Cadastrar Matriz - SUAP EDU: mudanças entre as edições

De NTI Ajuda - IFSULDEMINAS Campus Inconfidentes
(Criou página com '<poem style="border: 2px solid #d6d2c5; background-color: #f9f4e6; padding: 1em;">* '''1 - Clicar no módulo ENSINO''' 800px</poem> <poe...')
 
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<poem style="border: 2px solid #d6d2c5; background-color: #f9f4e6; padding: 1em;">* '''1 - Clicar no módulo ENSINO'''
== Considerações Iniciais ==
<div style="border: 2px solid #d6d2c5; background-color: #f9f4e6; padding: 1em;  font-size: 16px;">
<p>Esse tutorial orienta como cadastrar uma matriz para um curso.</p>
</div>


[[Arquivo:Cadastrar Matriz 01.JPG|800px]]</poem>
== Preparativos  ==
=== Definição  do "Nome da Matriz/Descrição da Matriz" ===
<div style="border: 2px solid #d6d2c5; background-color: #f9f4e6; padding: 1em;  font-size: 16px;">
<p>Primeiramente, para a criação do <b>"Nome da Matriz/Descrição da Matriz"</b> o NTI recomenda seguir a padronização apresentada abaixo. Essa padronização é importante para auxiliar as ferramentas de busca do SUAP, possibilitando também, a diferenciação dos itens criados entre os campi existentes. Esse padrão de nomenclatura para as matrizes será utilizado para compor todos os componentes, sendo formado pelas seguintes partes:</p><br>


<p><b>1) Identificador do curso:</b> Previamente definido e anotado no cadastro de curso. Clique <b>[[Cadastrar Cursos - SUAP EDU#Preparativos|aqui]]</b> para relembrar.</p>
<p>Ex.: IFS_P_GEAM</p><br>


<poem style="border: 2px solid #d6d2c5; background-color: #f9f4e6; padding: 1em;">* '''2 – Clicar em Cursos, Matrizes e Componentes'''
<p><b>2) Identificador da matriz:</b> Responsável por identificar a ordem de criação de cada matriz do curso. </p>
<p>Ex.: AA para primeira matriz do curso; AB para segunda matriz; AC para a terceira, ZZ...</p><br>


[[Arquivo:Cadastrar Matriz 02.JPG|800px]]</poem>
<p><b>3) ano/semestre que a matriz será utilizada primeiramente no sistema</b>.</p>
<p>Ex.: 20191</p><br>


<p>Tendo com base o curso de <b>“Engenharia Ambiental”</b> do <b>"Campus Inconfidentes"</b>, iniciado no sistema no <b>1º semestre</b> do ano de <b>2019</b> e sendo a primeira matriz desse curso no SUAP, o <b>"Nome da Matriz"</b> ficaria da seguinte forma:  <b>“IFS_P_GEAM_AA_20191”</b>. </p>


<poem style="border: 2px solid #d6d2c5; background-color: #f9f4e6; padding: 1em;">* '''3 – Escolher o item Matrizes Curriculares'''
<p>Anote o <b>"Nome da Matriz"</b>, pois ela será utilizada ao longo desse tutorial e posteriormente no cadastro de componentes.</p>
</div>


[[Arquivo:Cadastrar Matriz 03.JPG|800px]] </poem>
== Acessar tela "Matrizes Curriculares" ==
<div style="border: 2px solid #d6d2c5; background-color: #f9f4e6; padding: 1em;  font-size: 16px;">
<p>Antes de prosseguir, o NTI recomenda que tenha sido feito os <b>"Preparativos"</b> indicados anteriormente e o <b>"Nome da Matriz/Descrição da Matriz"</b> tenha sido anotado.</p><br>
<p>Em seguida, para acessar a tela <b>"Matrizes Curriculares"</b>, siga as instruções abaixo e observe a <b>Figura 1</b>:</p>
<p>1. Clique no menu <b>"Ensino"</b>;</p>
<p>2. Selecione o item <b>"Cursos, Matrizes e Componentes."</b>;</p>
<p>3. Selecione o item <b>"Matrizes Curriculares"</b>;</p>
</div>


