Cadastrar Componentes - SUAP EDU: mudanças entre as edições

De NTI Ajuda - IFSULDEMINAS Campus Inconfidentes
Sem resumo de edição
Sem resumo de edição
 
(25 revisões intermediárias por 4 usuários não estão sendo mostradas)
Linha 1: Linha 1:
<poem style="border: 0px solid #FFFFFF; background-color:#FA5858; padding: 1em;">
== Considerações Iniciais ==
<font size="3" color="#fff">''' Para cadastrar um componente, isto é, uma disciplina, siga o tutorial abaixo. '''</font>
<div style="border: 2px solid #d6d2c5; background-color: #f9f4e6; padding: 1em;  font-size: 16px;">
</poem>
<p>Esse tutorial orienta a como cadastrar um componente, ou seja, uma disciplina.</p>
</div>


== Preparativos  ==
=== Definição do "Nome do Componente" ===
<div style="border: 2px solid #d6d2c5; background-color: #f9f4e6; padding: 1em;  font-size: 16px;">
<p>Primeiramente, para a composição dos nomes dos componentes, o NTI recomenda indicar a matriz da qual o componente faz parte. Essa padronização é importante para auxiliar as ferramentas de busca do SUAP, possibilitando também a diferenciação dos componentes entre as diversas matrizes já cadastradas no SUAP. Sendo assim, o nome do componente é composto da seguinte forma: </p><br>


<font size="3" color="#000000">
<p><b>1) Descrição do componente:</b> Nome do componente definido no PPC do curso;</p>
<p>Ex.: Fundamentos da Agronomia;</p><br>


<poem style="border: 2px solid #d6d2c5; background-color: #f9f4e6; padding: 1em;">* '''Clicar no módulo ENSINO(1), clicar em Cursos, Matrizes e Componentes(2), escolher o item Componentes(3).'''<BR>
<p><b>2) Nome da Matriz:</b> Indicação da matriz da qual o componente faz parte. Clique <b>[[Cadastrar Matriz - SUAP EDU#Definição do "Nome da Matriz"|aqui]]</b> para relembrar como é formado o <b>"Nome da Matriz"</b>.</p>
[[Arquivo:Cadastrar Componentes 01.png|250px]]</poem>
<p>Ex.:  IFS_P_GEAG_AA_20182.</p><br>


<p>Tendo como base o componente <b>“Fundamentos da Agronomia”</b> pertencente à matriz <b>“IFS_P_GEAG_AA_20182”</b>, o nome do componente ficaria da seguinte forma: <b>“Fundamentos da Agronomia - IFS_P_GEAG_AA_20182”</b>.
</p>
<p>Anote o <b>"Nome do Componente"</b> que foi criado, pois ela será utilizada ao longo desse tutorial.</p>
</div>


<poem style="border: 2px solid #d6d2c5; background-color: #f9f4e6; padding: 1em;">* '''Clicar no botão “Adicionar Componente”.'''<BR>
=== Definição da "Abreviatura do Componente" ===
[[Arquivo:Cadastrar Componentes 04.png|1100px]]
<div style="border: 2px solid #d6d2c5; background-color: #f9f4e6; padding: 1em;  font-size: 16px;">
</poem>
<p>Para a criação das abreviaturas dos componentes, o NTI recomenda indicar parte da matriz nos dizeres da abreviatura. Essa padronização é importante para evitar duplicação das abreviaturas e torná-las únicas.</p>
<p>Ainda tomando como base o componente <b>“Fundamentos da Agronomia - IFS_P_GEAG_AA_20182”</b>, a abreviatura dele ficaria da seguinte forma: <b>“EAG_AA_FAG”</b>. Onde, <b>“EAG_AA”</b> é a identificação do curso e sua respectiva matriz e <b>“FAG”</b> é a abreviatura do componente composta por 3 letras.</p>
</div>


== Acessar tela "Componentes" ==
<div style="border: 2px solid #d6d2c5; background-color: #f9f4e6; padding: 1em;  font-size: 16px;">
<p>Antes de prosseguir, o NTI recomenda que tenha sido feito os <b>"Preparativos"</b> indicados anteriormente e que o <b>"Nome do Componente"</b> tenha sido definido e anotado.</p><br>
<p>Em seguida, para acessar a tela <b>"Cadastrar Componentes"</b>, siga as instruções abaixo e observe a <b>Figura 1</b>:</p>
<p>1. Clique no menu <b>"Ensino"</b>;</p>
<p>2. Selecione o item <b>"Cursos, Matrizes e Componentes."</b>;</p>
<p>3. Selecione o item <b>"Componentes"</b>;</p>
</div>


