Sistema Restaurante Estudantil: mudanças entre as edições

De NTI Ajuda - IFSULDEMINAS Campus Inconfidentes
Linha 406: Linha 406:
== Cadastro de Usuários/Pessoas do Sistema ==
== Cadastro de Usuários/Pessoas do Sistema ==
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Nessa sessão você poderá adicionar um preço para a refeição de cada grupo e também restringi-la, caso um grupo não possa realizar uma determinada refeição:  
Aqui será cadastrado os usuários do sistema [alunos, servidores, visitantes, terceirizados]:
# Na imagem mostra que o valor da Refeição do grupo Aluno de Curso Superior foi definido á R$3,00;
 
# Caso o Grupo Aluno de Curso Superior não pudesse fazer a refeição do almoço, seria necessário marcar a caixinha em destaque <b>Restringir</b>;
# Nome do Usuário;
# Após configurar o valor da refeição ou a restrição, clique em <b>Alterar</b>.
# Identificador (REVISAR);
# Data de Nascimento;
# Email pessoal;
# Telefone;
# CPF;
# Foto;
# Grupo
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Edição das 11h53min de 8 de novembro de 2021

Acessando o sistema Conta Restaurante Estudantil

Em seu navegador, abra o link a seguir: contare.ifs.ifsuldeminas.edu.br


Tela inicial do sistema Conta Restaurante Estudantil

A tela inicial do sistema é dividida em duas partes, uma sobre configuração e alimentação do sistema e a outra sobre consulta da movimentação do saldo dos usuários do restaurante estudantil.

Figura 1: Tela inicial


Fazer login na sessão administrativa do sistema (REVISAR)

Explicação de como fazer login no sistema.

Figura 2: Fazer login


Configuração inicial do sistema - Parâmetros

Para acessar a tela de Parâmetros clique em:

  1. Clique em Cadastro no menu superior;
  2. Depois em Parâmetros.

Figura 3: Acessando a tela de Parâmetros do sistema.


Configuração inicial do sistema - Parâmetros do Sistema

  1. Primeiro configurar se o usuário do refeitório pode realizar a repetição das refeições;
  2. Segundo será colocar o tempo de revisão da venda;
  3. Terceiro, qual será o valor máximo que o usuário poderá comprar de refeições.

Figura 4:


Configuração inicial do sistema - Operadores

Para acessar a tela de Operadores clique em:

  1. Clique em "Cadastro" no menu superior;
  2. Depois em "Operadores".


Como mostra a Figura 6:

  1. Clique em Cadastrar, como mostra na "figura 6" no balão em destaque 1;
  2. E no balão de destaque 2 estará os operadores já criados no sistema.
  3. Caso queira editar ou excluir um operador, clique nos botões em destaque no balão 3;

OBS: Caso o operador já tenha utilizado o sistema, não será possível a exclusão.

Figura 5: Acessando a tela de Operadores do sistema.

Figura 6:


Adicionando Operadores do sistema (REVISAR)

  1. Nome do Operador do sistema;
  2. Nome/Usuário que será utilizado para logar no sistema;
  3. Senha para logar no sistema;
  4. Confirmação da senha;
  5. No campo Habilitado você poderá escolher se o "Usuário" está "habilitado no sistema" ou se está "bloqueado", o bloqueado poderá ser utilizado caso o usuário seja dispensado de utilizar o sistema;
  6. Perfil poderá ser "Super Admin, Administrador ou Vendedor";
  7. Módulo para acesso, poderá ser "Todos os módulos(Geral), Conta RE, Refeitório ou Tesouraria".


OBS: Para o cadastro do operador funcionar será necessário criar o perfil do operador em conjunto com a tabela 1.

Figura 7: Cadastro de Operador

Tabela 1: Perfis dos operadores do sistema



Configuração inicial do sistema - Definir os Grupos

Para acessar a tela de Grupos clique em:

  1. "Cadastro" no menu superior;
  2. Depois em "Grupos".


Para cadastrar um novo Grupo:

  1. Clique em Cadastrar, como mostra na "figura 9" no balão em destaque 1;
  2. Caso queira editar ou excluir um grupo, clique nos botões mostrado no balão em destaque 3;
  3. E no balão de destaque 3 estará os grupos já criados.

OBS: Caso o grupo já tenha sido utilizado, não será possível a exclusão

Figura 8: Acessando a tela de Grupos do sistema.

