Avaliações - Cadastrar - WebGiz: mudanças entre as edições

De NTI Ajuda - IFSULDEMINAS Campus Inconfidentes
Sem resumo de edição
Sem resumo de edição
 
(18 revisões intermediárias por 2 usuários não estão sendo mostradas)
Linha 1: Linha 1:
== Acessando o WebGIZ ==
== Acessando o WebGIZ ==
<poem style="border: 2px solid #d6d2c5; background-color: #f9f4e6; padding: 1em;">* Acesse a página de login do WebGiz através do endereço: [https://webgiz.ifs.ifsuldeminas.edu.br/ webgiz.ifs.ifsuldeminas.edu.br/].
[https://webgiz.ifs.ifsuldeminas.edu.br/ webgiz.ifs.ifsuldeminas.edu.br/].
</poem>
<br/>


== Como fazer login? ==
== Como fazer login? ==
<poem style="border: 2px solid #d6d2c5; background-color: #f9f4e6; padding: 1em;">
Na tela de login, selecione:
* Na tela de login, selecione o Tipo de usuário Professor, preencha seu CPF e Senha, selecione a Instituição IFSULDEMINAS, em seguida informe os caracteres da imagem e clique no botão Login.  
* Tipo de usuário Professor;
* Preencha seu CPF e Senha;
* Selecione a Instituição IFSULDEMINAS;
* Informe os caracteres da imagem;
* Clique no botão Login.
<br />
[[File:plano-ensino-01.jpg]]
[[File:plano-ensino-01.jpg]]
</poem>
<br/>


=== Passo 1: Tela Principal ===
=== Passo 1: Tela Principal ===
Linha 35: Linha 36:
* Será aberta a tela Avaliações conforme imagem abaixo, com a respectiva descrição dos itens enumerados nela.  
* Será aberta a tela Avaliações conforme imagem abaixo, com a respectiva descrição dos itens enumerados nela.  
[[File:Avalicao-02.jpg ]]
[[File:Avalicao-02.jpg ]]
1 - Local para selecionar as Informações da turma;
 
2 - Área de exibição das avaliações cadastras para a turma selecionada
'''1''' - Local para selecionar as Informações da turma;
3 - Formulário para adicionar um nova Avaliação para a turma selecionada;
'''2''' - Área de exibição das avaliações cadastras para a turma selecionada
'''3'''- Formulário para adicionar uma nova Avaliação para a turma selecionada;
</poem>
</poem>
<br/>
<br/>


== Cadastrar Avaliação ==
<poem style="border: 2px solid #d6d2c5; background-color: #f9f4e6; padding: 1em;">
<poem style="border: 2px solid #d6d2c5; background-color: #f9f4e6; padding: 1em;">
* Na tela Avaliações, selecione as informações da Turma, Disciplina, em SubTurma marque a opção 0 e preencha a Etapa. '''(número 1 da imagem abaixo)'''
* Na tela Avaliações, no formulário de adicionar uma nova avaliação, selecione as informações da Turma, Disciplina, em SubTurma marque a opção 0 e preencha a Etapa. '''(número 1 da imagem abaixo)'''
</poem><br/>
</poem><br/>


<poem style="border: 2px solid #d6d2c5; background-color: #f9f4e6; padding: 1em;">
<poem style="border: 2px solid #d6d2c5; background-color: #f9f4e6; padding: 1em;">
* Peencha as informações da avaliação. '''(número 2 da imagem abaixo)'''
* Preencha as informações da avaliação. '''(número 2 da imagem abaixo)'''
</poem><br/>
</poem><br/>


Linha 59: Linha 60:
<tr>
<tr>
<td colspan='2' style="padding: 1em;>
<td colspan='2' style="padding: 1em;>
'''O NTIC recomenda que a soma dos pontos de todas as avaliações de uma etapa não seja maior que o valor da etapa. ''(Por exemplo: No 1° bimestre cujo valor da etapa é igual a 10, podemos ter 2 avaliações cujos valores são 5 pontos cada, contabilizando os 10 pontos da etapa. Ou 10 avaliações de 1 ponto cada, totalizando também os 10 pontos da etapa e assim respectivamente conforme a distribuição de pontos do professor, desde que não ultrapasse o valor da etapa.)'''''
'''O NTIC informa que a soma dos pontos de todas as avaliações de uma etapa não deve ser maior que o valor da etapa. ''(Por exemplo: No 1° bimestre cujo valor da etapa é igual a 10, podemos ter 2 avaliações cujos valores são 5 pontos cada, contabilizando os 10 pontos da etapa. Ou 10 avaliações de 1 ponto cada, totalizando também os 10 pontos da etapa e assim respectivamente conforme a distribuição de pontos do professor, desde que não ultrapasse o valor da etapa.)'''''
 
