Como gerar o Arquivo de Importação: mudanças entre as edições

De NTI Ajuda - IFSULDEMINAS Campus Inconfidentes
 
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== Arquivo de Importação csv ==
== Arquivo de Importação csv ==
<poem style="border: 2px solid #d6d2c5; background-color: #f9f4e6; padding: 1em;">
<poem style="border: 2px solid #d6d2c5; background-color: #f9f4e6; padding: 1em;">
Para a importação dos alunos poderá ser utilizado a planilha xls gerada no SUAP EDU:
Esse tutorial explicará como exportar e criar o arquivo para a importação.
</poem>
</poem>


== Acessando o SUAP EDU ==
== Acessando o SUAP EDU ==
<div style="border: 2px solid #d6d2c5; background-color: #f9f4e6; padding: 1em;  font-size: 16px;">
<div style="border: 2px solid #d6d2c5; background-color: #f9f4e6; padding: 1em;">
<p>Primeiro será necessário exportar uma planilha xls gerada no SUAP EDU.</p>
<p>Em seu navegador, abra o link a seguir: <b>[https://suap.ifsuldeminas.edu.br suap.ifsuldeminas.edu.br]</b> e logue com suas credenciais do SUAP</p>
<p>Em seu navegador, abra o link a seguir: <b>[https://suap.ifsuldeminas.edu.br suap.ifsuldeminas.edu.br]</b> e logue com suas credenciais do SUAP</p>
</div>
</div>


== Acessar tela "Listagem de Alunos" ==
== Acessar tela "Listagem de Alunos" ==
<div style="border: 2px solid #d6d2c5; background-color: #f9f4e6; padding: 1em;  font-size: 16px;">
<div style="border: 2px solid #d6d2c5; background-color: #f9f4e6; padding: 1em; ">
<p>Para acessar a tela <b>"Listagem de Alunos"</b>, siga as instruções abaixo e observe a <b>Figura 1</b>:</p>
<p>Para acessar a tela <b>"Listagem de Alunos"</b>, siga as instruções abaixo e observe a <b>Figura 1</b>:</p>
<p>1. Clique no menu <b>"Ensino"</b>;</p>
<p>1. Clique no menu <b>"Ensino"</b>;</p>
<p>2. Selecione o item <b>"Relatórios"</b>;</p>
<p>2. Selecione o item <b>"Relatórios"</b>;</p>
<p>3. Selecione o item <b>"Listagem de Alunos"</b>;</p>
<p>3. Selecione o item <b>"Listagem de Alunos"</b>.</p>
</div>
 
<table border='0' style="width:100%;">
<tr>
<td valign="top" align='center'>
<b>Figura 1:</b> Página Listagem de alunos".
</td>
</tr>
<tr>
<td valign="top" align='center'>
[[Arquivo:Listagem-ContaRE-1.jpg|1000px]]
</td>
</tr>
</table>
 
== Aplicar os filtros desejados ==
<div style="border: 2px solid #d6d2c5; background-color: #f9f4e6; padding: 1em; ">
<p>Será aberta a tela <b>"Listagem de Alunos"</b> como ilustrado na <b>Figura 2</b>.</p>
</div>
</div>


Linha 25: Linha 44:
<tr>
<tr>
<td valign="top" align='center'>
<td valign="top" align='center'>
[[Arquivo:Listagem-ContaRE-1.png|1000px]]
[[Arquivo:Listagem-ContaRE-2.jpg|1000px]]
</td>
</tr>
</table>
 
== Campos obrigatórios ==
<div style="border: 2px solid #d6d2c5; background-color: #f9f4e6; padding: 1em;">
 
<font color='red'><b> Observação: Alguns dados só estão disponíveis para pessoas que tem acesso a parte pedagógica do SUAP. (Ex: secretarias, coordenação pedagógica, entre outros perfis) </b> </font></p><br>
 
<p>Para realizar a importação os campos abaixo devem ser marcados:</p>
 
<p>1. CPF; <font color='red'><b> Informação importante: conferir se todos as pessoas que estão na lista estão com o campo cpf preenchido. </b> </font></p>
<p>2. Data de Nascimento;</p>
<p>3. Email pessoal;</p>
<p>4. Telefone.</p>
 
