Adicionar um Usuário - Joomla 3: mudanças entre as edições

De NTI Ajuda - IFSULDEMINAS Campus Inconfidentes
Sem resumo de edição
 
(25 revisões intermediárias pelo mesmo usuário não estão sendo mostradas)
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== Realizar login no painel de administração ==
== Primeiro passo (Realizar Login no Painel de Administração) ==
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<poem style="border: 2px solid #d6d2c5; background-color: #f9f4e6; padding: 1em;">
* Acesse a área de administração do site: [http://nipe.ifs.ifsuldeminas.edu.br/administrator nipe.ifs.ifsuldeminas.edu.br/administrator].
* Acesse a área de administração do site e digite seu "Nome de Usuário" e "Senha" na área requisitada.
* Digite seu Nome de Usuário e Senha na área requisitada e logo em seguida clique no botão [[File:img-nipe-btn-acessar.jpg|200px]] conforme na imagem abaixo:
* Em seguida clique no botão [[File:img-nipe-btn-acessar.jpg|200px]] conforme na imagem abaixo:
[[File:img-nipe-login.jpg]]
[[File:Portal_menu_01.png]]
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== Segundo Passo (Abrir tela de Adicionar novo Usuário) ==
== Adicionar um novo usuário e preencher suas informações ==
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<poem style="border: 2px solid #d6d2c5; background-color: #f9f4e6; padding: 1em;">
* Com o Painel de Administração aberto, clique na aba Usuários, Gerenciador de Usuários e em seguida em Novo Usuário:
* Com o Painel de Administração aberto, clique na aba <b>Usuários > Gerenciador de Usuários > Novo Usuário</b>:
[[File:add_user_painel.jpg]]
[[File:add_user_painel.jpg]]
</poem>
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<poem style="border: 2px solid #d6d2c5; background-color: #f9f4e6; padding: 1em;">
<poem style="border: 2px solid #d6d2c5; background-color: #f9f4e6; padding: 1em;">
* Abrirá a seguinte tela com todos os campos em branco:
* Será aberta a tela "Gerenciador de Usuários: Adicionar novo Usuário" com todos os campos em branco:
[[File:add_user_tela.png]]
 
</poem>
[[File:add_user_detalhes.jpg]]
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<poem style="border: 2px solid #d6d2c5; background-color: #f9f4e6; padding: 1em;">
'''A seguir estão as indicações dos campos para serem preenchidos na aba "Detalhes" da Conta da tela "Adicionar novo Usuário":'''
'''A seguir estão as indicações dos campos para a serem preenchidos na aba Detalhes da Conta da tela Adicionar novo Usuário:'''


'''a - Nome:''' inclusão do nome do usuário
'''a - Nome:''' inclusão do nome do usuário


'''b - Nome de usuário:''' inclusão de um Nome de Usuário. (Recomenda-se usar o 1º nome.sobrenome da pessoa como Nome de Usuário. Ex: wanderson.silva)
'''b - Nome de usuário:''' informe o CPF da pessoa (apenas números);


'''c - Senha:''' inclusão de uma senha para o usuário;
'''c - Senha:''' inclusão de uma senha para o usuário;
* '''<font color="red">Não crie senhas padrões ou iguais para os usuários. Cada usuário deve ter sua própria senha para evitar problemas de segurança.</font>'''
* <u>'''<font color="red">Por questões de segurança, recomendamos que o usuário acompanhe a criação da senha para que ele mesmo possa informá-la.</font>'''</u>


'''d - Confirme a Senha:''' redigite a senha informada no campo Senha;
'''d - Confirme a Senha:''' redigite a senha informada no campo Senha;
Linha 36: Linha 35:


<poem style="border: 2px solid #d6d2c5; background-color: #f9f4e6; padding: 1em;">
<poem style="border: 2px solid #d6d2c5; background-color: #f9f4e6; padding: 1em;">
* Aba Detalhes da Conta da tela Adicionar novo Usuário:
* Clique na aba "Grupos de Usuários Atribuídos", será aberta a janela mostrada abaixo:
[[File:add_user_detalhes.jpg]]
[[File:add_user_grupos.jpg]]
</poem>
 
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No Sistema de Gestão de Conteúdo do Joomla os usuários que são cadastrados devem estar vinculados a algum grupo. Isso permite que seja possível permitir que apenas os usuários de um grupo específico possam alterar um determinado artigo. Por exemplo: O site pode apresentar uma artigo no qual apenas os usuários pertencentes ao grupo CIEC possam fazer alterações.
 
