <b>Figura 3</b>. Logo após essa figura, estão indicados quais campos devem ser preenchidos.</p>
<p></p>
</div>


<poem style="border: 2px solid #d6d2c5; background-color: #f9f4e6; padding: 1em;">* '''Na nova tela, preencha os campos necessários para o cadastro do curso.'''<br>
<table border='0' style="width:100%;">
* '''<b>Sugestão de Nomenclatura de Curso:</b> (Nome do Curso - Sigla), na qual 'Sigla' é composta por Campus_Tipo_SigladoCurso.
<tr>
* '''Ex: Licenciatura em Matemática - IFS_G_LMA.'''
<td valign="top" align='center'>
* '''Se for um curso EAD, deve-se colocar: (Nome - Polo - Sigla), na qual 'Sigla' é composta por Campus_Tipo_SigladoCurso.
<b>Figura 3:</b> Preencher informações do "Curso".
* '''Ex: Licenciatura em Pedagogia UAB - Polo Campo Belo - IFS_G_LPD. '''<br>
</td>
*<font size="3" color="#DF0101"> '''OBS: O código do curso deverá ser o mesmo do Ifvest.'''
</tr>
*'''No campo "Perfil Profissional", se for um curso técnico ou de tecnologia, preencher com o que consta no catálogo de cursos técnicos e de tecnologia.'''</font><BR>
<tr>
<td valign="top" align='center'>
[[Arquivo:Cadastrar Curso 03.PNG|1000px]]
[[Arquivo:Cadastrar Curso 03.PNG|1000px]]
</td>
</tr>
</table>


[[Arquivo:Cadastrar Curso 04A.PNG|1000px]]
</poem>


=== Seção "Identificação" ===
<div style="border: 2px solid #d6d2c5; background-color: #f9f4e6; padding: 1em;  font-size: 16px;">
<p>Na seção <b>"Identificação"</b>, preencha os seguintes campos: </p>
* <p><b>Descrição;</b></p>
* <p><b>Descrição no Diploma e Histórico;</b></p>
* <p><b>Código Giz:</b> <font size="3" color="red">(Informar o mesmo código do GIZ. Isso é importante para poder importar os alunos do Giz para o SUAP durante a migração)</font>;</p>
</div><br>




<poem style="border: 2px solid #d6d2c5; background-color: #f9f4e6; padding: 1em;">* '''Logo após ter preenchido todos os campos necessários, clique em "Salvar".'''<BR>
[[Arquivo:Cadastrar Curso 06.PNG|1000px]]</poem>


</font>
=== Seção "Dados da Criação" ===
<div style="border: 2px solid #d6d2c5; background-color: #f9f4e6; padding: 1em;  font-size: 16px;">
<p>Na seção <b>"Dados da Criação"</b>, preencha os seguintes campos: </p>
<p><b>- Ano letivo;</b></p>
<p><b>- Período letivo;</b></p>
<p><b>- Data de início;</b></p>
<p><b>- Ativo:</b> Marque ativo;</p>
</div><br>
 
=== Seção "Coordenação" ===
<div style="border: 2px solid #d6d2c5; background-color: #f9f4e6; padding: 1em;  font-size: 16px;">
<p>Na seção <b>"Coordenação"</b>, preencha os seguintes campos: </p>
<p><b>- Coordenador;</b></p>
<p><b>- Nº Portaria;</b></p>
</div><br>
 
=== Seção "Dados Gerais" ===
<div style="border: 2px solid #d6d2c5; background-color: #f9f4e6; padding: 1em;  font-size: 16px;">
<p>Na seção <b>"Dados Gerais"</b>, preencha os seguintes campos: </p>
<p><b>- Código:</b> <font size="3" color="red">(Informar o mesmo código do IFVEST - Sistema de Vestibular. Isso é importante para poder importar os alunos e facilitar o processo de matrícula quando a inscrição do aluno tiver sido pelo IFVEST)</font>;</p>
<p><b>- Natureza de participação;</b></p>
<p><b>- Modalidade de Ensino;</b></p>
<p><b>- Periodicidade;</b></p>
<p><b>- Diretoria;</b></p>
<p><b>- Exige enade:</b> Marque essa opção caso o curso exija enade;</p>
<p><b>- Exige colação de grau: </b>Marque essa opção caso o curso exija colação de grau;</p>
<p><b>- Certificado/Diploma Emitido pelo Campus </b>Marque essa opção caso o curso terá certificado emitido pelo campus;</p>
<p><b>- Perfil Profisional:</b> Informe em casos que o "Perfil Profsisonal" deva sair no histórico.</p>
</div><br>
 
=== Seção "Ato Normativo" ===
<div style="border: 2px solid #d6d2c5; background-color: #f9f4e6; padding: 1em;  font-size: 16px;">
<p>Na seção <b>"Ato Normativo"</b>, preencha os seguintes campos: </p>
<p><b>- Documentação de Criação;</b></p>
<p><b>- Data de criação;</b></p>
</div><br>
 
=== Seção "Ato de Reconhecimento" ===
<div style="border: 2px solid #d6d2c5; background-color: #f9f4e6; padding: 1em;  font-size: 16px;">
<p>Na seção <b>"Ato de Reconhecimento"</b>, preencha os seguintes campos: </p>
<p><b>- Descrição;</b></p>
<p><b>- Data;</b></p>
</div><br>
 
=== Seção "Título de Certificado de Conclusão" ===
<div style="border: 2px solid #d6d2c5; background-color: #f9f4e6; padding: 1em;  font-size: 16px;">
<p>Na seção <b>"Título de Certificado de Conclusão"</b>, preencha os seguintes campos: </p>
<p><b>- Masculino;</b></p>
<p><b>- Feminino;</b></p>
</div><br>
 
=== Salvar informações ===
<div style="border: 2px solid #d6d2c5; background-color: #f9f4e6; padding: 1em;  font-size: 16px;">
<p>Após preencher corretamente todos os campos anteriores, basta clicar no botão <b>"Salvar"</b> no final da tela.</p>
</div><br>

Edição das 17h44min de 12 de novembro de 2018

Considerações Iniciais

Esse tutorial orienta como adicionar um curso.

Preparativos

Primeiramente, para a criação de cursos o NTIC recomenda seguir a padronização das Tabela 1 e Tabela 2 para definir o nome do curso. Essa padronização é importante para auxiliar as ferramentas de busca do SUAP, possibilitando também, a diferenciação dos itens criados entre os campi existentes. Esse padrão de nomenclatura servirá de base para os cadastros das matrizes e dos componentes.

Como será observado na Tabela 1, a sigla do curso deve ter exatamente 3 (três) caracteres. Ou seja, o curso “Engenharia Agronômica” deverá possuir a sigla “EAG”, “Técnico em Informática” possuirá a sigla “INF” e “Técnico Subsequente em Meio Ambiente” possuirá a sigla “MEA” por exemplo.

Tabela 1: Cursos Presenciais.
CURSO: CAMPUS (3 letras): TIPO (1 letra): SIGLA (3 letras): EXEMPLO:
Engenharia Agronômica IFS G Graduação EAG Engenharia Agronômica - IFS_GEAG
Técnico em Informática IFS I Técnico Integrado INF Técnico em Informática - IFS_IINF
Técnico em Meio Ambiente IFS S Técnico Subsequente MEA Técnico em Meio Ambiente - IFS_SMEA


Tabela 2: Cursos à distância.
CURSO: POLO: CAMPUS (3 letras): TIPO (1 letra): SIGLA (3 letras): EXEMPLO:
Licenciatura em Pedagogia UAB Polo Campo Belo IFS G Graduação LPD Licenciatura em Pedagogia UAB - Polo Campo Belo - IFS_LPD


Por fim, o “Identificador do curso” será formatado como "CAMPUS_TIPO+SIGLA". Exemplo: "IFS_GEAG", onde "IFS" é o campus, "G" é o tipo de curso e "EAG" é a sigla do curso.

Anote o “Identificador do curso”, pois ele será utilizados nesse tutorial para definir o nome do curso e posteriormente para para compor o cadastro da matriz e componentes.


Acessar tela "Cursos"

Antes de prosseguir, o NTIC recomenda que tenha sido feito os "Preparativos" indicados anteriormente e o "Identificador do curso" tenha sido anotado.


Em seguida, para acessar a tela "Cursos", siga as instruções abaixo e observe a Figura 1:

1. Clique no menu "Ensino";

2. Selecione o item "Cursos, Matrizes e Componentes.";

3. Selecione o item "Cursos";

Figura 2: Acessar tela "Cursos".

Acessar tela "Adicionar Curso"

Em seguida será aberta a tela "Cursos" e nela, clique no botão "Adicionar Curso" como ilustrados na Figura 2.

Figura 2: Clicar no botão "Adicionar Curso".

Preencher informações do "Curso"

Será aberta a tela "Adicionar Curso" como ilustrado na Figura 3. Logo após essa figura, estão indicados quais campos devem ser preenchidos.

Figura 3: Preencher informações do "Curso".


Seção "Identificação"

Na seção "Identificação", preencha os seguintes campos:

  • Descrição;

  • Descrição no Diploma e Histórico;

  • Código Giz: (Informar o mesmo código do GIZ. Isso é importante para poder importar os alunos do Giz para o SUAP durante a migração);



Seção "Dados da Criação"

Na seção "Dados da Criação", preencha os seguintes campos:

- Ano letivo;

- Período letivo;

- Data de início;

- Ativo: Marque ativo;


Seção "Coordenação"

Na seção "Coordenação", preencha os seguintes campos:

- Coordenador;

- Nº Portaria;


Seção "Dados Gerais"

Na seção "Dados Gerais", preencha os seguintes campos:

- Código: (Informar o mesmo código do IFVEST - Sistema de Vestibular. Isso é importante para poder importar os alunos e facilitar o processo de matrícula quando a inscrição do aluno tiver sido pelo IFVEST);

- Natureza de participação;

- Modalidade de Ensino;

- Periodicidade;

- Diretoria;

- Exige enade: Marque essa opção caso o curso exija enade;

- Exige colação de grau: Marque essa opção caso o curso exija colação de grau;

- Certificado/Diploma Emitido pelo Campus Marque essa opção caso o curso terá certificado emitido pelo campus;

- Perfil Profisional: Informe em casos que o "Perfil Profsisonal" deva sair no histórico.


Seção "Ato Normativo"

Na seção "Ato Normativo", preencha os seguintes campos:

- Documentação de Criação;

- Data de criação;


Seção "Ato de Reconhecimento"

Na seção "Ato de Reconhecimento", preencha os seguintes campos:

- Descrição;

- Data;


Seção "Título de Certificado de Conclusão"

Na seção "Título de Certificado de Conclusão", preencha os seguintes campos:

- Masculino;

- Feminino;


Salvar informações

Após preencher corretamente todos os campos anteriores, basta clicar no botão "Salvar" no final da tela.