Cadastrar Componentes - SUAP EDU: mudanças entre as edições
Sem resumo de edição |
Sem resumo de edição |
||
Linha 18: | Linha 18: | ||
[[Arquivo:Cadastrar Componentes 05.JPG|1100px]] <BR> | [[Arquivo:Cadastrar Componentes 05.JPG|1100px]] <BR> | ||
'''5.1 Campo Descrição:''' digite o nome da disciplina. | '''5.1 Campo Descrição:''' digite o nome da disciplina. Sugere-se para a padronização deste campo a seguinte notação: nome do componente - Campus_Tipo_Sigla do Curso_Identificador_Ano Semestre que Iniciou o Uso no Semestre | ||
<table border='2' style="width:100%;"> | |||
<tr> | |||
<th>Exemplo de Padronização:</th> | |||
</tr> | |||
<tr> | |||
<td>Nome do Componente</td> | |||
<td>Fundamentos da Matemática</td> | |||
</tr> | |||
<tr> | |||
<td>Sigla do Campus</td> | |||
<td>IFS</td> | |||
</tr> | |||
<tr> | |||
<td>Tipo do Curso</td> | |||
<td>G</td> | |||
</tr> | |||
<tr> | |||
<td>Sigla do Curso</td> | |||
<td>LMAT</td> | |||
</tr> | |||
<tr> | |||
<td>Identificador</td> | |||
<td>M</td> | |||
</tr> | |||
</table> | |||
'''5.2 Campo Descrição no Diploma e Histórico:''' transfere o nome digitado no campo 5.1, permitindo que seja mantido o nome anteriormente colocado, ou sua edição. | '''5.2 Campo Descrição no Diploma e Histórico:''' transfere o nome digitado no campo 5.1, permitindo que seja mantido o nome anteriormente colocado, ou sua edição. |
Edição das 13h00min de 6 de novembro de 2018
Para cadastrar um componente, isto é, uma disciplina, siga o tutorial abaixo.
- Clicar no módulo ENSINO(1), clicar em Cursos, Matrizes e Componentes(2), escolher o item Componentes(3).
- Para preencher os campos dessa tela, observe a legenda após a imagem:
5.1 Campo Descrição: digite o nome da disciplina. Sugere-se para a padronização deste campo a seguinte notação: nome do componente - Campus_Tipo_Sigla do Curso_Identificador_Ano Semestre que Iniciou o Uso no Semestre
Exemplo de Padronização: | |
---|---|
Nome do Componente | Fundamentos da Matemática |
Sigla do Campus | IFS |
Tipo do Curso | G |
Sigla do Curso | LMAT |
Identificador | M |
5.2 Campo Descrição no Diploma e Histórico: transfere o nome digitado no campo 5.1, permitindo que seja mantido o nome anteriormente colocado, ou sua edição.
5.3 Campo Abreviatura: seguir norma advinda da matriz do curso, ou abreviatura preexistente.
5.4 Campo Tipo do Componente:
a) Eletiva: esta opção deve ser escolhida quando o aluno deseja cursar uma disciplina de outro curso.
b) Estágio Obrigatório: esta opção deve ser escolhida quando for cadastrar um estágio obrigatório.
c) Obrigatório: disciplina não optativa.
d) Optativa: disciplina não obrigatória.
e) TCC: Trabalho de Conclusão de Curso.
5.5 Ementa: texto contido no PPC do curso.
5.6 Diretoria: lugar onde o componente vai ser inserido.
5.7 Nível de Ensino:
a) Fundamental;
b) Graduação;
c) Médio;
d) Pós-graduação.
5.8 Está ativo: verificação se o componente está ativo.
Carga Horária
5.9 Hora/relógio: carga horária total da disciplina. Exemplo: 72,40 significa que a disciplina tem 72 horas e quarenta minutos.
5.10 Hora/aula: quantidade total de aulas. Exemplo: 40 significa que a disciplina deve ter 40 aulas.
5.11 Qtd. de créditos: campo apenas utilizado nos cursos da modalidade stricto sensu, em todos os outros coloca-se "0".
Dados Extras
5.12 Campo Observação: deverá ser preenchido quando houver alguma observação referente ao componente que está sendo inserido.
Botão Salvar: inclui o componente.
Botão Salvar e adicionar outro(a): inclui o componente atual e adiciona outro.
Botão Salvar e continuar editando: este botão permite salvar e continuar editando a inclusão do componente.