* Se for necessário criar um novo grupo de usuário, clique <b>[[Adicionar um Grupo de Usuário - Joomla 3|aqui]]</b> para acessar o tutorial "Adicionar um Grupo de Usuário".
 
* Se a pessoa for <b>"Administradora do portal"</b>, marcar apenas os grupos:
** <b>Public</b>
** <b>Manager;</b>
** <b>Administrator;</b>
** <b>Registered;</b>
** <b>Author;</b>
** <b>Editor;</b>
** <b>Publisher;</b>
** E algum outro do qual a pessoa faça parte, como <b>"CIEC"</b> por exemplo.
 
* Se a pessoa for um <b>"Usuário comum"</b> com permissões apenas para editar informações de artigos específicos, marcar apenas os grupos:
** <b>"Registered"</b>;
** <b>"Author"</b>;
** E algum outro do qual a pessoa faça parte, como <b>"CIEC"</b> por exemplo.


<poem style="border: 2px solid #d6d2c5; background-color: #f9f4e6; padding: 1em;">
[[File:add_user_op_grupos.jpg|200px]]
[[File:add_user_grupos.jpg]]
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Linha 50: Linha 63:
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Após concluídos os passos anteriores corretamente, basta clicar no botão [[File:img-nipe-add-btn-salvar-fechar.jpg|180px]] no topo esquerdo da página.  
Após concluídos os passos anteriores corretamente, basta clicar no botão [[File:img-nipe-add-btn-salvar-fechar.jpg|180px]] no topo esquerdo da página.  
Caso seja necessário permitir que o usuário possa editar um artigo específico no Portal, clique <b>[[Definir Permissões de Edição em um artigo - Joomla 3|aqui]]</b> para acessar o tutorial apropriado.
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Edição atual tal como às 13h33min de 28 de junho de 2019

Realizar login no painel de administração

  • Acesse a área de administração do site e digite seu "Nome de Usuário" e "Senha" na área requisitada.
  • Em seguida clique no botão conforme na imagem abaixo:


Adicionar um novo usuário e preencher suas informações

  • Com o Painel de Administração aberto, clique na aba Usuários > Gerenciador de Usuários > Novo Usuário:


  • Será aberta a tela "Gerenciador de Usuários: Adicionar novo Usuário" com todos os campos em branco:




A seguir estão as indicações dos campos para serem preenchidos na aba "Detalhes" da Conta da tela "Adicionar novo Usuário":

a - Nome: inclusão do nome do usuário

b - Nome de usuário: informe o CPF da pessoa (apenas números);

c - Senha: inclusão de uma senha para o usuário;

  • Não crie senhas padrões ou iguais para os usuários. Cada usuário deve ter sua própria senha para evitar problemas de segurança.
  • Por questões de segurança, recomendamos que o usuário acompanhe a criação da senha para que ele mesmo possa informá-la.


d - Confirme a Senha: redigite a senha informada no campo Senha;

e - E-mail: inclusão de um e-mail para o usuário;


  • Clique na aba "Grupos de Usuários Atribuídos", será aberta a janela mostrada abaixo:



No Sistema de Gestão de Conteúdo do Joomla os usuários que são cadastrados devem estar vinculados a algum grupo. Isso permite que seja possível permitir que apenas os usuários de um grupo específico possam alterar um determinado artigo. Por exemplo: O site pode apresentar uma artigo no qual apenas os usuários pertencentes ao grupo CIEC possam fazer alterações.

  • Se for necessário criar um novo grupo de usuário, clique aqui para acessar o tutorial "Adicionar um Grupo de Usuário".


  • Se a pessoa for "Administradora do portal", marcar apenas os grupos:
    • Public
    • Manager;
    • Administrator;
    • Registered;
    • Author;
    • Editor;
    • Publisher;
    • E algum outro do qual a pessoa faça parte, como "CIEC" por exemplo.


  • Se a pessoa for um "Usuário comum" com permissões apenas para editar informações de artigos específicos, marcar apenas os grupos:
    • "Registered";
    • "Author";
    • E algum outro do qual a pessoa faça parte, como "CIEC" por exemplo.


Encerramento

Após concluídos os passos anteriores corretamente, basta clicar no botão no topo esquerdo da página.

Caso seja necessário permitir que o usuário possa editar um artigo específico no Portal, clique aqui para acessar o tutorial apropriado.