<font color="red">'''Caso o valor seja ultrapassado, uma nota será ignorada e causará problemas no cálculo da nota final do aluno.'''</font>
</td>
</td>
</tr>
</tr>
Linha 73: Linha 76:


<poem style="border: 2px solid #d6d2c5; background-color: #f9f4e6; padding: 1em;">
<poem style="border: 2px solid #d6d2c5; background-color: #f9f4e6; padding: 1em;">
Em seguida será exibido as avaliações cadastradas para a turma selecionada com os respectivos botões para cada '''(número 2 da imagem abaixo)'''.
[[File:Avalicao-05.jpg ]]
</poem><br/>
</poem><br/>
== Lançamento de Notas para Avaliação ==
<poem style="border: 2px solid #d6d2c5; background-color: #f9f4e6; padding: 1em;">
Para lançar as notas da avaliação, siga os procedimentos abaixo.
</poem><br/>
<poem style="border: 2px solid #d6d2c5; background-color: #f9f4e6; padding: 1em;">
  - Clique no botão Lançar Nota para avaliação que deseja lançar a nota'''(número 3 da imagem)''';
[[File: notas-05.jpg]]
</poem>
<br/>
<poem style="border: 2px solid #d6d2c5; background-color: #f9f4e6; padding: 1em;">* Em seguida será exibida a tela para lançamento de notas com o nome dos alunos da turma '''(número 1 da imagem)''', um campo para preencher a nota tirada na avaliação '''(número 2 da imagem)''' e a nota total do aluno até o momento '''(número 3 da imagem)'''.
[[File:notas-03.jpg]]
* Na coluna nota da avaliação '''(número 2 da imagem acima)''' informe a nota do aluno e em seguida clique no botão [[File:Plano-ensino-07.jpg|100px]] ao final da tela para concluir o lançamento da nota.
</poem>
<br/>

Edição atual tal como às 12h48min de 28 de abril de 2016

Acessando o WebGIZ

webgiz.ifs.ifsuldeminas.edu.br/.

Como fazer login?

Na tela de login, selecione:

  • Tipo de usuário Professor;
  • Preencha seu CPF e Senha;
  • Selecione a Instituição IFSULDEMINAS;
  • Informe os caracteres da imagem;
  • Clique no botão Login.


Passo 1: Tela Principal

  • A tela principal do WebGiz será aberta.


Passo 2: Período Letivo

  • Na tela principal do WebGiz no canto superior direito, selecione o período letivo do curso conforme descrição abaixo:

  - Curso Técnico Integrado: selecionar 00 e o ano.
  - Curso Superior ou Técnico Subsequente: selecionar 01 para o primeiro semestre ou 02 para o segundo semestre, seguido do ano.


Cadastrar Avaliação

  • Ainda na tela principal, no canto esquerdo da tela, clique no sinal de mais [+] do menu Acadêmico para expandir e em seguida clique no item Avaliações dentro desse menu.


  • Será aberta a tela Avaliações conforme imagem abaixo, com a respectiva descrição dos itens enumerados nela.



1 - Local para selecionar as Informações da turma;
2 - Área de exibição das avaliações cadastras para a turma selecionada
3- Formulário para adicionar uma nova Avaliação para a turma selecionada;


  • Na tela Avaliações, no formulário de adicionar uma nova avaliação, selecione as informações da Turma, Disciplina, em SubTurma marque a opção 0 e preencha a Etapa. (número 1 da imagem abaixo)


  • Preencha as informações da avaliação. (número 2 da imagem abaixo)


IMPORTANTE: O valor informado neste parâmetro indica o valor da avaliação. (Por exemplo: Na etapa correspondente ao 1º Bimestre cujo total de pontos distribuídos é 10, uma avaliação não poderá ter um valor superior ao valor desta etapa.

O NTIC informa que a soma dos pontos de todas as avaliações de uma etapa não deve ser maior que o valor da etapa. (Por exemplo: No 1° bimestre cujo valor da etapa é igual a 10, podemos ter 2 avaliações cujos valores são 5 pontos cada, contabilizando os 10 pontos da etapa. Ou 10 avaliações de 1 ponto cada, totalizando também os 10 pontos da etapa e assim respectivamente conforme a distribuição de pontos do professor, desde que não ultrapasse o valor da etapa.)

Caso o valor seja ultrapassado, uma nota será ignorada e causará problemas no cálculo da nota final do aluno.


  • Após preencher os campos, clique no botão salvar (número 3 da imagem abaixo)



Em seguida será exibido as avaliações cadastradas para a turma selecionada com os respectivos botões para cada (número 2 da imagem abaixo).


Lançamento de Notas para Avaliação

Para lançar as notas da avaliação, siga os procedimentos abaixo.


   - Clique no botão Lançar Nota para avaliação que deseja lançar a nota(número 3 da imagem);


  • Em seguida será exibida a tela para lançamento de notas com o nome dos alunos da turma (número 1 da imagem), um campo para preencher a nota tirada na avaliação (número 2 da imagem) e a nota total do aluno até o momento (número 3 da imagem).



  • Na coluna nota da avaliação (número 2 da imagem acima) informe a nota do aluno e em seguida clique no botão ao final da tela para concluir o lançamento da nota.