Elaborar Planilha para Importação de Componentes - SUAP EDU: mudanças entre as edições

De NTI Ajuda - IFSULDEMINAS Campus Inconfidentes
 
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</div>


== Preparativos  ==
== Formato da Planilha ==
=== Formato da Planilha ===
<div style="border: 2px solid #d6d2c5; background-color: #f9f4e6; padding: 1em;  font-size: 16px;">
<div style="border: 2px solid #d6d2c5; background-color: #f9f4e6; padding: 1em;  font-size: 16px;">
<p>O arquivo deve ser no formato "xlsx", sem cabeçalho, contendo as seguintes colunas: Período, Descrição, Observação, Carga Horária - Relógio, Carga Horária - Aula, Qtd. de Créditos, Optativo(0/1), Núcleo, Qtd. de Avaliações, Tipo do Componente Curricular, Avaliação por Conceito(0/1), Carga Horária Prática - Relógio e Sigla do Componente no Q-Acadêmico e Ementa.</p>
<p>O arquivo deve ser no formato "xlsx", sem cabeçalho, contendo as seguintes colunas: Período, Descrição, Observação, Carga Horária - Relógio, Carga Horária - Aula, Qtd. de Créditos, Optativo(0/1), Núcleo, Qtd. de Avaliações, Qtd. de Avaliações para Dependência Orientada, Tipo do Componente Curricular, Avaliação por Conceito(0/1), Carga Horária Prática - Relógio, Abreviatura, Sigla do Componente no Giz*, Ementa**, Referências Básicas e Referências Complementares.</p>
 
<p>Caso os componentes importados sejam do Giz, informar a sigla. Caso contrário, deixar em branco. ** Opcional (deixar em branco se não informada).</p>


<p><b>Campo Q-Acadêmico:</b> Pode ser criado um código qualquer. A única restrição é que os códigos criados sejam diferentes entre si.</p>
<p><b>Campo Q-Acadêmico:</b> Pode ser criado um código qualquer. A única restrição é que os códigos criados sejam diferentes entre si.</p>
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== Preenchimento da Planilha ==
== Preenchimento da Planilha ==
<div style="border: 2px solid #d6d2c5; background-color: #f9f4e6; padding: 1em;  font-size: 16px;">
<div style="border: 2px solid #d6d2c5; background-color: #f9f4e6; padding: 1em;  font-size: 16px;">
<p>Preencha toda a planilha. Para facilitar, segue abaixo uma planilha criada com o formato exigido</b>;</p>
<p>Preencha toda a planilha. Para facilitar, segue abaixo uma planilha criada com o formato exigido.</p>
</div>
 
<table border='0' style="width:100%;">
<tr>
<td valign="top" align='center'>
<b>Figura 1:</b> Acessar tela "Cadastrar Componentes".
</td>
</tr>
<tr>
<td valign="top" align='center'>
[[Arquivo:Cadastrar Componentes 01.png|1000px]]
</td>
</tr>
</table>
 
== Acessar tela "Adicionar Componente" ==
<div style="border: 2px solid #d6d2c5; background-color: #f9f4e6; padding: 1em;  font-size: 16px;">
<p>Em seguida será aberta a tela <b>"Componentes"</b> e nela, clique no botão <b>"Adicionar Componente"</b> como ilustrados na <b>Figura 2</b>.</p>
</div>
 
<table border='0' style="width:100%;">
<tr>
<td valign="top" align='center'>
<b>Figura 2:</b> Acessar tela "Adicionar Componente" .
</td>
</tr>
<tr>
<td valign="top" align='center'>
[[Arquivo:Forma_2_-_Adicionar_Componentes.png|1000px]]
</td>
</tr>
</table>
 
== Preencher informações do "Componente" ==
<div style="border: 2px solid #d6d2c5; background-color: #f9f4e6; padding: 1em;  font-size: 16px;">
<p>Será aberta a tela <b>"Adicionar Componente"</b> como ilustrado na <b>Figura 3</b>. Logo após essa figura, estão indicados quais campos devem ser preenchidos.</p>
<p>Caso tenha necessidade de preencher algum campo não indicado nesse tutorial, fique a vontade.</p>
</div>
</div>


