Criar e publicar um Artigo - Portal NIPE: mudanças entre as edições

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== Introdução ==
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O Sistema de Gestão de Conteúdo do Joomla trabalha com o conceito de Artigo, que obedece a uma estrutura de conteúdo pré-definida por meio de Categorias. Isso indica que um artigo sempre precisa estar ligado a uma categoria, sendo ela responsável por dizer se um artigo é uma notícia, um edital ou mesmo um formulário.
Por exemplo: O site do NIPE apresenta uma categoria chamada Notícias, com duas subcategorias, uma chamada Notícias Pesquisa e outra chamada Notícias Extensão. E ligados a elas os artigos correspondentes a estas subcategorias.
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== Primeiro passo (Realizar Login no Painel de Administração) ==
== Primeiro passo (Realizar Login no Painel de Administração) ==
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* Acesse a área de administração do site: [http://nipe.ifs.ifsuldeminas.edu.br/administrator nipe.ifs.ifsuldeminas.edu.br/administrator].
* Acesse a área de administração do site: [http://nipe.ifs.ifsuldeminas.edu.br/administrator nipe.ifs.ifsuldeminas.edu.br/administrator].
* Digite seu Nome de Usuário e Senha na área requisitada e clique no botão Acessar logo em seguida conforme na imagem abaixo:
* Digite seu Nome de Usuário e Senha na área requisitada e logo em seguida clique no botão [[File:img-nipe-btn-acessar.jpg|200px]] conforme na imagem abaixo:
[[File:img-nipe-login.jpg]]
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== Segundo Passo (Cria um Artigo e inserir informações nele) ==
== Segundo Passo (Criar um Artigo e inserir informações nele) ==
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* O Painel de Administração será aberto, e nele clique na aba Conteúdo, Gerenciador de Artigos e em seguida em Novo Artigo:
* Com o Painel de Administração aberto, clique na aba Conteúdo, Gerenciador de Artigos e em seguida em Novo Artigo:
[[File:img-nipe-painel-adm.jpg]]
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* Abrirá a seguinte tela com todos os campos em branco:
* Abrirá a seguinte tela com todos os campos em branco:
[[File:img-nipe-add-artigo-branco.jpg]]
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'''A seguir estão as indicações dos campos para a serem preenchidos na aba Content da Tela Novo Artigo:'''
'''A seguir estão as indicações dos campos para a serem preenchidos na aba Content da tela Novo Artigo:'''


'''a - Título:''' inclusão do título do artigo. (Título da notícia entre 35 e 90 caracteres)
'''a - Título:''' inclusão do título do artigo, usar entre 35 e 90 caracteres;


'''b - Conteúdo do Artigo:''' inclusão do conteúdo da matéria
'''b - Conteúdo do Artigo:'''
  '''- b.1:''' Subtitulo do artigo. Se em uma linha, usar 90 caracteres. Se em duas linhas usar 190 caracteres;
  '''- b.2:''' Separação do subtitulo e do conteúdo do artigo. Incluído clicando no botão: [[File:img-nipe-btn-leia-mais.PNG|100px]] localizado no canto inferior esquerdo da página;
  '''- b.3:''' inclusão do conteúdo da matéria;


'''c - Estado:''' Mantenha a opção Publicado selecionada
'''c - Estado:''' Mantenha a opção Publicado selecionada;
[[File:img-nipe-estado.jpg]]
[[File:img-nipe-estado.jpg]]


'''d - Categoria:''' Seleciona a categoria desejada.
'''d - Categoria:''' Seleciona a categoria desejada;
[[File:img-nipe-categoria.jpg]]
[[File:img-nipe-categoria.jpg]]


'''e - Nível de Acesso:''' Mantenha a opção Public selecionada.
<b>ATENÇÃO: Selecione a categoria correspondente ao artigo criado. Por exemplo: </b>
Se o artigo criado for um Formulário, selecione a categoria Formulários;
Se o artigo criado  for um Resultado de edital, selecione a categoria Resultados de editais;
Se o artigo criado  for uma notícia de Pesquisa, selecione a categoria Notícias - Pesquisa;
 
'''e - Nível de Acesso:''' Mantenha a opção Public selecionada;
[[File:img-nipe-acesso.jpg]]
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* Aba Content da tela Novo Artigo aberta:
[[File:img-nipe-add-artigo-content.jpg]]
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== Terceiro Passo (Adicionar descrição e palavras-chave ao artigo) ==
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* Clique na aba Opções de Publicação e siga as indicações conforme abaixo:


'''Campos a serem preenchidos na aba Opções de Publicação da tela Novo Artigo:'''


'''f - Descrição:''' inclusão de uma descrição do artigo em três linhas completas com cerca de 100 caracteres;
'''g - Palavras-chave:''' inclusão de palavras-chave ou frases, separada por vírgulas sobre o assunto do artigo;
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* Aba Opções de Publicação da tela Novo Artigo aberta:
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== Quarto Passo (Adicionar imagens da introdução e do artigo) ==
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* Clique na aba Imagens e Links e siga as indicações conforme abaixo:
'''Campos a serem preenchidos na aba Imagens e Links da tela Novo Artigo:'''
'''h - Imagem da Introdução:''' Inclusão de uma imagem que aparecerá como miniatura de um artigo na página inicial e listas do site como no modelo abaixo:
[[File:img-nipe-add-img-introducao.jpg]]
'''i - Imagem do Artigo:  (Opcional)''' Inclusão de uma imagem que aparecerá no interior de um artigo do site como no modelo abaixo:
[[File:Img-nipe-add-img-artigo.jpg]]
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<poem style="border: 2px solid #d6d2c5; background-color: #f9f4e6; padding: 1em;">
* Aba Imagens e Links da tela Novo Artigo aberta:
[[File:img-nipe-add-artigo-img-links.jpg]]
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== Encerramento ==
<poem style="border: 2px solid #d6d2c5; background-color: #f9f4e6; padding: 1em;">
Após concluídos os passos anteriores corretamente, basta clicar no botão [[File:img-nipe-add-btn-salvar-fechar.jpg|180px]] no topo esquerdo da página.
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Edição atual tal como às 23h08min de 2 de março de 2016

Introdução

O Sistema de Gestão de Conteúdo do Joomla trabalha com o conceito de Artigo, que obedece a uma estrutura de conteúdo pré-definida por meio de Categorias. Isso indica que um artigo sempre precisa estar ligado a uma categoria, sendo ela responsável por dizer se um artigo é uma notícia, um edital ou mesmo um formulário.

Por exemplo: O site do NIPE apresenta uma categoria chamada Notícias, com duas subcategorias, uma chamada Notícias Pesquisa e outra chamada Notícias Extensão. E ligados a elas os artigos correspondentes a estas subcategorias.


Primeiro passo (Realizar Login no Painel de Administração)


Segundo Passo (Criar um Artigo e inserir informações nele)

  • Com o Painel de Administração aberto, clique na aba Conteúdo, Gerenciador de Artigos e em seguida em Novo Artigo:


  • Abrirá a seguinte tela com todos os campos em branco:


A seguir estão as indicações dos campos para a serem preenchidos na aba Content da tela Novo Artigo:

a - Título: inclusão do título do artigo, usar entre 35 e 90 caracteres;

b - Conteúdo do Artigo:
   - b.1: Subtitulo do artigo. Se em uma linha, usar 90 caracteres. Se em duas linhas usar 190 caracteres;
   - b.2: Separação do subtitulo e do conteúdo do artigo. Incluído clicando no botão: localizado no canto inferior esquerdo da página;
   - b.3: inclusão do conteúdo da matéria;

c - Estado: Mantenha a opção Publicado selecionada;


d - Categoria: Seleciona a categoria desejada;


ATENÇÃO: Selecione a categoria correspondente ao artigo criado. Por exemplo:
Se o artigo criado for um Formulário, selecione a categoria Formulários;
Se o artigo criado for um Resultado de edital, selecione a categoria Resultados de editais;
Se o artigo criado for uma notícia de Pesquisa, selecione a categoria Notícias - Pesquisa;

e - Nível de Acesso: Mantenha a opção Public selecionada;



  • Aba Content da tela Novo Artigo aberta:


Terceiro Passo (Adicionar descrição e palavras-chave ao artigo)

  • Clique na aba Opções de Publicação e siga as indicações conforme abaixo:


Campos a serem preenchidos na aba Opções de Publicação da tela Novo Artigo:

f - Descrição: inclusão de uma descrição do artigo em três linhas completas com cerca de 100 caracteres;

g - Palavras-chave: inclusão de palavras-chave ou frases, separada por vírgulas sobre o assunto do artigo;


  • Aba Opções de Publicação da tela Novo Artigo aberta:


Quarto Passo (Adicionar imagens da introdução e do artigo)

  • Clique na aba Imagens e Links e siga as indicações conforme abaixo:


Campos a serem preenchidos na aba Imagens e Links da tela Novo Artigo:

h - Imagem da Introdução: Inclusão de uma imagem que aparecerá como miniatura de um artigo na página inicial e listas do site como no modelo abaixo:


i - Imagem do Artigo: (Opcional) Inclusão de uma imagem que aparecerá no interior de um artigo do site como no modelo abaixo:


  • Aba Imagens e Links da tela Novo Artigo aberta:


Encerramento

Após concluídos os passos anteriores corretamente, basta clicar no botão no topo esquerdo da página.