Cadastrar Cursos - SUAP EDU: mudanças entre as edições

De NTI Ajuda - IFSULDEMINAS Campus Inconfidentes
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== Considerações Iniciais ==
== Considerações Iniciais ==
<div style="border: 2px solid #d6d2c5; background-color: #f9f4e6; padding: 1em;  font-size: 16px;">
<div style="border: 2px solid #d6d2c5; background-color: #f9f4e6; padding: 1em;  font-size: 16px;">
<p>Esse tutorial orienta como adicionar um curso.</p>
<p>Esse tutorial orienta a como adicionar um curso.</p>
</div>
</div>


=== Preparativos  ===
=== Preparativos  ===
<div style="border: 2px solid #d6d2c5; background-color: #f9f4e6; padding: 1em;  font-size: 16px;">
<div style="border: 2px solid #d6d2c5; background-color: #f9f4e6; padding: 1em;  font-size: 16px;">
<p>Primeiramente, para a criação de cursos o NTIC recomenda seguir a padronização das <b>Tabela 1</b> e <b>Tabela 2</b> para definir o nome do curso. Essa padronização é importante para auxiliar as ferramentas de busca do SUAP, possibilitando também, a diferenciação dos itens criados entre os campi existentes. Esse padrão de nomenclatura servirá de base para os cadastros das matrizes e dos componentes.</p>
<p>Primeiramente, para a criação de cursos o NTI recomenda seguir a padronização das <b>Tabela 1</b> e <b>Tabela 2</b> para definir o nome do curso. Essa padronização é importante para auxiliar as ferramentas de busca do SUAP, possibilitando também, a diferenciação dos itens criados entre os campi existentes. Esse padrão de nomenclatura servirá de base para os cadastros das matrizes e dos componentes.</p>
<p>Como será observado na <b>Tabela 1</b>, a sigla do curso deve ter exatamente 3 (três) caracteres. Ou seja, o curso <b>“Engenharia Agronômica”</b> deverá possuir a sigla <b>“EAG”</b>, <b>“Técnico em Informática”</b> possuirá a sigla <b>“INF”</b> e  <b>“Técnico Subsequente em Meio Ambiente”</b> possuirá a sigla <b>“MEA”</b> por exemplo.</p>
<p>Como será observado na <b>Tabela 1</b>, a sigla do curso deve ter exatamente 3 (três) caracteres. Ou seja, o curso <b>“Engenharia Agronômica”</b> deverá possuir a sigla <b>“EAG”</b>, <b>“Técnico em Informática”</b> possuirá a sigla <b>“INF”</b> e  <b>“Técnico Subsequente em Meio Ambiente”</b> possuirá a sigla <b>“MEA”</b> por exemplo.</p><BR>


</div>
<table border='0' style="width:100%;">
<tr>
<td valign="top" align='center'>
<div class="res-img">
[[Arquivo:Tabela 1- Cursos Presenciais.png]]
</div>
</td>
</tr>
</table>
<table border='0' style="width:100%;">
<tr>
<td valign="top" align='center'>
<div class="res-img">
[[Arquivo:Tabela 2- Cursos à Distância.png]]
</div>
</td>
</tr>
</table>
<!--
<table border="1" cellspacing="0" width="1100" align="center">
<table border="1" cellspacing="0" width="1100" align="center">
<tr style="text-align: center; background-color: #ccc">
<tr style="text-align: center; background-color: #ccc">
<td colspan="6"> Tabela 1: Cursos Presenciais.</td>
<td colspan="8"> Tabela 1: Cursos Presenciais.</td>
</tr>
</tr>
<tr style="text-align: center; background-color: #ccc">
<tr style="text-align: center; background-color: #ccc">
<td>CURSO:</td>
<td>CURSO:</td>
<td>CAMPUS (3 letras):</td>
<td>CAMPUS (3 letras):</td>
<td colspan="2">MODALIDADE (1 letra):</td>
<td colspan="2">TIPO (1 letra):</td>
<td colspan="2">TIPO (1 letra):</td>
<td>SIGLA (3 letras):</td>
<td>SIGLA (3 letras):</td>
<td>EXEMPLO:</td>
<td>EXEMPLO DE COMO FICARIA:</td>
</tr>
</tr>
<tr>
<tr>
<td>Engenharia Agronômica</td>
<td>Engenharia Agronômica</td>
<td>IFS</td>
<td>IFS</td>
<td>P</td>
<td>Presencial</td>
<td>G</td>
<td>G</td>
<td>Graduação</td>
<td>Graduação</td>
<td>EAG</td>
<td>EAG</td>
<td>Engenharia Agronômica - IFS_GEAG</td>
<td>Engenharia Agronômica - IFS_P_GEAG</td>
</tr>
</tr>
<tr>
<tr>
<td>Técnico em Informática</td>
<td>Técnico em Informática</td>
<td>IFS</td>
<td>IFS</td>
<td>P</td>
<td>Presencial</td>
<td>I</td>
<td>I</td>
<td>Técnico Integrado</td>
<td>Técnico Integrado</td>
<td>INF</td>
<td>INF</td>
<td>Técnico em Informática - IFS_IINF</td>
<td>Técnico em Informática - IFS_P_IINF</td>
</tr>
</tr>
<tr>
<tr>
<td>Técnico em Meio Ambiente</td>
<td>Técnico em Meio Ambiente</td>
<td>IFS</td>
<td>IFS</td>
<td>P</td>
<td>Presencial</td>
<td>S</td>
<td>S</td>
<td>Técnico Subsequente</td>
<td>Técnico Subsequente</td>
<td>MEA</td>
<td>MEA</td>
<td>Técnico em Meio Ambiente - IFS_SMEA</td>
<td>Técnico em Meio Ambiente - IFS_P_SMEA</td>
</tr>
</tr>
</table>
</table>
Linha 49: Linha 79:
<table border="1" cellspacing="0" width="1100" align="center">
<table border="1" cellspacing="0" width="1100" align="center">
<tr style="text-align: center; background-color: #ccc">
<tr style="text-align: center; background-color: #ccc">
<td colspan="7"> Tabela 2: Cursos à distância.</td>
<td colspan="9"> Tabela 2: Cursos à distância.</td>
</tr>
</tr>
<tr style="text-align: center; background-color: #ccc">
<tr style="text-align: center; background-color: #ccc">
Linha 55: Linha 85:
<td>POLO:</td>
<td>POLO:</td>
<td>CAMPUS (3 letras):</td>
<td>CAMPUS (3 letras):</td>
<td colspan="2">MODALIDADE (1 letra):</td>
<td colspan="2">TIPO (1 letra):</td>
<td colspan="2">TIPO (1 letra):</td>
<td>SIGLA (3 letras):</td>
<td>SIGLA (3 letras):</td>
<td>EXEMPLO:</td>
<td>EXEMPLO DE COMO FICARIA:</td>
</tr>
</tr>
<tr style="text-align: center;">
<tr style="text-align: center;">
Linha 63: Linha 94:
<td>Polo Campo Belo</td>
<td>Polo Campo Belo</td>
<td>IFS</td>
<td>IFS</td>
<td>E</td>
<td>EAD</td>
<td>G</td>
<td>G</td>
<td>Graduação</td>
<td>Graduação</td>
<td>LPD</td>
<td>LPD</td>
<td>Licenciatura em Pedagogia UAB - Polo Campo Belo - IFS_LPD</td>
<td>Licenciatura em Pedagogia UAB - Polo Campo Belo - IFS_E_GLPD</td>
</tr>
</tr>
</table>
</table>
<br>
-->
 
<p>Por fim, o <b>“Identificador do curso”</b> será formatado como <b>"CAMPUS_MODALIDADE_TIPO+SIGLA"</b>. Exemplo: <b>"IFS_P_GEAG"</b>, onde <b>"IFS"</b> é o campus, <b>"P"</b> indica que é um curso <b>"Presencial"</b>, <b>"G"</b> é o tipo de curso e <b>"EAG"</b> é a sigla do curso. </p>
<p>Por fim, o <b>“Identificador do curso”</b> será formatado como <b>"CAMPUS_TIPO+SIGLA"</b>. Exemplo: <b>"IFS_GEAG"</b>, onde <b>"IFS"</b> é o campus, <b>"G"</b> é o tipo de curso e <b>"EAG"</b> é a sigla do curso. </p>
<p>Anote o <b>“Identificador do curso”</b>, pois ele será utilizado nesse tutorial para definir o nome do curso e posteriormente para compor o cadastro da matriz e componentes.</p>
<p>Anote o <b>“Identificador do curso”</b>, pois ele será utilizados nesse tutorial para definir o nome do curso e posteriormente para para compor o cadastro da matriz e componentes.</p>


