Como gerar o Arquivo de Importação: mudanças entre as edições

De NTI Ajuda - IFSULDEMINAS Campus Inconfidentes
 
(20 revisões intermediárias pelo mesmo usuário não estão sendo mostradas)
Linha 51: Linha 51:
== Campos obrigatórios ==
== Campos obrigatórios ==
<div style="border: 2px solid #d6d2c5; background-color: #f9f4e6; padding: 1em;">
<div style="border: 2px solid #d6d2c5; background-color: #f9f4e6; padding: 1em;">
<font color='red'><b> Observação: Alguns dados só estão disponíveis para pessoas que tem acesso a parte pedagógica do SUAP. (Ex: secretarias, coordenação pedagógica, entre outros perfis) </b> </font></p><br>
<p>Para realizar a importação os campos abaixo devem ser marcados:</p>
<p>Para realizar a importação os campos abaixo devem ser marcados:</p>


Linha 101: Linha 104:
<div style="border: 2px solid #d6d2c5; background-color: #f9f4e6; padding: 1em;">
<div style="border: 2px solid #d6d2c5; background-color: #f9f4e6; padding: 1em;">


<font color='red'><b>Observação importante antes de salvar o arquivo em .csv: Conferir se o nome das colunas estão iguais a planilha xls exportada do SUAP.</b></font>
<font style="font-size: 20px; color:red;"> <b> Observação importante antes de salvar o arquivo em extensão .csv: Conferir se o "nome das colunas está idêntico" a planilha xls exportada do SUAP. </b> </font>


<p>Para conseguir realizar a importação do arquivo, o arquivo deverá ter a extensão .csv. Abaixo contém as instruções para salvar o arquivo gerado em "xls" para "csv":</p>
<p>Para conseguir realizar a importação do arquivo, o arquivo deverá ter a extensão .csv. Abaixo contém as instruções para salvar o arquivo gerado em "xls" para "csv":</p>
Linha 114: Linha 117:
## Clique em <b>OK</b>.
## Clique em <b>OK</b>.
</div>
</div>
== Caso o arquivo seja criado do zero e não extraído do SUAP ==
<div style="border: 2px solid #d6d2c5; background-color: #f9f4e6; padding: 1em;">
<font style="font-size: 20px; color:red;"> <b> Observação importante: as colunas do arquivo devem estar na seguinte ordem: </b> </font>
<p><b>Nome; CPF; Data de Nascimento; Email Pessoal; Telefone.</b></p>
<font style="font-size: 20px; color:red;"> <b> Outra informação importante: O arquivo deve conter na primeira linha o nome das colunas, e deve ser igual ao que está escrito na Figura 5:</b></font>
</div>
<table border='0' style="width:100%;">
<tr>
<td valign="top" align='center'>
<b>Figura 5:</b>  Como deve começar o arquivo.
</td>
</tr>
<tr>
<td valign="top" align='center'>
[[Arquivo:Listagem-ContaRE-5.2.png|950px]]
</td>
</tr>
</table>


== Após finalizar o arquivo csv ==
== Após finalizar o arquivo csv ==
<div style="border: 2px solid #d6d2c5; background-color: #f9f4e6; padding: 1em;">
<div style="border: 2px solid #d6d2c5; background-color: #f9f4e6; padding: 1em;">
<b>Após finalizar será necessário voltar ao tutorial anterior para enviar o arquivo csv: [https://nti.ifs.ifsuldeminas.edu.br/wiki-publico/index.php?title=Sistema_Restaurante_Estudantil#Movimenta.C3.A7.C3.A3o_do_Sistema_-_Cadastro_de_Pessoas.2FUsu.C3.A1rios_por_meio_de_Importa.C3.A7.C3.A3o Incluir o arquivo csv]</b>
<b>Após finalizar será necessário voltar ao tutorial anterior para enviar o arquivo criado nesse tutorial: [https://nti.ifs.ifsuldeminas.edu.br/wiki-publico/index.php?title=Sistema_Restaurante_Estudantil#Movimenta.C3.A7.C3.A3o_do_Sistema_-_Cadastro_de_Pessoas.2FUsu.C3.A1rios_por_meio_de_Importa.C3.A7.C3.A3o Incluir o arquivo csv]</b>


</div>
</div>

Edição atual tal como às 17h22min de 14 de fevereiro de 2023

Arquivo de Importação csv

Esse tutorial explicará como exportar e criar o arquivo para a importação.

Acessando o SUAP EDU

Primeiro será necessário exportar uma planilha xls gerada no SUAP EDU.

Em seu navegador, abra o link a seguir: suap.ifsuldeminas.edu.br e logue com suas credenciais do SUAP

Acessar tela "Listagem de Alunos"

Para acessar a tela "Listagem de Alunos", siga as instruções abaixo e observe a Figura 1:

1. Clique no menu "Ensino";

2. Selecione o item "Relatórios";

3. Selecione o item "Listagem de Alunos".

Figura 1: Página Listagem de alunos".

Aplicar os filtros desejados

Será aberta a tela "Listagem de Alunos" como ilustrado na Figura 2.

Figura 2: Aplicação dos "Filtros de Pesquisa".

Campos obrigatórios

Observação: Alguns dados só estão disponíveis para pessoas que tem acesso a parte pedagógica do SUAP. (Ex: secretarias, coordenação pedagógica, entre outros perfis)


Para realizar a importação os campos abaixo devem ser marcados:

1. CPF; Informação importante: conferir se todos as pessoas que estão na lista estão com o campo cpf preenchido.

2. Data de Nascimento;

3. Email pessoal;

4. Telefone.

Lembrando que por padrão no relatório já vem a "matrícula" e o "nome do aluno".

Figura 3: Campos obrigatórios.

Gerando o relatório XLS"

Clique no botão "Exportar para XLS";

Figura 4: Salvando o arquivo.


Após clicar em gerar relatório xls será gerado um arquivo em seu computador.

Ajustando o arquivo para a importação

Observação importante antes de salvar o arquivo em extensão .csv: Conferir se o "nome das colunas está idêntico" a planilha xls exportada do SUAP.

Para conseguir realizar a importação do arquivo, o arquivo deverá ter a extensão .csv. Abaixo contém as instruções para salvar o arquivo gerado em "xls" para "csv":

  1. Abra o arquivo no aplicativo LibreOffice;
  2. Clique em Arquivo;
  3. Depois em Salvar como;
  4. Escreva o nome do arquivo, escolha a pasta onde quer salvar e o mais importante não esquecer de mudar a extensão do arquivo para Texto CSV(.csv);
  5. Após clicar em Salvar irá abrir a tela "Exportar arquivo de texto";
    1. No campo Conjunto de caracteres encontrar a opção que contém ISO8859-1
    2. Delimitador de campo deverá colocar uma (,);
    3. Delimitador do texto será necessário deixar em branco;
    4. Clique em OK.


Caso o arquivo seja criado do zero e não extraído do SUAP

Observação importante: as colunas do arquivo devem estar na seguinte ordem:

Nome; CPF; Data de Nascimento; Email Pessoal; Telefone.

Outra informação importante: O arquivo deve conter na primeira linha o nome das colunas, e deve ser igual ao que está escrito na Figura 5:


Figura 5: Como deve começar o arquivo.

Após finalizar o arquivo csv

Após finalizar será necessário voltar ao tutorial anterior para enviar o arquivo criado nesse tutorial: Incluir o arquivo csv