Rematrícula com dependência no SUAP - Aluno: mudanças entre as edições
(33 revisões intermediárias por 2 usuários não estão sendo mostradas) | |||
Linha 1: | Linha 1: | ||
== Considerações Iniciais == | == Considerações Iniciais == | ||
<div style="border: 2px solid #d6d2c5; background-color: #f9f4e6; padding: 1em | <div style="border: 2px solid #d6d2c5; background-color: #f9f4e6; padding: 1em"> | ||
<p>Esse tutorial orienta o aluno a solicitar rematrícula | <p>Esse tutorial orienta o aluno a solicitar rematrícula para disciplinas em dependências no SUAP.</p> | ||
</div> | </div> | ||
== | == 1° passo - Acessar o SUAP EDU == | ||
<poem style="border: 2px solid #d6d2c5; background-color: #f9f4e6; padding: 1em;"> | <poem style="border: 2px solid #d6d2c5; background-color: #f9f4e6; padding: 1em;"> | ||
Em seu navegador, abra o link a seguir: <b>[https://suap.ifsuldeminas.edu.br suap.ifsuldeminas.edu.br]</b> | Em seu navegador, abra o link a seguir: <b>[https://suap.ifsuldeminas.edu.br suap.ifsuldeminas.edu.br]</b> | ||
</poem> | </poem> | ||
== | == 2° passo - Acessar a tela de Rematrícula == | ||
<poem style="border: 2px solid #d6d2c5; background-color: #f9f4e6; padding: 1em;"> | <poem style="border: 2px solid #d6d2c5; background-color: #f9f4e6; padding: 1em;"> | ||
Após acessar o SUAP clique em um dos caminhos como | Após acessar o SUAP, clique em um dos caminhos, tal como é mostrado na imagem, para ter acesso a tela de Rematrícula</b>. | ||
</poem> | </poem> | ||
<br> | <br> | ||
Linha 56: | Linha 56: | ||
<poem style="border: 2px solid #d6d2c5; background-color: #f9f4e6; padding: 1em;"> | <poem style="border: 2px solid #d6d2c5; background-color: #f9f4e6; padding: 1em;"> | ||
Após finalizar a atualização dos dados, clique em qual situação você se encaixa, | Após finalizar a atualização dos dados, clique em qual situação você se encaixa, assim você será direcionado para a parte correta do tutorial. | ||
* [[# | * [[#4° passo - Solicitação de Rematrícula em Turma Regular|Aluno de Turma Regular]] | ||
* [[# | * [[#5° passo - Será a hora de escolher qual disciplina de dependência quer cursar|Aluno que precisam cursar disciplinas apenas de dependências ou fora do período ofertado]] | ||
* [[# | * [[#Alunos que devem apenas TCC/AACC/Estágio|Aluno que devem apenas TCC/AACC/Estágio]] | ||
</poem> | </poem> | ||
Linha 115: | Linha 115: | ||
<tr> | <tr> | ||
<td valign="top" align='center'> | <td valign="top" align='center'> | ||
<b>Figura 5:</b> Solicitar disciplinas que não | <b>Figura 5:</b> Solicitar disciplinas que não têm turmas disponíveis. | ||
</td> | </td> | ||
</tr> | </tr> | ||
Linha 122: | Linha 122: | ||
<div class="res-img"> | <div class="res-img"> | ||
[[Arquivo:Rem-Dep-5.png]] | [[Arquivo:Rem-Dep-5.png]] | ||
</div> | |||
</td> | |||
</tr> | |||
</table> | |||
<br> | |||
== 7° passo - Alunos que devem apenas TCC/AACC/Estágio == | |||
<poem style="border: 2px solid #d6d2c5; background-color: #f9f4e6; padding: 1em;"> | |||
Para manter o vínculo com a instituição clique em alguma opção abaixo: | |||
</poem> | |||
<table border='0' style="width:100%;"> | |||
<tr> | |||
<td valign="top" align='center'> | |||
<b>Figura 6:</b> Vínculo com a instituição. | |||
</td> | |||
</tr> | |||
<tr> | |||
<td valign="top" align='center'> | |||
<div class="res-img"> | |||
[[Arquivo:Rem-Dep-6.png]] | |||
</div> | |||
</td> | |||
</tr> | |||
</table> | |||
<br> | |||
== Acompanhamento da solicitação de rematrícula == | |||
<poem style="border: 2px solid #d6d2c5; background-color: #f9f4e6; padding: 1em;"> | |||
Após a confirmação da solicitação de rematrícula é possível acompanhar o pedido de renovação de matrícula e também imprimir o comprovante. </poem> | |||
<table border='0' style="width:100%;"> | |||
<tr> | |||
<td valign="top" align='center'> | |||
<b>Figura 7:</b> Acompanhamento da solicitação de rematrícula. | |||
</td> | |||
</tr> | |||
<tr> | |||
<td valign="top" align='center'> | |||
<div class="res-img"> | |||
[[Arquivo:Rem-Dep-7.png]] | |||
</div> | |||
</td> | |||
</tr> | |||
</table> | |||
<br> | |||
== Acesso posteriormente à solicitação de rematrícula == | |||
<poem style="border: 2px solid #d6d2c5; background-color: #f9f4e6; padding: 1em;"> | |||
Para acessar posteriormente o pedido de renovação de matrícula siga os passos a seguir: | |||
*Após acessar o SUAP, no canto esquerdo clique em <b>"Dados do aluno"</b> e depois em <b>"Pedidos de Renovação de Matrícula"</b> como mostra a imagem abaixo: | |||
</poem> | |||
<table border='0' style="width:100%;"> | |||
<tr> | |||
<td valign="top" align='center'> | |||
<b>Figura 8:</b> Acompanhamento de solicitação de rematrícula. | |||
</td> | |||
</tr> | |||
<tr> | |||
<td valign="top" align='center'> | |||
<div class="res-img"> | |||
[[Arquivo:rematricula1.png]] | |||
</div> | |||
</td> | |||
</tr> | |||
</table> | |||
<br> | |||
== Acesso posteriormente à solicitação de rematrícula == | |||
<poem style="border: 2px solid #d6d2c5; background-color: #f9f4e6; padding: 1em;"> | |||
Então, você poderá acompanhar a solicitação de rematrícula, conforme a imagem abaixo. Se os pedidos forem deferidos ou indeferidos, você poderá visualizar o resultado e os motivos (em caso de indeferimento). | |||
</poem> | |||
<table border='0' style="width:100%;"> | |||
<tr> | |||
<td valign="top" align='center'> | |||
<b>Figura 9:</b> Acompanhamento de solicitação de rematrícula. | |||
</td> | |||
</tr> | |||
<tr> | |||
<td valign="top" align='center'> | |||
<div class="res-img"> | |||
[[Arquivo:rematricula2.png]] | |||
</div> | |||
</td> | |||
</tr> | |||
</table> | |||
<br> | |||
== Acesso posteriormente a solicitação de rematrícula == | |||
<poem style="border: 2px solid #d6d2c5; background-color: #f9f4e6; padding: 1em;"> | |||
<p>Mais abaixo, na mesma página, você poderá ver as disciplinas que solicitou e que tem conflito de horário (choque de horário). | |||
Na imagem abaixo, no primeiro horário da segunda-feira, por exemplo, há conflito de horários de duas disciplinas. Para saber quais são as disciplinas em conflito, você deve clicar sobre elas. | |||
Quando houver conflito de horários, o aluno deverá solicitar o trancamento de uma das disciplinas. Caso o trancamento não seja solicitado dentro do prazo, o coordenador de curso solicitará o trancamento compulsório das disciplinas em conflito, permanecendo apenas uma para ser cursada. | |||
</poem> | |||
<table border='0' style="width:100%;"> | |||
<tr> | |||
<td valign="top" align='center'> | |||
<b>Figura 10:</b> | |||
</td> | |||
</tr> | |||
<tr> | |||
<td valign="top" align='center'> | |||
<div class="res-img"> | |||
[[Arquivo:rematricula3.png]] | |||
</div> | </div> | ||
</td> | </td> |
Edição atual tal como às 14h06min de 19 de janeiro de 2024
Considerações Iniciais
Esse tutorial orienta o aluno a solicitar rematrícula para disciplinas em dependências no SUAP.