<table border='0' style="width:100%;">
<tr>
<td valign="top" align='center'>
<b>Figura 2:</b> Acessar tela "Matrizes Curriculares".
</td>
</tr>
<tr>
<td valign="top" align='center'>
<div class="res-img">
[[Arquivo:Cadastrar Matrizes - Forma 01.jpg]]
</div>
</td>
</tr>
</table>


<poem style="border: 2px solid #d6d2c5; background-color: #f9f4e6; padding: 1em;">* '''4 – Clicar no botão: “Adicionar Matriz Curricular”:'''
== Acessar tela "Adicionar Matriz Curricular" ==
<div style="border: 2px solid #d6d2c5; background-color: #f9f4e6; padding: 1em; font-size: 16px;">
<p>Em seguida será aberta a tela <b>"Matrizes Curriculares"</b> e nela, clique no botão <b>"Adicionar Matriz Curricular"</b> como ilustrados na <b>Figura 2</b>.</p>
</div>


[[Arquivo:Cadastrar Matriz 04.JPG|800px]] </poem>
<table border='0' style="width:100%;">
<tr>
<td valign="top" align='center'>
<b>Figura 2:</b> Acessar tela "Adicionar Matriz Curricular".
</td>
</tr>
<tr>
<td valign="top" align='center'>
<div class="res-img">
[[Arquivo:Cadastrar Matrizes  - Forma 02.jpg]]
</div>
</td>
</tr>
</table>


== Preencher informações da "Matriz Curricular" ==
<div style="border: 2px solid #d6d2c5; background-color: #f9f4e6; padding: 1em;  font-size: 16px;">
<p>Será aberta a tela <b>"Adicionar Matriz Curricular"</b> como ilustrado na <b>Figura 3</b>. Logo após essa figura, estão indicados quais campos devem ser preenchidos.</p>
<p>Caso tenha necessidade de preencher algum campo não indicado nesse tutorial, fique a vontade.</p>
</div>


<poem style="border: 2px solid #d6d2c5; background-color: #f9f4e6; padding: 1em;">* '''5 – Preencher os dados conforme PPC. A Tela “Adicionar Matriz Curricular” foi dividida em várias partes, demonstradas abaixo, para facilitar o preenchimento.'''
<table border='0' style="width:100%;">
<tr>
<td valign="top" align='center'>
<b>Figura 3:</b> Preencher informações da "Matriz Curricular".
</td>
</tr>
<tr>
<td valign="top" align='center'>
<div class="res-img">
[[Arquivo:Cadastrar Matriz 05.JPG]]
</div>
</td>
</tr>
</table>


[[Arquivo:Cadastrar Matriz 05.JPG|800px]] </poem>
=== Seção "Dados Gerais" ===
<div style="border: 2px solid #d6d2c5; background-color: #f9f4e6; padding: 1em;  font-size: 16px;">
<p>Na seção <b>"Dados Gerais"</b>, preencha os seguintes campos: </p>
* <p><b>Descrição: <font size="3" color="red">(Informar o "Nome do Matriz", definido anteriormente nos "Preparativos" desse tutorial. Clique [[#Preparativos|aqui]] caso tenha esquecido)</font></b>;</p>
* <p><b>Ano Criação: </b>Ano em que a matriz será utilizada pela primeira vez;</p>
* <p><b>Período Criação: </b>Semestre em que a matriz será utilizada pela primeira vez;</p>
* <p><b>Nível de Ensino;</b></p>
* <p><b>Data de Início:</b> Se a matriz iniciou no 1° semestre, preencha com 01/01/ano e, se começou no 2° semestre, preencha com  01/07/ano;</p>
* <p><b>PPP: <font size="3" color="red">(Anexe o PPC da matriz que se está cadastrando. Importantíssimo!)</font></b>;</p>
* <p><b>Quantidade de Períodos Letivos:</b> Significa "anos" ou "semestres". Se for um curso "Técnico" e for escolhido 3 períodos letivos,  significa 3 anos letivos. Se for um curso "Superior" e for escolhido 3 períodos letivos, significa 3 semestre letivos;</p>
* <p><b>Permite Componentes Obrigatórios sem Período;</b></p>
* <p><b>Último Período sem Componentes:</b> Marque essa opção se o último período for dedicado ao cumprimento de outros requisitos. Assim ao marcar o campo, é lançado uma observação explicando sobre a falta do 10° período no histórico.</p>
* <p><b>Estrutura;</b></p>
</div><br>


