Aula - Cadastrar - WebGiz: mudanças entre as edições

De NTI Ajuda - IFSULDEMINAS Campus Inconfidentes
 
(7 revisões intermediárias por 2 usuários não estão sendo mostradas)
Linha 40: Linha 40:


<poem style="border: 2px solid #d6d2c5; background-color: #f9f4e6; padding: 1em;">
<poem style="border: 2px solid #d6d2c5; background-color: #f9f4e6; padding: 1em;">
* Na tela aulas, preencha as informações da turma selecionando os campos Turma, Disciplina, marque a opção 0 em SubTurma e selecione a etapa desejada. <b>(número 1 da imagem a seguir)</b>
* Na tela aulas, preencha as informações da turma conforme a descrição. <b>(número 1 da imagem)</b>
* Logo em seguida, em Nova aula preencha os campos Data, Conteúdo, Tarefa extra e Quantidade de Aulas. <b>(número 2 da imagem a seguir)</b>
* Logo em seguida, em Nova aula preencha os campos da aula conforme indicado. <b>(número 2 da imagem)</b>
 
* Após preencher as informações, clique no botão Salvar no final da tela para salvar as informações. <b>(número 3 da imagem)</b>
<b>ATENÇÃO:</b> Ao selecionar a opção [[File:aulas-04.jpg|700px]], fará com que as informações de todas as aulas cadastras no dia em questão para a turma e disciplina selecionada, sejam sobrescritas para os novos valores de Conteúdo e tarefa extra informados durante o cadastro da nova aula.
 
* Após preencher as informações, clique no botão Salvar no final da tela para salvar as informações. <b>(número 3 da imagem a seguir)</b>
</poem>
</poem>
<br/>
<br/>
 
<table style="border: 2px solid #d6d2c5; background-color: #f9f4e6; padding: 0em; width:100%;">
<table style="border: 2px solid #d6d2c5; background-color: #f9f4e6; padding: 0em; width:100%;margin-top:0em">
<tr>
<tr>
<td style="padding: 1em;>[[File:quantidade-aulas.PNG|300px]]</td>
<td style="padding: 1em;" colspan='2'>
<b>ATENÇÃO:</b> <br/>
Ao selecionar a opção [[File:aulas-04.jpg|700px]], fará com que as informações, de todas as aulas cadastras no dia, para a mesma turma e disciplina, sejam sobrescritas com os novos valores (Conteúdo e Tarefa Extra) informados no novo cadastro de aula.
</td>
<td></td>
</tr>
<tr>
<td style="padding: 1em;">[[File:quantidade-aulas.PNG|300px]]</td>


<td>
<td>
Linha 59: Linha 63:
</table>
</table>
<br/>
<br/>


<poem style="border: 2px solid #d6d2c5; background-color: #f9f4e6; padding: 1em;">
<poem style="border: 2px solid #d6d2c5; background-color: #f9f4e6; padding: 1em;">
Linha 65: Linha 70:
<br/>
<br/>


== Opções após o cadastro ==
== Opções após o cadastro de aula ==
<poem style="border: 2px solid #d6d2c5; background-color: #f9f4e6; padding: 1em;">* Após cadastrar com sucesso a aula. <b>([[Faltas - Lançamento - WebGiz|Clique aqui para ir para o tutorial do lançamento de falta]])</b>
<poem style="border: 2px solid #d6d2c5; background-color: #f9f4e6; padding: 1em;">* Caso deseje lançar as faltas dessa aula, seguir os procedimentos abaixo.
* Se o lançamento for em outra ocasião, o procedimento de cadastro de aula encerra-se aqui.
* Para o lançamento posterior, das faltas, acessar o perfil professores do Wiki.
</poem>
</poem>
<br/>
<br/>
== Lançamento de faltas pela aula cadastrada ==
<poem style="border: 2px solid #d6d2c5; background-color: #f9f4e6; padding: 1em;">
*Nas aulas cadastradas, clicar no ícone, como mostra a figura a seguir.
[[File:Lanc_falta_01.jpg]]
</poem>
<br>
<poem style="border: 2px solid #d6d2c5; background-color: #f9f4e6; padding: 1em;">
A seguinte tela será aberta. Nela é exibida todas as aulas referentes à data.
[[File:Lanc_falta_02.jpg]]
'''1 - ''' Informações sobre a turma, disciplina, subturma, etapa e data;
'''2 - ''' Local para informar as faltas, divididas por número de aulas;
'''3 - ''' Nome dos alunos da turma;
''' Para lançar a falta, basta clicar no [[File:simbolo-lancar-falta.PNG|30px]] e a falta será gravada automaticamente.'''
</poem>
<br>