1° passo - Acessar o SUAP EDU
Em seu navegador, abra o link a seguir: suap.ifsuldeminas.edu.br
2° passo - Acessar a tela de Rematrícula
Após acessar o SUAP, clique em um dos caminhos, tal como é mostrado na imagem, para ter acesso a tela de Rematrícula.
Figura 1: Acesso a página de Rematrícula. |
3° passo - Atualização de Dados Pessoais
Após o preenchimento e conferência dos dados pessoais, clique em "Salvar" ao final da página. .
Figura 2: Atualização dos dados pessoais. |
IMPORTANTE
Após finalizar a atualização dos dados, clique em qual situação você se encaixa, assim você será direcionado para a parte correta do tutorial.
4° passo - Solicitação de Rematrícula em Turma Regular
Para os alunos de turmas regulares aparecerá a turma na qual será matriculado, nesse momento não é possível escolher as disciplinas.
- Caso deseje realizar o trancamento de alguma disciplina regular, clique aqui.
Figura 3: Solicitação de Rematrícula em Turma Regular. |
5° passo - Será a hora de escolher qual disciplina de dependência quer cursar
Nessa parte o SUAP mostrará apenas as disciplinas que já estão com turmas disponíveis.
IMPORTANTE: para conseguir realizar corretamente a solicitação de disciplinas de dependências será necessário estar com o horário em mãos para fazer a conferência de horário. Para acessar o horário clique aqui).
Figura 4: Hora de escolher qual disciplina de dependência quer realizar. |
6° passo - para alunos que devem disciplinas e alunos não regulares, que precisam cursar apenas dependências
IMPORTANTE: a oferta da disciplina dependerá da análise da coordenação.
Figura 5: Solicitar disciplinas que não têm turmas disponíveis. |
7° passo - Alunos que devem apenas TCC/AACC/Estágio
Para manter o vínculo com a instituição clique em alguma opção abaixo:
Figura 6: Vínculo com a instituição. |
Acompanhamento da solicitação de rematrícula
Após a confirmação da solicitação de rematrícula é possível acompanhar o pedido de renovação de matrícula e também imprimir o comprovante.
Figura 7: Acompanhamento da solicitação de rematrícula. |
Acesso posteriormente à solicitação de rematrícula
Para acessar posteriormente o pedido de renovação de matrícula siga os passos a seguir:
- Após acessar o SUAP, no canto esquerdo clique em "Dados do aluno" e depois em "Pedidos de Renovação de Matrícula" como mostra a imagem abaixo:
Figura 8: Acompanhamento de solicitação de rematrícula. |
Acesso posteriormente à solicitação de rematrícula
Então, você poderá acompanhar a solicitação de rematrícula, conforme a imagem abaixo. Se os pedidos forem deferidos ou indeferidos, você poderá visualizar o resultado e os motivos (em caso de indeferimento).
Figura 9: Acompanhamento de solicitação de rematrícula. |
Acesso posteriormente a solicitação de rematrícula
Mais abaixo, na mesma página, você poderá ver as disciplinas que solicitou e que tem conflito de horário (choque de horário).
Na imagem abaixo, no primeiro horário da segunda-feira, por exemplo, há conflito de horários de duas disciplinas. Para saber quais são as disciplinas em conflito, você deve clicar sobre elas.
Quando houver conflito de horários, o aluno deverá solicitar o trancamento de uma das disciplinas. Caso o trancamento não seja solicitado dentro do prazo, o coordenador de curso solicitará o trancamento compulsório das disciplinas em conflito, permanecendo apenas uma para ser cursada.
Figura 10: |