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<tr>
<tr>
<td valign="top" align='center'>
<td valign="top" align='center'>
<b>Figura 3:</b> Preencher informações do "Componente".
<b>Figura 1:</b> "Planilha".
</td>
</td>
</tr>
</tr>
<tr>
<tr>
<td valign="top" align='center'>
<td valign="top" align='center'>
[[Arquivo:Cadastrar Componentes 05.JPG|1000px]]
[[Arquivo:Planilha.png|1000px]]
</td>
</td>
</tr>
</tr>
</table>
</table>
=== Seção "Dados Gerais" ===
<div style="border: 2px solid #d6d2c5; background-color: #f9f4e6; padding: 1em;  font-size: 16px;">
<p>Na seção <b>"Dados Gerais"</b>, preencha os seguintes campos: </p>
* <p><b>Descrição: <font size="3" color="red">(Informar o "Nome do Componente", definido anteriormente nos "Preparativos" desse tutorial. Clique [[#Definição do "Nome do Componente"|aqui]] caso tenha esquecido)</font></b>;</p>
* <p><b>Descrição no Diploma e Histórico;</b></p>
* <p><b>Abreviatura: <font size="3" color="red">(Informar o "Abreviatura do Componente", definido anteriormente nos "Preparativos" desse tutorial. Clique [[#Definição da "Abreviatura do Componente"|aqui]] caso tenha esquecido)</font></b>;</p>
* <p><b>Tipo do Componente:</b> Selecione <b>"Eletiva"</b>, <b>"Obrigatória"</b>, <b>"Optativa"</b>, <b>"Estágio"</b> quando o componente for uma disciplina de estágio ou <b>"TCC"</b> quando a disciplina for uma disciplina de <b>"TCC"</b>.</p>
* <p><b>Ementa;</b></p>
* <p><b>Diretoria:</b>  lugar onde o componente vai ser inserido;</p>
* <p><b>Nível de ensino;</b></p>
* <p><b>Está ativo:</b> deixar marcado.</p>
</div><br>
=== Seção "Carga Horária" ===
<div style="border: 2px solid #d6d2c5; background-color: #f9f4e6; padding: 1em;  font-size: 16px;">
<p>Na seção <b>"Carga Horária"</b>, preencha os seguintes campos: </p>
* <p><b>Hora/relógio:</b> carga horária total da disciplina. Exemplo: 72,40 significa que a disciplina tem 72 horas e quarenta minutos;</p>
* <p><b>Hora/aula:</b> quantidade total de aulas. Exemplo: 40 significa que a disciplina deve ter 40 aulas.</p>
* <p><b>Qtd. de créditos:</b> campo apenas utilizado nos cursos da modalidade stricto sensu, em todos os outros coloca-se "0";</p>
</div><br>
=== Seção "Dados Extras" ===
<div style="border: 2px solid #d6d2c5; background-color: #f9f4e6; padding: 1em;  font-size: 16px;">
<p>Na seção <b>"Dados Extras"</b>, preencha os seguintes campos: </p>
* <p><b>Observação:</b> deverá ser preenchido quando houver alguma observação referente ao componente que está sendo inserido;</p>
</div><br>
=== Salvar informações ===
<div style="border: 2px solid #d6d2c5; background-color: #f9f4e6; padding: 1em;  font-size: 16px;">
<p>Após preencher corretamente todos os campos anteriores, basta clicar no botão <b>"Salvar e adicionar outro"</b> para salvar o componente atual e iniciar o cadastro de outro componente.</p>
</div><br>
== Vincular o componente à uma matriz ==
<div style="border: 2px solid #d6d2c5; background-color: #f9f4e6; padding: 1em;  font-size: 16px;">
<p>Por fim, após seguir todos os passos anteriores corretamente, clique <b>[[Vincular Componentes em Matriz - SUAP EDU|aqui]]</b> para vincular o componente à uma matriz.</p>
</div>

Edição atual tal como às 10h54min de 21 de junho de 2023

Considerações Iniciais

Esse tutorial orienta como elaborar uma planilha para ser inserção em lote dos componentes em uma matriz previamente criada.

Para criar uma matriz, clique aqui.

Formato da Planilha

O arquivo deve ser no formato "xlsx", sem cabeçalho, contendo as seguintes colunas: Período, Descrição, Observação, Carga Horária - Relógio, Carga Horária - Aula, Qtd. de Créditos, Optativo(0/1), Núcleo, Qtd. de Avaliações, Qtd. de Avaliações para Dependência Orientada, Tipo do Componente Curricular, Avaliação por Conceito(0/1), Carga Horária Prática - Relógio, Abreviatura, Sigla do Componente no Giz*, Ementa**, Referências Básicas e Referências Complementares.

Caso os componentes importados sejam do Giz, informar a sigla. Caso contrário, deixar em branco. ** Opcional (deixar em branco se não informada).

Campo Q-Acadêmico: Pode ser criado um código qualquer. A única restrição é que os códigos criados sejam diferentes entre si.

Preenchimento da Planilha

Preencha toda a planilha. Para facilitar, segue abaixo uma planilha criada com o formato exigido.

Figura 1: "Planilha".