<b>Lembrando que por padrão no relatório já vem a "matrícula" e o "nome do aluno".</b>
 
</div>
 
<table border='0' style="width:100%;">
<tr>
<td valign="top" align='center'>
<b>Figura 3:</b> Campos obrigatórios.
</td>
</tr>
<tr>
<td valign="top" align='center'>
[[Arquivo: Listagem-ContaRE-3.jpg|1100px]]
</td>
</tr>
</table>
 
== Gerando o relatório XLS" ==
<div style="border: 2px solid #d6d2c5; background-color: #f9f4e6; padding: 1em; ">
<p>Clique no botão <b>"Exportar para XLS"</b>;</p>
</div>
 
<table border='0' style="width:100%;">
<tr>
<td valign="top" align='center'>
<b>Figura 4:</b>  Salvando o arquivo.
</td>
</tr>
<tr>
<td valign="top" align='center'>
[[Arquivo:Listagem-ContaRE-4.jpg|1050px]]
</td>
</td>
</tr>
</tr>
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== Aplicar os filtros desejados ==
<div style="border: 2px solid #d6d2c5; background-color: #f9f4e6; padding: 1em;  font-size: 16px;">
<div style="border: 2px solid #d6d2c5; background-color: #f9f4e6; padding: 1em;  font-size: 16px;">
<p>Será aberta a tela <b>"Listagem de Alunos"</b> como ilustrado na <b>Figura 1</b>. Nessa tela, você deverá saber o código da <b>Turma</b>.</p>
<p> Após clicar em gerar relatório xls será gerado um arquivo em seu computador.</p>
<p>Caso não saiba o código da turma, acesse <b>[[Código das Turmas - SUAP EDU|aqui]]</b>;</p>
</div>
</div>
== Ajustando o arquivo para a importação ==
<div style="border: 2px solid #d6d2c5; background-color: #f9f4e6; padding: 1em;">
<font style="font-size: 20px; color:red;"> <b> Observação importante antes de salvar o arquivo em extensão .csv: Conferir se o "nome das colunas está idêntico" a planilha xls exportada do SUAP. </b> </font>
<p>Para conseguir realizar a importação do arquivo, o arquivo deverá ter a extensão .csv. Abaixo contém as instruções para salvar o arquivo gerado em "xls" para "csv":</p>
# Abra o arquivo no aplicativo LibreOffice;
# Clique em Arquivo;
# Depois em Salvar como;
# Escreva o nome do arquivo, escolha a pasta onde quer salvar e o mais importante não esquecer de mudar a extensão do arquivo para <b>Texto CSV(.csv)</b>;
# Após clicar em <b>Salvar</b> irá abrir a tela <b>"Exportar arquivo de texto"</b>;
## No campo <b>Conjunto de caracteres</b> encontrar a opção que contém <b>ISO8859-1</b>
## Delimitador de campo deverá colocar uma <b>(,)</b>;
## Delimitador do texto será necessário deixar em branco;
## Clique em <b>OK</b>.
</div>
== Caso o arquivo seja criado do zero e não extraído do SUAP ==
<div style="border: 2px solid #d6d2c5; background-color: #f9f4e6; padding: 1em;">
<font style="font-size: 20px; color:red;"> <b> Observação importante: as colunas do arquivo devem estar na seguinte ordem: </b> </font>
<p><b>Nome; CPF; Data de Nascimento; Email Pessoal; Telefone.</b></p>
<font style="font-size: 20px; color:red;"> <b> Outra informação importante: O arquivo deve conter na primeira linha o nome das colunas, e deve ser igual ao que está escrito na Figura 5:</b></font>
</div>