<poem style="border: 2px solid #d6d2c5; background-color: #f9f4e6; padding: 1em;">
<poem style="border: 2px solid #d6d2c5; background-color: #f9f4e6; padding: 1em;">
<font size="3" color="green">Após ter executado os passos anteriores corretamente, uma nova aula já estará cadastrada no WebGiz.</font>
<font size="3" color="green">Após ter executado os passos anteriores corretamente, o lançamento de falta já estará gravado no WebGiz.</font>
</poem>
</poem>

Edição atual tal como às 11h38min de 28 de abril de 2016

Acessando o WebGIZ

webgiz.ifs.ifsuldeminas.edu.br/.

Como fazer login?

Na tela de login, selecione:

  • Tipo de usuário Professor;
  • Preencha seu CPF e Senha;
  • Selecione a Instituição IFSULDEMINAS;
  • Informe os caracteres da imagem;
  • Clique no botão Login.


  • A tela principal do WebGiz será aberta.


Lançando as aulas

  • Na tela principal do WebGiz no canto superior direito, selecione o período letivo do curso conforme descrição abaixo:

  - Curso Técnico Integrado: selecionar 00 e o ano.
  - Curso Superior ou Técnico Subsequente: selecionar 01 para o primeiro semestre ou 02 para o segundo semestre, seguido do ano.


  • Ainda na tela principal, no canto esquerdo da tela, clique no sinal de mais [+] do menu Acadêmico para expandir e em seguida clique no item Aulas dentro desse menu.


  • A tela Aulas será aberta.


  • Na tela aulas, preencha as informações da turma conforme a descrição. (número 1 da imagem)
  • Logo em seguida, em Nova aula preencha os campos da aula conforme indicado. (número 2 da imagem)
  • Após preencher as informações, clique no botão Salvar no final da tela para salvar as informações. (número 3 da imagem)


ATENÇÃO:
Ao selecionar a opção , fará com que as informações, de todas as aulas cadastras no dia, para a mesma turma e disciplina, sejam sobrescritas com os novos valores (Conteúdo e Tarefa Extra) informados no novo cadastro de aula.

O valor informado neste parâmetro indica o número de vezes que o sistema irá cadastrar o mesmo conteúdo de aula. (Exemplo: Se a aula for dupla, informar 2. Se for tripla, informar 3 e assim sucessivamente)




Opções após o cadastro de aula

  • Caso deseje lançar as faltas dessa aula, seguir os procedimentos abaixo.
  • Se o lançamento for em outra ocasião, o procedimento de cadastro de aula encerra-se aqui.
  • Para o lançamento posterior, das faltas, acessar o perfil professores do Wiki.


Lançamento de faltas pela aula cadastrada

  • Nas aulas cadastradas, clicar no ícone, como mostra a figura a seguir.


A seguinte tela será aberta. Nela é exibida todas as aulas referentes à data.

1 - Informações sobre a turma, disciplina, subturma, etapa e data;
2 - Local para informar as faltas, divididas por número de aulas;
3 - Nome dos alunos da turma;

Para lançar a falta, basta clicar no e a falta será gravada automaticamente.


Após ter executado os passos anteriores corretamente, o lançamento de falta já estará gravado no WebGiz.