Faltas - Lançamento - WebGiz: mudanças entre as edições

De NTI Ajuda - IFSULDEMINAS Campus Inconfidentes
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== ATENÇÃO ==
== Informações importantes ==
<poem style="border: 2px solid #eb9669; background-color: #FE132A; padding: 1em;">
<poem style="border: 0px solid #eb9669; background-color: #FE132A; padding: 1em; border-radius: 10px;">
<font size="3" color="#fff"> Para realizar o Lançamento de faltas, antes é necessário cadastrar uma aula. ([[Aula - Cadastrar - WebGiz|Clique aqui para ir para o tutorial de Cadastrar aula]])</font>
<font size="3" color="#fff"> '''Para realizar o Lançamento de faltas, antes é necessário cadastrar uma aula. ([[Aula - Cadastrar - WebGiz|Clique aqui para ir para o tutorial de Cadastrar aula]])'''</font>
</poem>
</poem>


== Acessando o WebGIZ ==
== Acessando o WebGIZ ==
<poem style="border: 2px solid #d6d2c5; background-color: #f9f4e6; padding: 1em;">* Acesse a página de login do WebGiz através do endereço: [https://webgiz.ifs.ifsuldeminas.edu.br/ webgiz.ifs.ifsuldeminas.edu.br/].
[https://webgiz.ifs.ifsuldeminas.edu.br/ webgiz.ifs.ifsuldeminas.edu.br/].
</poem>
<br/>


== Como fazer login? ==
== Como fazer login? ==
<poem style="border: 2px solid #d6d2c5; background-color: #f9f4e6; padding: 1em;">
Na tela de login, selecione:
* Na tela de login, selecione o Tipo de usuário Professor, preencha seu CPF e Senha, selecione a Instituição IFSULDEMINAS, em seguida informe os caracteres da imagem e clique no botão Login.  
* Tipo de usuário '''Professor''';
* Preencha seu CPF e Senha;
* Selecione a Instituição '''IFSULDEMINAS''';
* Informe os caracteres da imagem;
* Clique no botão Login.
<br />
[[File:plano-ensino-01.jpg]]
[[File:plano-ensino-01.jpg]]
</poem>
<br/>


== Lançando Faltas ==
== Passo 1: Tela Principal ==
<p>O lançamento de faltas pode ser realizado de duas maneiras:</p>
*'''Lançamento pelo Menu Faltas;'''
*'''Lançamento na Aula Lançada;'''
 
<p> Para ambos procedimentos, é necessário seguir os passos seguintes.</p>
<br>
 
=== Passo 1: Tela Principal ===
<poem style="border: 2px solid #d6d2c5; background-color: #f9f4e6; padding: 1em;">* A tela principal do WebGiz será aberta.
<poem style="border: 2px solid #d6d2c5; background-color: #f9f4e6; padding: 1em;">* A tela principal do WebGiz será aberta.
[[File:plano-ensino-02.jpg]]
[[File:plano-ensino-02.jpg]]
</poem>
</poem>
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=== Passo 2: Período Letivo ===
 
== Passo 2: Período Letivo ==
<poem style="border: 2px solid #d6d2c5; background-color: #f9f4e6; padding: 1em;">
<poem style="border: 2px solid #d6d2c5; background-color: #f9f4e6; padding: 1em;">
* Na tela principal do WebGiz no canto superior direito, selecione o período letivo do curso conforme descrição abaixo:
* Na tela principal do WebGiz no canto superior direito, selecione o período letivo do curso conforme descrição abaixo:
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== Lançamento na Aula Cadastrada ==
<poem style="border: 2px solid #d6d2c5; background-color: #f9f4e6; padding: 1em;">
<p>Primeiro é necessário visualizar as aulas cadastradas. Esse procedimento pode ser visualizado clicando '''[[Aula - Cadastrar - WebGiz|aqui]]'''.</p>
* Será aberta a tela Lançamento de Faltas conforme imagem abaixo:
<p>O próximo passo é clicar no ícone a seguir.</p>
[[File:faltas-02.jpg]]
[[File:Lanc_falta_01.jpg]]
</poem>
<br/>