<table border='0' style="width:100%;">
<table border='0' style="width:100%;">
<tr>
<tr>
<td valign="top" align='center'>
<td valign="top" align='center'>
<b>Figura 2:</b> Aplicação dos "Filtros de Pesquisa".
<b>Figura 5:</b> Como deve começar o arquivo.
</td>
</td>
</tr>
</tr>
<tr>
<tr>
<td valign="top" align='center'>
<td valign="top" align='center'>
[[Arquivo:Gerar Relatórios de alunos por Turma.png|1000px]]
[[Arquivo:Listagem-ContaRE-5.2.png|950px]]
</td>
</td>
</tr>
</tr>
</table>
</table>
== Após finalizar o arquivo csv ==
<div style="border: 2px solid #d6d2c5; background-color: #f9f4e6; padding: 1em;">
<b>Após finalizar será necessário voltar ao tutorial anterior para enviar o arquivo criado nesse tutorial: [https://nti.ifs.ifsuldeminas.edu.br/wiki-publico/index.php?title=Sistema_Restaurante_Estudantil#Movimenta.C3.A7.C3.A3o_do_Sistema_-_Cadastro_de_Pessoas.2FUsu.C3.A1rios_por_meio_de_Importa.C3.A7.C3.A3o Incluir o arquivo csv]</b>
</div>

Edição atual tal como às 17h22min de 14 de fevereiro de 2023

Arquivo de Importação csv

Esse tutorial explicará como exportar e criar o arquivo para a importação.

Acessando o SUAP EDU

Primeiro será necessário exportar uma planilha xls gerada no SUAP EDU.

Em seu navegador, abra o link a seguir: suap.ifsuldeminas.edu.br e logue com suas credenciais do SUAP

Acessar tela "Listagem de Alunos"

Para acessar a tela "Listagem de Alunos", siga as instruções abaixo e observe a Figura 1:

1. Clique no menu "Ensino";

2. Selecione o item "Relatórios";

3. Selecione o item "Listagem de Alunos".

Figura 1: Página Listagem de alunos".

Aplicar os filtros desejados

Será aberta a tela "Listagem de Alunos" como ilustrado na Figura 2.

Figura 2: Aplicação dos "Filtros de Pesquisa".

Campos obrigatórios

Observação: Alguns dados só estão disponíveis para pessoas que tem acesso a parte pedagógica do SUAP. (Ex: secretarias, coordenação pedagógica, entre outros perfis)


Para realizar a importação os campos abaixo devem ser marcados:

1. CPF; Informação importante: conferir se todos as pessoas que estão na lista estão com o campo cpf preenchido.

2. Data de Nascimento;

3. Email pessoal;

4. Telefone.

Lembrando que por padrão no relatório já vem a "matrícula" e o "nome do aluno".

Figura 3: Campos obrigatórios.

Gerando o relatório XLS"

Clique no botão "Exportar para XLS";

Figura 4: Salvando o arquivo.


Após clicar em gerar relatório xls será gerado um arquivo em seu computador.

Ajustando o arquivo para a importação

Observação importante antes de salvar o arquivo em extensão .csv: Conferir se o "nome das colunas está idêntico" a planilha xls exportada do SUAP.

Para conseguir realizar a importação do arquivo, o arquivo deverá ter a extensão .csv. Abaixo contém as instruções para salvar o arquivo gerado em "xls" para "csv":

  1. Abra o arquivo no aplicativo LibreOffice;
  2. Clique em Arquivo;
  3. Depois em Salvar como;
  4. Escreva o nome do arquivo, escolha a pasta onde quer salvar e o mais importante não esquecer de mudar a extensão do arquivo para Texto CSV(.csv);
  5. Após clicar em Salvar irá abrir a tela "Exportar arquivo de texto";
    1. No campo Conjunto de caracteres encontrar a opção que contém ISO8859-1
    2. Delimitador de campo deverá colocar uma (,);
    3. Delimitador do texto será necessário deixar em branco;
    4. Clique em OK.


Caso o arquivo seja criado do zero e não extraído do SUAP

Observação importante: as colunas do arquivo devem estar na seguinte ordem:

Nome; CPF; Data de Nascimento; Email Pessoal; Telefone.

Outra informação importante: O arquivo deve conter na primeira linha o nome das colunas, e deve ser igual ao que está escrito na Figura 5:


Figura 5: Como deve começar o arquivo.

Após finalizar o arquivo csv

Após finalizar será necessário voltar ao tutorial anterior para enviar o arquivo criado nesse tutorial: Incluir o arquivo csv