=== Seção "Carga Horária" ===
<div style="border: 2px solid #d6d2c5; background-color: #f9f4e6; padding: 1em;  font-size: 16px;">
<p>Na seção <b>"Carga Horária"</b>, preencha os campos informados abaixo utilizando o formato hora-relógio (10,30 que significam "Dez horas e vinte minutos") e coloque "0" quando o componente não fizer parte do PPC.</p>
<p>As cargas horárias preenchidas nesses campos tornam-se requisitos a serem cumpridos pelos alunos, isto é, o aluno será obrigado a cumprir tal carga horária em forma de disciplinas. Assim, por exemplo, se o aluno pode cursar disciplinas optativas, mas elas não fazem parte da carga horária obrigatória do curso, o campo "Componentes Optativos" deve ser preenchido com "0". Outro exemplo: Se o campo "Trabalho de Conclusão de Curso" for preenchido com 50 horas, o aluno terá que cumprir 50 horas de disciplinas do tipo "TCC".</p>


<poem style="border: 2px solid #d6d2c5; background-color: #f9f4e6; padding: 1em;">* '''6 – Preenchimento do Item “Carga horária”. Campo “Componentes Obrigatórios”(1) digitar a quantidade total de horas que a Matriz vai possuir. Para todos os itens utilize a seguinte notação: Digite horas, minutos. Ex:(10,20 – dez horas e vinte minutos). Colocar 0(zero) quando o componente não fizer parte do PPC. O campo “Trabalho de Conclusão de Curso”(2) somente deverá ser preenchido quando for uma disciplina à parte, caso contrário, deverá ser preenchido com o valor 0(zero).'''
* <p><b>Componentes obrigatórios;</b></p>
* <p><b>Componentes optativos;</b></p>
* <p><b>Componentes eletivos;</b></p>
* <p><b>Seminários;</b></p>
* <p><b>Trabalho de Conclusão de Curso(TCC);</b></p>
* <p><b>Estágio Obrigatório;</b></p>
* <p><b>Atividades complementares;</b></p>
* <p><b>Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento;</b></p>
* <p><b>Atividades de Extensão;</b></p>
* <p><b>Projeto Integrador;</b></p>
* <p><b>Prática como Componente Curricular;</b></p>
* <p><b>Prática Profissional;</b></p>
* <p><b>Prática como Componente Curricular;</b></p>
* <p><b>Visita Técnica/Aula de Campo;</b></p>
</div><br>


[[Arquivo:Cadastrar Matriz 06.JPG|800px]] </poem>
=== Seção "Configurações Adicionais" ===
<div style="border: 2px solid #d6d2c5; background-color: #f9f4e6; padding: 1em;  font-size: 16px;">
<p>Na seção <b>"Configurações Adicionais"</b>, preencha os seguintes campos: </p>
* <p><b>Configuração de AACC: </b> Utilize a opção "AACC" por padrão;</p>
* <p><b>Configuração de ATPA: </b> Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento;</p>
* <p><b>Configuração de Créditos Especiais; </b></p>


</div><br>


<poem style="border: 2px solid #d6d2c5; background-color: #f9f4e6; padding: 1em;">* '''7 – Itens Configurações Adicionais, Trabalho de Conclusão de Curso e Estágio: preencher conforme PPC. O campo “Configuração de AACC”(1) deve ser utilizado quando o curso assim o exigir e pode ser incorporado a matriz, para isto, utilize o tutorial CONFIGURAR AACC! Clicar no botão Salvar.(2)'''
=== Seção "Trabalho de Conclusão de Curso" ===
<div style="border: 2px solid #d6d2c5; background-color: #f9f4e6; padding: 1em;  font-size: 16px;">
<p>Na seção <b>"Trabalho de Conclusão de Curso"</b>, preencha os campos abaixo de acordo com o PPC do curso.</p>
* <p><b>Exige TCC</b> - Marque essa opção caso a apresentação de um trabalho de conclusão de curso seja um pré-requisito para a finalização do curso;</p>
* <p><b>Exige lançamento de nota do TCC</b> - Marque essa opção caso o lançamento de nota para um trabalho de conclusão de curso seja um pré-requisito para a finalização do curso;</p>
</div><br>