<poem style="border: 2px solid #d6d2c5; background-color: #f9f4e6; padding: 1em;">* '''Para preencher os campos dessa tela, observe a legenda após a imagem:'''<BR>
<table border='0' style="width:100%;">
[[Arquivo:Cadastrar Componentes 05.JPG|1100px]] <BR>
 
'''5.1 Campo Descrição:''' digite o nome da disciplina. Sugere-se para a padronização deste campo a seguinte notação: nome do componente - Campus_Tipo_Sigla do Curso_Identificador_Ano Semestre que Iniciou o Uso no Semestre
<table border='1' cellspacing='0' style="width:100%;">
<tr>
<tr>
    <th>Exemplo de Padronização:</th>      
<td valign="top" align='center'>
<b>Figura 1:</b> Acessar tela "Cadastrar Componentes".
</td>
</tr>
</tr>
<tr>
<tr>
<td>Nome do Componente</td>
<td valign="top" align='center'>
<td>Fundamentos da Matemática</td>    
<div class="res-img">
[[Arquivo:Cadastrar Componentes 01.png]]
</div>
</td>
</tr>
</tr>
</table>
== Acessar tela "Adicionar Componente" ==
<div style="border: 2px solid #d6d2c5; background-color: #f9f4e6; padding: 1em;  font-size: 16px;">
<p>Em seguida será aberta a tela <b>"Componentes"</b> e nela, clique no botão <b>"Adicionar Componente"</b> como ilustrados na <b>Figura 2</b>.</p>
</div>
<table border='0' style="width:100%;">
<tr>
<tr>
<td>Sigla do Campus</td>
<td valign="top" align='center'>
<td>IFS</td>    
<b>Figura 2:</b> Acessar tela "Adicionar Componente" .
</td>
</tr>
</tr>
<tr>
<tr>
<td>Tipo do Curso</td>
<td valign="top" align='center'>
<td>G</td>    
<div class="res-img">
[[Arquivo:Forma_2_-_Adicionar_Componentes.png]]
</div>
</td>
</tr>
</tr>
</table>
== Preencher informações do "Componente" ==
<div style="border: 2px solid #d6d2c5; background-color: #f9f4e6; padding: 1em;  font-size: 16px;">
<p>Será aberta a tela <b>"Adicionar Componente"</b> como ilustrado na <b>Figura 3</b>. Logo após essa figura, estão indicados quais campos devem ser preenchidos.</p>
<p>Caso tenha necessidade de preencher algum campo não indicado nesse tutorial, fique a vontade.</p>
</div>
<table border='0' style="width:100%;">
<tr>
<tr>
<td>Sigla do Curso</td>
<td valign="top" align='center'>
<td>LMAT</td>    
<b>Figura 3:</b> Preencher informações do "Componente".
</td>
</tr>
</tr>
<tr>
<tr>
<td>Identificador</td>
<td valign="top" align='center'>
<td>M</td>    
<div class="res-img">
[[Arquivo:Cadastrar Componentes 05.JPG]]
</div>
</td>
</tr>
</tr>
</table>
</table>


'''5.2 Campo Descrição no Diploma e Histórico:''' transfere o nome digitado no campo 5.1, permitindo que seja mantido o nome anteriormente colocado, ou sua edição.
=== Seção "Dados Gerais" ===
 
<div style="border: 2px solid #d6d2c5; background-color: #f9f4e6; padding: 1em;  font-size: 16px;">
'''5.3 Campo Abreviatura:''' seguir norma advinda da matriz do curso, ou abreviatura preexistente.
<p>Na seção <b>"Dados Gerais"</b>, preencha os seguintes campos: </p>
 
* <p><b>Descrição: <font size="3" color="red">(Informar o "Nome do Componente", definido anteriormente nos "Preparativos" desse tutorial. Clique [[#Definição do "Nome do Componente"|aqui]] caso tenha esquecido)</font></b>;</p>
'''5.4 Campo Tipo do Componente:'''
* <p><b>Descrição no Diploma e Histórico;</b></p>
a) Eletiva: esta opção deve ser escolhida quando o aluno deseja cursar uma disciplina de outro curso.
* <p><b>Abreviatura: <font size="3" color="red">(Informar o "Abreviatura do Componente", definido anteriormente nos "Preparativos" desse tutorial. Clique [[#Definição da "Abreviatura do Componente"|aqui]] caso tenha esquecido)</font></b>;</p>
b) Estágio Obrigatório: esta opção deve ser escolhida quando for cadastrar um estágio obrigatório.
* <p><b>Tipo do Componente:</b> Selecione <b>"Eletiva"</b>, <b>"Obrigatória"</b>, <b>"Optativa"</b>, <b>"Estágio"</b> quando o componente for uma disciplina de estágio ou <b>"TCC"</b> quando a disciplina for uma disciplina de <b>"TCC"</b>.</p>
c) Obrigatório: disciplina não optativa.
* <p><b>Ementa;</b></p>
d) Optativa: disciplina não obrigatória.
* <p><b>Diretoria:</b>  lugar onde o componente vai ser inserido;</p>
e) TCC: Trabalho de Conclusão de Curso.
* <p><b>Nível de ensino;</b></p>
 
* <p><b>Está ativo:</b> deixar marcado;</p>
'''5.5 Ementa:''' texto contido no PPC do curso.
* <p><b>Referências Básicas;</b></p>
 
* <p><b>Referências Complementares.</b></p>
'''5.6 Diretoria:''' lugar onde o componente vai ser inserido.
</div><br>
 
'''5.7 Nível de Ensino:'''
a) Fundamental;
b) Graduação;
c) Médio;
d) Pós-graduação.
 
'''5.8 Está ativo:''' verificação se o componente está ativo.
 
'''Carga Horária'''
 
'''5.9 Hora/relógio:''' carga horária total da disciplina. Exemplo: 72,40 significa que a disciplina tem 72 horas e quarenta minutos.
 
'''5.10 Hora/aula:''' quantidade total de aulas. Exemplo: 40 significa que a disciplina deve ter 40 aulas.
 
'''5.11 Qtd. de créditos:''' campo apenas utilizado nos cursos da modalidade stricto sensu, em todos os outros coloca-se "0".
 
'''Dados Extras'''
 
'''5.12 Campo Observação:''' deverá ser preenchido quando houver alguma observação referente ao componente que está sendo inserido.


'''Botão Salvar:''' inclui o componente.
=== Seção "Carga Horária" ===
<div style="border: 2px solid #d6d2c5; background-color: #f9f4e6; padding: 1em;  font-size: 16px;">
<p>Na seção <b>"Carga Horária"</b>, preencha os seguintes campos: </p>
* <p><b>Hora/relógio:</b> carga horária total da disciplina. Exemplo: 72,40 significa que a disciplina tem 72 horas e quarenta minutos;</p>
* <p><b>Hora/aula:</b> quantidade total de aulas. Exemplo: 40 significa que a disciplina deve ter 40 aulas.</p>
* <p><b>Qtd. de créditos:</b> campo apenas utilizado nos cursos da modalidade stricto sensu, em todos os outros coloca-se "0";</p>
</div><br>


'''Botão Salvar e adicionar outro(a):''' inclui o componente atual e adiciona outro.
=== Seção "Dados Extras" ===
<div style="border: 2px solid #d6d2c5; background-color: #f9f4e6; padding: 1em;  font-size: 16px;">
<p>Na seção <b>"Dados Extras"</b>, preencha os seguintes campos: </p>
* <p><b>Observação:</b> deverá ser preenchido quando houver alguma observação referente ao componente que está sendo inserido;</p>
</div><br>


'''Botão Salvar e continuar editando:''' este botão permite salvar e continuar editando a inclusão do componente.
=== Salvar informações ===
</poem>
<div style="border: 2px solid #d6d2c5; background-color: #f9f4e6; padding: 1em;  font-size: 16px;">
<p>Após preencher corretamente os campos necessários para o cadastro do componente, basta clicar no botão <b>"Salvar e adicionar outro"</b> para salvar o componente atual e iniciar o cadastro de outro componente.</p>
</div><br>


</font>
== Vincular o componente à uma matriz ==
<div style="border: 2px solid #d6d2c5; background-color: #f9f4e6; padding: 1em;  font-size: 16px;">
<p>Por fim, após seguir todos os passos anteriores corretamente, clique <b>[[Vincular Componentes em Matriz - SUAP EDU|aqui]]</b> para vincular o componente à uma matriz.</p>
</div>

Edição atual tal como às 11h01min de 8 de janeiro de 2024

Considerações Iniciais

Esse tutorial orienta a como cadastrar um componente, ou seja, uma disciplina.

Preparativos

Definição do "Nome do Componente"

Primeiramente, para a composição dos nomes dos componentes, o NTI recomenda indicar a matriz da qual o componente faz parte. Essa padronização é importante para auxiliar as ferramentas de busca do SUAP, possibilitando também a diferenciação dos componentes entre as diversas matrizes já cadastradas no SUAP. Sendo assim, o nome do componente é composto da seguinte forma:


1) Descrição do componente: Nome do componente definido no PPC do curso;

Ex.: Fundamentos da Agronomia;


2) Nome da Matriz: Indicação da matriz da qual o componente faz parte. Clique aqui para relembrar como é formado o "Nome da Matriz".

Ex.: IFS_P_GEAG_AA_20182.


Tendo como base o componente “Fundamentos da Agronomia” pertencente à matriz “IFS_P_GEAG_AA_20182”, o nome do componente ficaria da seguinte forma: “Fundamentos da Agronomia - IFS_P_GEAG_AA_20182”.

Anote o "Nome do Componente" que foi criado, pois ela será utilizada ao longo desse tutorial.

Definição da "Abreviatura do Componente"

Para a criação das abreviaturas dos componentes, o NTI recomenda indicar parte da matriz nos dizeres da abreviatura. Essa padronização é importante para evitar duplicação das abreviaturas e torná-las únicas.

Ainda tomando como base o componente “Fundamentos da Agronomia - IFS_P_GEAG_AA_20182”, a abreviatura dele ficaria da seguinte forma: “EAG_AA_FAG”. Onde, “EAG_AA” é a identificação do curso e sua respectiva matriz e “FAG” é a abreviatura do componente composta por 3 letras.

Acessar tela "Componentes"

Antes de prosseguir, o NTI recomenda que tenha sido feito os "Preparativos" indicados anteriormente e que o "Nome do Componente" tenha sido definido e anotado.


Em seguida, para acessar a tela "Cadastrar Componentes", siga as instruções abaixo e observe a Figura 1:

1. Clique no menu "Ensino";

2. Selecione o item "Cursos, Matrizes e Componentes.";

3. Selecione o item "Componentes";

Figura 1: Acessar tela "Cadastrar Componentes".

Acessar tela "Adicionar Componente"

Em seguida será aberta a tela "Componentes" e nela, clique no botão "Adicionar Componente" como ilustrados na Figura 2.

Figura 2: Acessar tela "Adicionar Componente" .

Preencher informações do "Componente"

Será aberta a tela "Adicionar Componente" como ilustrado na Figura 3. Logo após essa figura, estão indicados quais campos devem ser preenchidos.

Caso tenha necessidade de preencher algum campo não indicado nesse tutorial, fique a vontade.

Figura 3: Preencher informações do "Componente".

Seção "Dados Gerais"

Na seção "Dados Gerais", preencha os seguintes campos:

  • Descrição: (Informar o "Nome do Componente", definido anteriormente nos "Preparativos" desse tutorial. Clique aqui caso tenha esquecido);

  • Descrição no Diploma e Histórico;

  • Abreviatura: (Informar o "Abreviatura do Componente", definido anteriormente nos "Preparativos" desse tutorial. Clique aqui caso tenha esquecido);

  • Tipo do Componente: Selecione "Eletiva", "Obrigatória", "Optativa", "Estágio" quando o componente for uma disciplina de estágio ou "TCC" quando a disciplina for uma disciplina de "TCC".

  • Ementa;

  • Diretoria: lugar onde o componente vai ser inserido;

  • Nível de ensino;

  • Está ativo: deixar marcado;

  • Referências Básicas;

  • Referências Complementares.


Seção "Carga Horária"

Na seção "Carga Horária", preencha os seguintes campos:

  • Hora/relógio: carga horária total da disciplina. Exemplo: 72,40 significa que a disciplina tem 72 horas e quarenta minutos;

  • Hora/aula: quantidade total de aulas. Exemplo: 40 significa que a disciplina deve ter 40 aulas.

  • Qtd. de créditos: campo apenas utilizado nos cursos da modalidade stricto sensu, em todos os outros coloca-se "0";


Seção "Dados Extras"

Na seção "Dados Extras", preencha os seguintes campos:

  • Observação: deverá ser preenchido quando houver alguma observação referente ao componente que está sendo inserido;


Salvar informações

Após preencher corretamente os campos necessários para o cadastro do componente, basta clicar no botão "Salvar e adicionar outro" para salvar o componente atual e iniciar o cadastro de outro componente.


Vincular o componente à uma matriz

Por fim, após seguir todos os passos anteriores corretamente, clique aqui para vincular o componente à uma matriz.