Aula - Cadastrar - WebGiz: mudanças entre as edições

De NTI Ajuda - IFSULDEMINAS Campus Inconfidentes
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<poem style="border: 2px solid #d6d2c5; background-color: #f9f4e6; padding: 1em;">* Acesse a página de login do WebGiz através do endereço: [https://webgiz.ifs.ifsuldeminas.edu.br/ webgiz.ifs.ifsuldeminas.edu.br/].
== Acessando o WebGIZ ==
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[https://webgiz.ifs.ifsuldeminas.edu.br/ webgiz.ifs.ifsuldeminas.edu.br/].
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== Como fazer login? ==
Na tela de login, selecione:
* Tipo de usuário '''Professor''';
* Preencha seu CPF e Senha;
* Selecione a Instituição '''IFSULDEMINAS''';
* Informe os caracteres da imagem;
* Clique no botão Login.
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* Na tela de login, selecione o Tipo de usuário  Professor, preencha seu CPF e Senha, selecione a Instituição IFSULDEMINAS, em seguida informe os caracteres da imagem e clique no botão Login.
[[File:plano-ensino-01.jpg]]
[[File:plano-ensino-01.jpg]]
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<poem style="border: 2px solid #d6d2c5; background-color: #f9f4e6; padding: 1em;">* A tela principal do WebGiz será aberta.
<poem style="border: 2px solid #d6d2c5; background-color: #f9f4e6; padding: 1em;">* A tela principal do WebGiz será aberta.
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== Lançando as aulas ==
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* Na tela principal do WebGiz no canto superior direito, selecione o período letivo do curso conforme descrição abaixo:
* Na tela principal do WebGiz no canto superior direito, selecione o período letivo do curso conforme descrição abaixo:
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<poem style="border: 2px solid #d6d2c5; background-color: #f9f4e6; padding: 1em;">
* Ainda na tela principal, no canto esquerdo da tela, clique no sinal de mais [+] do menu <b>Acadêmico</b> para expandir e em seguida clique no item <b>Aulas</b> dentro desse menu.
* Ainda na tela principal, no canto esquerdo da tela, clique no sinal de mais [+] do menu <b>Acadêmico</b> para expandir e em seguida clique no item <b>Aulas</b> dentro desse menu.
[[File:aulas-01.png]]
[[File:aulas-01.jpg]]
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<poem style="border: 2px solid #d6d2c5; background-color: #f9f4e6; padding: 1em;">* A tela Aulas será aberta.
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[[File:aulas-02.png]]
[[File:aulas-02.jpg]]
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<poem style="border: 2px solid #d6d2c5; background-color: #f9f4e6; padding: 1em;">
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* Na tela aulas, preencha as informações da turma conforme a descrição. <b>(número 1 da imagem)</b>
* Logo em seguida, em Nova aula preencha os campos da aula conforme indicado. <b>(número 2 da imagem)</b>
* Após preencher as informações, clique no botão Salvar no final da tela para salvar as informações. <b>(número 3 da imagem)</b>
</poem>
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<table style="border: 2px solid #d6d2c5; background-color: #f9f4e6; padding: 0em; width:100%;margin-top:0em">
<tr>
<td style="padding: 1em;" colspan='2'>
<b>ATENÇÃO:</b> <br/>
Ao selecionar a opção [[File:aulas-04.jpg|700px]], fará com que as informações, de todas as aulas cadastras no dia, para a mesma turma e disciplina, sejam sobrescritas com os novos valores (Conteúdo e Tarefa Extra) informados no novo cadastro de aula.
</td>
<td></td>
</tr>
<tr>
<td style="padding: 1em;">[[File:quantidade-aulas.PNG|300px]]</td>
<td>
'''O valor informado neste parâmetro indica o número de vezes que o sistema irá cadastrar o mesmo conteúdo de aula. ''(Exemplo: Se a aula for dupla, informar 2. Se for tripla, informar 3 e assim sucessivamente)'''''
</td>
</tr>
</table>
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[[File:aulas-03.jpg]]
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== Opções após o cadastro de aula ==
<poem style="border: 2px solid #d6d2c5; background-color: #f9f4e6; padding: 1em;">* Caso deseje lançar as faltas dessa aula, seguir os procedimentos abaixo.
* Se o lançamento for em outra ocasião, o procedimento de cadastro de aula encerra-se aqui.
* Para o lançamento posterior, das faltas, acessar o perfil professores do Wiki.
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== Lançamento de faltas pela aula cadastrada ==
<poem style="border: 2px solid #d6d2c5; background-color: #f9f4e6; padding: 1em;">
*Nas aulas cadastradas, clicar no ícone, como mostra a figura a seguir.
[[File:Lanc_falta_01.jpg]]
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<poem style="border: 2px solid #d6d2c5; background-color: #f9f4e6; padding: 1em;">
A seguinte tela será aberta. Nela é exibida todas as aulas referentes à data.
[[File:Lanc_falta_02.jpg]]
'''1 - ''' Informações sobre a turma, disciplina, subturma, etapa e data;
'''2 - ''' Local para informar as faltas, divididas por número de aulas;
'''3 - ''' Nome dos alunos da turma;
''' Para lançar a falta, basta clicar no [[File:simbolo-lancar-falta.PNG|30px]] e a falta será gravada automaticamente.'''
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<poem style="border: 2px solid #d6d2c5; background-color: #f9f4e6; padding: 1em;">
<font size="3" color="green">Após ter executado os passos anteriores corretamente, o lançamento de falta já estará gravado no WebGiz.</font>
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Edição atual tal como às 11h38min de 28 de abril de 2016

Acessando o WebGIZ

webgiz.ifs.ifsuldeminas.edu.br/.

Como fazer login?

Na tela de login, selecione:

  • Tipo de usuário Professor;
  • Preencha seu CPF e Senha;
  • Selecione a Instituição IFSULDEMINAS;
  • Informe os caracteres da imagem;
  • Clique no botão Login.


  • A tela principal do WebGiz será aberta.


Lançando as aulas

  • Na tela principal do WebGiz no canto superior direito, selecione o período letivo do curso conforme descrição abaixo:

  - Curso Técnico Integrado: selecionar 00 e o ano.
  - Curso Superior ou Técnico Subsequente: selecionar 01 para o primeiro semestre ou 02 para o segundo semestre, seguido do ano.


  • Ainda na tela principal, no canto esquerdo da tela, clique no sinal de mais [+] do menu Acadêmico para expandir e em seguida clique no item Aulas dentro desse menu.


  • A tela Aulas será aberta.


  • Na tela aulas, preencha as informações da turma conforme a descrição. (número 1 da imagem)
  • Logo em seguida, em Nova aula preencha os campos da aula conforme indicado. (número 2 da imagem)
  • Após preencher as informações, clique no botão Salvar no final da tela para salvar as informações. (número 3 da imagem)


ATENÇÃO:
Ao selecionar a opção , fará com que as informações, de todas as aulas cadastras no dia, para a mesma turma e disciplina, sejam sobrescritas com os novos valores (Conteúdo e Tarefa Extra) informados no novo cadastro de aula.

O valor informado neste parâmetro indica o número de vezes que o sistema irá cadastrar o mesmo conteúdo de aula. (Exemplo: Se a aula for dupla, informar 2. Se for tripla, informar 3 e assim sucessivamente)




Opções após o cadastro de aula

  • Caso deseje lançar as faltas dessa aula, seguir os procedimentos abaixo.
  • Se o lançamento for em outra ocasião, o procedimento de cadastro de aula encerra-se aqui.
  • Para o lançamento posterior, das faltas, acessar o perfil professores do Wiki.


Lançamento de faltas pela aula cadastrada

  • Nas aulas cadastradas, clicar no ícone, como mostra a figura a seguir.


A seguinte tela será aberta. Nela é exibida todas as aulas referentes à data.

1 - Informações sobre a turma, disciplina, subturma, etapa e data;
2 - Local para informar as faltas, divididas por número de aulas;
3 - Nome dos alunos da turma;

Para lançar a falta, basta clicar no e a falta será gravada automaticamente.


Após ter executado os passos anteriores corretamente, o lançamento de falta já estará gravado no WebGiz.