[[Arquivo:Cadastrar Matriz 07.JPG|800px]] </poem>
=== Seção "Estágio" ===
<div style="border: 2px solid #d6d2c5; background-color: #f9f4e6; padding: 1em;  font-size: 16px;">
<p>Na seção <b>"Estágio"</b>, preencha os campos abaixo de acordo com o PPC do curso.</p>
* <p><b>Exige Estágio e Afins</b> - Marque essa opção caso a realização de estágio seja um pré-requisito para a finalização do curso;</p>
* <p><b>Carga Horária Mínima de Estágio e Afins</b>;</p>
* <p><b>Período Mínimo para Estágio Obrigatório</b> - Período mínimo para realização do Estágio Obrigatório;</p>
* <p><b>Período Mínimo para Estágio Não Obrigatório</b> - Período mínimo para realização do Estágio Não Obrigatório;</p>
* <p><b>Estágio como Componentes da Matriz</b> - Marque essa opção caso o estágio seja um componente da matriz;</p>
</div><br>
 
=== Salvar informações ===
<div style="border: 2px solid #d6d2c5; background-color: #f9f4e6; padding: 1em;  font-size: 16px;">
<p>Após preencher corretamente os campos necessários para o cadastro da matriz, basta clicar no botão <b>"Salvar"</b> no final da tela.</p>
</div><br>
 
== Vincular a matriz em um curso ==
<div style="border: 2px solid #d6d2c5; background-color: #f9f4e6; padding: 1em;  font-size: 16px;">
<p>Por fim, após seguir todos os passos anteriores corretamente, clique <b>[[Vincular Matriz ao Curso - SUAP EDU|aqui]]</b> para vincular a matriz criada em um curso.</p>
</div>

Edição atual tal como às 10h58min de 8 de janeiro de 2024

Considerações Iniciais

Esse tutorial orienta como cadastrar uma matriz para um curso.

Preparativos

Definição do "Nome da Matriz/Descrição da Matriz"

Primeiramente, para a criação do "Nome da Matriz/Descrição da Matriz" o NTI recomenda seguir a padronização apresentada abaixo. Essa padronização é importante para auxiliar as ferramentas de busca do SUAP, possibilitando também, a diferenciação dos itens criados entre os campi existentes. Esse padrão de nomenclatura para as matrizes será utilizado para compor todos os componentes, sendo formado pelas seguintes partes:


1) Identificador do curso: Previamente definido e anotado no cadastro de curso. Clique aqui para relembrar.

Ex.: IFS_P_GEAM


2) Identificador da matriz: Responsável por identificar a ordem de criação de cada matriz do curso.

Ex.: AA para primeira matriz do curso; AB para segunda matriz; AC para a terceira, ZZ...


3) ano/semestre que a matriz será utilizada primeiramente no sistema.

Ex.: 20191


Tendo com base o curso de “Engenharia Ambiental” do "Campus Inconfidentes", iniciado no sistema no 1º semestre do ano de 2019 e sendo a primeira matriz desse curso no SUAP, o "Nome da Matriz" ficaria da seguinte forma: “IFS_P_GEAM_AA_20191”.

Anote o "Nome da Matriz", pois ela será utilizada ao longo desse tutorial e posteriormente no cadastro de componentes.

Acessar tela "Matrizes Curriculares"

Antes de prosseguir, o NTI recomenda que tenha sido feito os "Preparativos" indicados anteriormente e o "Nome da Matriz/Descrição da Matriz" tenha sido anotado.


Em seguida, para acessar a tela "Matrizes Curriculares", siga as instruções abaixo e observe a Figura 1:

1. Clique no menu "Ensino";

2. Selecione o item "Cursos, Matrizes e Componentes.";

3. Selecione o item "Matrizes Curriculares";

Figura 2: Acessar tela "Matrizes Curriculares".

Acessar tela "Adicionar Matriz Curricular"

Em seguida será aberta a tela "Matrizes Curriculares" e nela, clique no botão "Adicionar Matriz Curricular" como ilustrados na Figura 2.

Figura 2: Acessar tela "Adicionar Matriz Curricular".

Preencher informações da "Matriz Curricular"

Será aberta a tela "Adicionar Matriz Curricular" como ilustrado na Figura 3. Logo após essa figura, estão indicados quais campos devem ser preenchidos.