</div>
</div>


== Acessar tela "Cursos" ==
== Acessar tela "Cursos" ==
Linha 94: Linha 125:
<tr>
<tr>
<td valign="top" align='center'>
<td valign="top" align='center'>
[[Arquivo:Cadastrar Curso 01.PNG|1000px]]
<div class="res-img">
[[Arquivo:Cadastrar Curso 01.PNG]]
</div>
</td>
</td>
</tr>
</tr>
Linha 112: Linha 145:
<tr>
<tr>
<td valign="top" align='center'>
<td valign="top" align='center'>
[[Arquivo:Cadastrar Curso 02.PNG|1000px]]
<div class="res-img">
[[Arquivo:Cadastrar Curso 02.PNG]]
</div>
</td>
</td>
</tr>
</tr>
Linha 120: Linha 155:
<div style="border: 2px solid #d6d2c5; background-color: #f9f4e6; padding: 1em;  font-size: 16px;">
<div style="border: 2px solid #d6d2c5; background-color: #f9f4e6; padding: 1em;  font-size: 16px;">
<p>Será aberta a tela <b>"Adicionar Curso"</b> como ilustrado na <b>Figura 3</b>. Logo após essa figura, estão indicados quais campos devem ser preenchidos.</p>
<p>Será aberta a tela <b>"Adicionar Curso"</b> como ilustrado na <b>Figura 3</b>. Logo após essa figura, estão indicados quais campos devem ser preenchidos.</p>
<p>Caso tenha necessidade de preencher algum campo não indicado nesse tutorial, fique a vontade.</p>
<p></p>
<p></p>
</div>
</div>
Linha 131: Linha 167:
<tr>
<tr>
<td valign="top" align='center'>
<td valign="top" align='center'>
[[Arquivo:Cadastrar Curso 03.PNG|1000px]]
[[Arquivo:Cadastrar Curso 03.PNG|950px]]
</td>
</td>
</tr>
</tr>
Linha 141: Linha 177:
* <p><b>Descrição: <font size="3" color="red">(Informar o "Nome do Curso", definido anteriormente nos "Preparativos" desse tutorial. Clique [[#Preparativos|aqui]] caso tenha esquecido)</font></b>;</p>
* <p><b>Descrição: <font size="3" color="red">(Informar o "Nome do Curso", definido anteriormente nos "Preparativos" desse tutorial. Clique [[#Preparativos|aqui]] caso tenha esquecido)</font></b>;</p>
* <p><b>Descrição no Diploma e Histórico;</b></p>
* <p><b>Descrição no Diploma e Histórico;</b></p>
* <p><b>Código Giz: <font size="3" color="red">(Informar o mesmo código do GIZ. Isso é importante para poder importar os alunos do Giz para o SUAP durante a migração)</font></b>;</p>
* <p><b>Código Giz: <font size="3" color="red">(Se for realizar migração de alunos de outro sistema (por meio do histórico avulso do SUAP), informar o mesmo código do curso que foi cadastrado ao cadastrar o aluno em histórico avulso. Isso é importante para poder importar os alunos para o SUAP</font></b>;</p>
</div><br>
</div><br>


Linha 166: Linha 202:
<p><b>- Natureza de participação;</b></p>
<p><b>- Natureza de participação;</b></p>
<p><b>- Modalidade de Ensino;</b></p>
<p><b>- Modalidade de Ensino;</b></p>
<p><b>- Área: <font size="3" color="red">A área é um campo obrigatório.</font></b></p>
<p><b>- Eixo Tecnológico;</b></p>
<p><b>- Área CAPES;</b></p>
<p><b>- Periodicidade;</b></p>
<p><b>- Periodicidade;</b></p>
<p><b>- Diretoria;</b></p>
<p><b>- Diretoria;</b></p>
<p><b>- Exige enade:</b> Marque essa opção caso o curso exija enade;</p>
<p><b>- Exige enade:</b> Marque essa opção caso o curso exija enade;</p>
<p><b>- Exige colação de grau: </b>Marque essa opção caso o curso exija colação de grau;</p>
<p><b>- Exige colação de grau: </b>Marque essa opção caso o curso exija colação de grau;</p>
<p><b>- Exige Plano de Ensino</b> Marque essa opção caso os professores necessitem informar o plano de ensino das disciplinas nos diários;</p>
<p><b>- Certificado/Diploma Emitido pelo Campus </b>Marque essa opção caso o curso terá certificado emitido pelo campus;</p>
<p><b>- Certificado/Diploma Emitido pelo Campus </b>Marque essa opção caso o curso terá certificado emitido pelo campus;</p>
<p><b>- Perfil Profisional:</b> Informe em casos que o "Perfil Profsisonal" deva sair no histórico.</p>
<p><b>- Certificado/Diploma Assinado via Certificado ICP-EDU </b>Esta opção é marcada para os  Cursos Técnicos, Pós-graduação e FIC onde os certificados são assinados de forma eletrônica com o Certificado pessoal ICPEDU;</p>
</div><br>
<p><b>- Certificado/Diploma Assinado via Certificado ICP-Brasil</b> Esta opção é marcada somente para os cursos de graduação onde os  diplomas  são assinados de forma digital com o Certificado ICP Brasil;</p>
 