Figura 9:


Cadastrando um Grupo

Será definido o tipo de crédito ou débito liberado por módulo do sistema:

  1. Primeiro campo é o nome do grupo;
  2. Segundo campo é se o grupo é interno da instituição ou se ser é externo;
  3. Após isso clique em cadastrar para finalizar o cadastro.

Figura 10:


Configuração inicial do sistema - Definir as Operações

Para acessar a tela de Operações clique em:

  1. "Cadastro" no menu superior;
  2. Depois em "Operações".


Para cadastrar uma nova Operação:

  1. Clique em Cadastrar, como mostra na "figura 11" no balão em destaque 1;
  2. No balão de destaque 3 estará as operações já criadas;
  3. Caso queira editar ou excluir uma operação, clique nos botões mostrado no balão em destaque 3;

OBS: Caso a operação já tenha sido utilizada, não será possível a exclusão.

Figura 11: Acessando a tela de Grupos do sistema.

Figura 12:


Cadastrando uma Operação

Será definido o tipo de crédito ou débito liberado por módulo do sistema

  1. Primeiro campo é a descrição da operação;
  2. Segundo campo é se o tipo da operação é de crédito ou débito;
  3. Depois escolha o módulo que essa operação irá pertencer;
  4. Após isso clique em cadastrar.

Figura 4:


Configurações do Restaurante Estudantil - Definir as Refeições

Para acessar a tela de Refeições clique em:

  1. "Cadastro" no menu superior;
  2. Depois em "Refeições".


Para cadastrar uma nova Operação:

  1. Para cadastrar um nova refeição, clique em "Cadastrar", como mostra a "figura 16" no balão em destaque 1;
  2. As refeições que já foram criadas estará disponíveis na "figura 16" no balão em destaque 2;
  3. Caso queira editar ou excluir uma Refeição, clique nos botões mostrado no balão em destaque 3;

OBS: Caso a refeição já tenha sido utilizada, não será possível a exclusão.

Figura 8:

Figura 13:


Cadastrando uma Refeição

Aqui será definido o preço de cada refeição por cada grupo.

  1. Primeiro campo é a descrição da refeição;
  2. Segundo campo é a unidade de medida, se a refeição é por unidade ou kilo;
  3. Depois escolha se a refeição está habilitada ou bloqueada. O status bloqueado será utilizado quando uma refeição for criada e não for utilizada mais;
  4. Após isso clique em cadastrar.

Figura 17: Cadastro das Refeições


Definindo o preço de uma refeição

Aqui será definido o preço de cada refeição por cada grupo. Para isso clique em Definir preço como mostra a Figura 18.

Após seguir o passo da figura 18, irá aparecer a tela seguinte se já houver alguma definição de preço para aquela refeição, para continuar com a definição do preço clique em Definir preço como mostra a Figura 19.

Figura 18:

Figura 19:


Definindo o preço de uma refeição

Nessa sessão você poderá adicionar um preço para a refeição de cada grupo e também restringi-la, caso um grupo não possa realizar uma determinada refeição:

  1. Na imagem mostra que o valor da Refeição do grupo Aluno de Curso Superior foi definido á R$3,00;
  2. Caso o Grupo Aluno de Curso Superior não pudesse fazer a refeição do almoço, seria necessário marcar a caixinha em destaque Restringir;
  3. Após configurar o valor da refeição ou a restrição, clique em Alterar.

Figura 19:


Movimentação do Sistema - Cadastro de Pessoas/Usuários

Para acessar a tela de Refeições clique em:

  1. "Cadastro" no menu superior;
  2. Depois em "Pessoas".


Ações na página Pessoas:

  1. Para cadastrar um nova refeição, clique em "Cadastrar";
  2. Caso queira buscar algum usuário, clique em "Buscar";
  3. Os usuários que já foram criados estarão disponíveis na tabela da "figura 16" no balão em destaque 2;
  4. Caso queira editar, excluir ou consultar o saldo do usuário de forma rápida, clique nos botões em destaque no balão 3.


OBS: Caso o usuário já tenha utilizado o sistema, não será possível a exclusão.

Figura 8:

Figura 13:



Cadastro de Usuários/Pessoas do Sistema

Aqui será cadastrado os usuários do sistema [alunos, servidores, visitantes, terceirizados]:

  1. Nome do Usuário;
  2. Identificador (REVISAR);
  3. Data de Nascimento;
  4. Email pessoal;
  5. Telefone;
  6. CPF;
  7. Foto;
  8. Grupo

Figura 19: