Assinar Documento Eletrônico - SUAP EDU: mudanças entre as edições

De NTI Ajuda - IFSULDEMINAS Campus Inconfidentes
Linha 51: Linha 51:
<p> Em seguida será necessário clicar no link como mostra o balão de destaque (2); </p>
<p> Em seguida será necessário clicar no link como mostra o balão de destaque (2); </p>
<br>
<br>
<p><b>IMPORTANTE: caso não encontre a notificação no quadro de <b>"Notificações Não lidas"</b> será necessário clicar no botão de destaque(3)</b>, e após clicar em no botão é só procurar a mensagem como no item de destaque (1).</p>
<p><b>IMPORTANTE:</b> caso não encontre a notificação no quadro de <b>"Notificações Não lidas"</b> será necessário clicar no botão de destaque(3). Após clicar no botão é só procurar a mensagem como no item de destaque (1).</p>
</div>
</div>


Linha 66: Linha 66:
</tr>
</tr>
</table>
</table>


== Assinando o Documento ==
== Assinando o Documento ==

Edição das 12h20min de 7 de outubro de 2022

Considerações Iniciais

Esse tutorial orienta a como assinar um documento eletrônico via SUAP EDU.

Acessando o ID@IFSULDEMINAS

Em seu navegador, abra o link a seguir: id.ifsuldeminas.edu.br


Acessando o SUAP

Figura 1: Como fazer login?

Acessando as notificações do SUAP

Após logar no SUAP com sua matrícula/ra e com a senha cadastrada, clique no ícone em destaque:

Figura 2: Acessando as notificações

Acessando as notificações do SUAP

Após acessar as notificações do SUAP, ache nas notificações a mensagem "Documento Eletrônico: Solicitação de Assinatura" e clique em cima da mensagem, como mostra o destaque (1);

Em seguida será necessário clicar no link como mostra o balão de destaque (2);


IMPORTANTE: caso não encontre a notificação no quadro de "Notificações Não lidas" será necessário clicar no botão de destaque(3). Após clicar no botão é só procurar a mensagem como no item de destaque (1).

Figura 3: Acessando o documento

Assinando o Documento

Ao abrir o documento eletrônico, basta clicar no botão de destaque da "Figura 4" e selecionar a opção de "Assinar -> com Senha".

Figura 4: Acessando o documento

Assinando o Documento

Para finalizar a assinatura é necessário seguir os dois passos mostrados na figura 5:

1° passo: clicar no botão "Definir Identificador";

2° passo: digitar a "senha do SUAP" e depois clicar em "Assinar Documento".

Figura 5: Finalizando a assinatura do documento