<p><b>- Área de Concentração;</b></p>
=== Seção "Ato Normativo" ===
<p><b>- Programa;</b></p>
<div style="border: 2px solid #d6d2c5; background-color: #f9f4e6; padding: 1em;  font-size: 16px;">
<p><b>- Fator de Esforço de Curso (FEC);</b></p>
<p>Na seção <b>"Ato Normativo"</b>, preencha os seguintes campos: </p>
<p><b>- Perfil Profisional:</b> Informe em casos que o "Perfil Profissional" deva sair no histórico.</p>
<p><b>- Documentação de Criação;</b></p>
<p><b>- Data de criação;</b></p>  
</div><br>
 
=== Seção "Ato de Reconhecimento" ===
<div style="border: 2px solid #d6d2c5; background-color: #f9f4e6; padding: 1em;  font-size: 16px;">
<p>Na seção <b>"Ato de Reconhecimento"</b>, preencha os seguintes campos: </p>
<p><b>- Descrição;</b></p>
<p><b>- Data;</b></p>  
</div><br>
</div><br>


=== Seção "Título de Certificado de Conclusão" ===
=== Seção "Título de Certificado de Conclusão" ===
<div style="border: 2px solid #d6d2c5; background-color: #f9f4e6; padding: 1em;  font-size: 16px;">
<div style="border: 2px solid #d6d2c5; background-color: #f9f4e6; padding: 1em;  font-size: 16px;">
<p>Na seção <b>"Título de Certificado de Conclusão"</b>, preencha os seguintes campos: </p>
<p>Na seção <b>"Título de Certificado de Conclusão"</b>, preencha os campos abaixo, fazendo a distinção dos respectivos gêneros, como, por exemplo, <b>enfermeiro / enfermeira.</b></p>
<p><b>- Masculino;</b></p>
<p><b>- Masculino; </b></p>
<p><b>- Feminino;</b></p>  
<p><b>- Feminino;</b></p>  
</div><br>
</div><br>
Linha 202: Linha 233:
== Criar uma Matriz ==
== Criar uma Matriz ==
<div style="border: 2px solid #d6d2c5; background-color: #f9f4e6; padding: 1em;  font-size: 16px;">
<div style="border: 2px solid #d6d2c5; background-color: #f9f4e6; padding: 1em;  font-size: 16px;">
<p>Por fim, após seguir todos os passos anteriores corretamente, clique [[Cadastrar Matriz - SUAP EDU|aqui]] para cadastrar uma Matriz para o curso.</p>
<p>Por fim, após seguir todos os passos anteriores corretamente, clique <b>[[Cadastrar Matriz - SUAP EDU|aqui]]</b> para cadastrar uma Matriz para o curso.</p>
</div>
</div>

Edição atual tal como às 10h51min de 8 de janeiro de 2024

Considerações Iniciais

Esse tutorial orienta a como adicionar um curso.

Preparativos

Primeiramente, para a criação de cursos o NTI recomenda seguir a padronização das Tabela 1 e Tabela 2 para definir o nome do curso. Essa padronização é importante para auxiliar as ferramentas de busca do SUAP, possibilitando também, a diferenciação dos itens criados entre os campi existentes. Esse padrão de nomenclatura servirá de base para os cadastros das matrizes e dos componentes.

Como será observado na Tabela 1, a sigla do curso deve ter exatamente 3 (três) caracteres. Ou seja, o curso “Engenharia Agronômica” deverá possuir a sigla “EAG”, “Técnico em Informática” possuirá a sigla “INF” e “Técnico Subsequente em Meio Ambiente” possuirá a sigla “MEA” por exemplo.