<p> A seguinte tela será aberta.</p>
<poem style="border: 2px solid #d6d2c5; background-color: #f9f4e6; padding: 1em;">
 
* Na tela lançamento de  Faltas, selecione as informações da Turma, Disciplina, em SubTurma marque a opção 0, preencha a Etapa e a Data conforme imagem abaixo:
<poem style="border: 0px solid #d6d2c5; background-color: #FE132A; padding: 5px; padding-left:20px; border-radius:10px; width:40%;">
[[File:faltas-03.jpg]]
<font size="3" color="#fff">'''1 - ''' Informações sobre a turma, disciplina, subturma, etapa e data;</font>
</poem>
</poem>
<br/>


<poem style="border: 0px solid #d6d2c5; background-color: #2ABE38; padding: 5px; padding-left:20px; border-radius:10px; width:40%;">
<poem style="border: 2px solid #d6d2c5; background-color: #f9f4e6; padding: 1em;">
<font size="3" color="#fff">'''2 - ''' Informações sobre a turma, disciplina, subturma, etapa e data;</font>
Após selecionar as informações da turma '''(número 1 da imagem abaixo)''', será exibida uma coluna com as informações da aula '''(número 2 da imagem abaixo)''' com local para lançar as faltas e os alunos da turma selecionada '''(número 3 da imagem abaixo)'''.
</poem>
[[File:faltas-04.jpg]]


<poem style="border: 0px solid #d6d2c5; background-color: #2982C7; padding: 5px; padding-left:20px; border-radius:10px; width:40%;">
''' Em seguida para lançar a falta, basta clicar no [[File:simbolo-lancar-falta.PNG|30px]] e a falta será gravada automaticamente.'''
<font size="3" color="#fff">'''3 - ''' Informações sobre a turma, disciplina, subturma, etapa e data;</font>
</poem>
</poem>
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Edição atual tal como às 11h39min de 28 de abril de 2016

Informações importantes

Para realizar o Lançamento de faltas, antes é necessário cadastrar uma aula. (Clique aqui para ir para o tutorial de Cadastrar aula)

Acessando o WebGIZ

webgiz.ifs.ifsuldeminas.edu.br/.

Como fazer login?

Na tela de login, selecione:

  • Tipo de usuário Professor;
  • Preencha seu CPF e Senha;
  • Selecione a Instituição IFSULDEMINAS;
  • Informe os caracteres da imagem;
  • Clique no botão Login.


Passo 1: Tela Principal

  • A tela principal do WebGiz será aberta.


Passo 2: Período Letivo

  • Na tela principal do WebGiz no canto superior direito, selecione o período letivo do curso conforme descrição abaixo:

  - Curso Técnico Integrado: selecionar 00 e o ano.
  - Curso Superior ou Técnico Subsequente: selecionar 01 para o primeiro semestre ou 02 para o segundo semestre, seguido do ano.


Lançamento pelo Menu Faltas

  • Ainda na tela principal, no canto esquerdo da tela, clique no sinal de mais [+] do menu Acadêmico para expandir e em seguida clique no item Faltas dentro desse menu.


  • Será aberta a tela Lançamento de Faltas conforme imagem abaixo:


  • Na tela lançamento de Faltas, selecione as informações da Turma, Disciplina, em SubTurma marque a opção 0, preencha a Etapa e a Data conforme imagem abaixo:


Após selecionar as informações da turma (número 1 da imagem abaixo), será exibida uma coluna com as informações da aula (número 2 da imagem abaixo) com local para lançar as faltas e os alunos da turma selecionada (número 3 da imagem abaixo).


Em seguida para lançar a falta, basta clicar no e a falta será gravada automaticamente.