Caso tenha necessidade de preencher algum campo não indicado nesse tutorial, fique a vontade.

Figura 3: Preencher informações da "Matriz Curricular".

Seção "Dados Gerais"

Na seção "Dados Gerais", preencha os seguintes campos:

  • Descrição: (Informar o "Nome do Matriz", definido anteriormente nos "Preparativos" desse tutorial. Clique aqui caso tenha esquecido);

  • Ano Criação: Ano em que a matriz será utilizada pela primeira vez;

  • Período Criação: Semestre em que a matriz será utilizada pela primeira vez;

  • Nível de Ensino;

  • Data de Início: Se a matriz iniciou no 1° semestre, preencha com 01/01/ano e, se começou no 2° semestre, preencha com 01/07/ano;

  • PPP: (Anexe o PPC da matriz que se está cadastrando. Importantíssimo!);

  • Quantidade de Períodos Letivos: Significa "anos" ou "semestres". Se for um curso "Técnico" e for escolhido 3 períodos letivos, significa 3 anos letivos. Se for um curso "Superior" e for escolhido 3 períodos letivos, significa 3 semestre letivos;

  • Permite Componentes Obrigatórios sem Período;

  • Último Período sem Componentes: Marque essa opção se o último período for dedicado ao cumprimento de outros requisitos. Assim ao marcar o campo, é lançado uma observação explicando sobre a falta do 10° período no histórico.

  • Estrutura;


Seção "Carga Horária"

Na seção "Carga Horária", preencha os campos informados abaixo utilizando o formato hora-relógio (10,30 que significam "Dez horas e vinte minutos") e coloque "0" quando o componente não fizer parte do PPC.

As cargas horárias preenchidas nesses campos tornam-se requisitos a serem cumpridos pelos alunos, isto é, o aluno será obrigado a cumprir tal carga horária em forma de disciplinas. Assim, por exemplo, se o aluno pode cursar disciplinas optativas, mas elas não fazem parte da carga horária obrigatória do curso, o campo "Componentes Optativos" deve ser preenchido com "0". Outro exemplo: Se o campo "Trabalho de Conclusão de Curso" for preenchido com 50 horas, o aluno terá que cumprir 50 horas de disciplinas do tipo "TCC".

  • Componentes obrigatórios;

  • Componentes optativos;

  • Componentes eletivos;

  • Seminários;

  • Trabalho de Conclusão de Curso(TCC);

  • Estágio Obrigatório;

  • Atividades complementares;

  • Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento;

  • Atividades de Extensão;

  • Projeto Integrador;

  • Prática como Componente Curricular;

  • Prática Profissional;

  • Prática como Componente Curricular;

  • Visita Técnica/Aula de Campo;


Seção "Configurações Adicionais"

Na seção "Configurações Adicionais", preencha os seguintes campos:

  • Configuração de AACC: Utilize a opção "AACC" por padrão;

  • Configuração de ATPA: Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento;

  • Configuração de Créditos Especiais;


Seção "Trabalho de Conclusão de Curso"

Na seção "Trabalho de Conclusão de Curso", preencha os campos abaixo de acordo com o PPC do curso.

  • Exige TCC - Marque essa opção caso a apresentação de um trabalho de conclusão de curso seja um pré-requisito para a finalização do curso;

  • Exige lançamento de nota do TCC - Marque essa opção caso o lançamento de nota para um trabalho de conclusão de curso seja um pré-requisito para a finalização do curso;


Seção "Estágio"

Na seção "Estágio", preencha os campos abaixo de acordo com o PPC do curso.

  • Exige Estágio e Afins - Marque essa opção caso a realização de estágio seja um pré-requisito para a finalização do curso;

  • Carga Horária Mínima de Estágio e Afins;

  • Período Mínimo para Estágio Obrigatório - Período mínimo para realização do Estágio Obrigatório;

  • Período Mínimo para Estágio Não Obrigatório - Período mínimo para realização do Estágio Não Obrigatório;

  • Estágio como Componentes da Matriz - Marque essa opção caso o estágio seja um componente da matriz;


Salvar informações

Após preencher corretamente os campos necessários para o cadastro da matriz, basta clicar no botão "Salvar" no final da tela.


Vincular a matriz em um curso

Por fim, após seguir todos os passos anteriores corretamente, clique aqui para vincular a matriz criada em um curso.