Por fim, o “Identificador do curso” será formatado como "CAMPUS_MODALIDADE_TIPO+SIGLA". Exemplo: "IFS_P_GEAG", onde "IFS" é o campus, "P" indica que é um curso "Presencial", "G" é o tipo de curso e "EAG" é a sigla do curso.

Anote o “Identificador do curso”, pois ele será utilizado nesse tutorial para definir o nome do curso e posteriormente para compor o cadastro da matriz e componentes.

Acessar tela "Cursos"

Antes de prosseguir, o NTIC recomenda que tenha sido feito os "Preparativos" indicados anteriormente e o "Identificador do curso" tenha sido anotado.


Em seguida, para acessar a tela "Cursos", siga as instruções abaixo e observe a Figura 1:

1. Clique no menu "Ensino";

2. Selecione o item "Cursos, Matrizes e Componentes.";

3. Selecione o item "Cursos";

Figura 2: Acessar tela "Cursos".

Acessar tela "Adicionar Curso"

Em seguida será aberta a tela "Cursos" e nela, clique no botão "Adicionar Curso" como ilustrados na Figura 2.

Figura 2: Acessar tela "Adicionar Curso".

Preencher informações do "Curso"

Será aberta a tela "Adicionar Curso" como ilustrado na Figura 3. Logo após essa figura, estão indicados quais campos devem ser preenchidos.

Caso tenha necessidade de preencher algum campo não indicado nesse tutorial, fique a vontade.

Figura 3: Preencher informações do "Curso".

Seção "Identificação"

Na seção "Identificação", preencha os seguintes campos:

  • Descrição: (Informar o "Nome do Curso", definido anteriormente nos "Preparativos" desse tutorial. Clique aqui caso tenha esquecido);

  • Descrição no Diploma e Histórico;

  • Código Giz: (Se for realizar migração de alunos de outro sistema (por meio do histórico avulso do SUAP), informar o mesmo código do curso que foi cadastrado ao cadastrar o aluno em histórico avulso. Isso é importante para poder importar os alunos para o SUAP;


Seção "Dados da Criação"

Na seção "Dados da Criação", preencha os seguintes campos:

- Ano letivo;

- Período letivo;

- Data de início;

- Ativo: Marque ativo;


Seção "Coordenação"

Na seção "Coordenação", preencha os seguintes campos:

- Coordenador;

- Nº Portaria;


Seção "Dados Gerais"

Na seção "Dados Gerais", preencha os seguintes campos:

- Código: (Informar o mesmo código do IFVEST. Isso é importante para poder importar os alunos e facilitar o processo de matrícula quando a inscrição do aluno tiver sido pelo IFVEST);

- Natureza de participação;

- Modalidade de Ensino;

- Área: A área é um campo obrigatório.

- Eixo Tecnológico;

- Área CAPES;

- Periodicidade;

- Diretoria;

- Exige enade: Marque essa opção caso o curso exija enade;

- Exige colação de grau: Marque essa opção caso o curso exija colação de grau;

- Exige Plano de Ensino Marque essa opção caso os professores necessitem informar o plano de ensino das disciplinas nos diários;

- Certificado/Diploma Emitido pelo Campus Marque essa opção caso o curso terá certificado emitido pelo campus;

- Certificado/Diploma Assinado via Certificado ICP-EDU Esta opção é marcada para os Cursos Técnicos, Pós-graduação e FIC onde os certificados são assinados de forma eletrônica com o Certificado pessoal ICPEDU;

- Certificado/Diploma Assinado via Certificado ICP-Brasil Esta opção é marcada somente para os cursos de graduação onde os diplomas são assinados de forma digital com o Certificado ICP Brasil;

- Área de Concentração;

- Programa;

- Fator de Esforço de Curso (FEC);

- Perfil Profisional: Informe em casos que o "Perfil Profissional" deva sair no histórico.


Seção "Título de Certificado de Conclusão"

Na seção "Título de Certificado de Conclusão", preencha os campos abaixo, fazendo a distinção dos respectivos gêneros, como, por exemplo, enfermeiro / enfermeira.

- Masculino;

- Feminino;


Salvar informações

Após preencher corretamente todos os campos anteriores, basta clicar no botão "Salvar" no final da tela.


Criar uma Matriz

Por fim, após seguir todos os passos anteriores corretamente, clique aqui para cadastrar uma Matriz para o curso.