Realizar reuniões utilizando o Google Meets: mudanças entre as edições

De NTI Ajuda - IFSULDEMINAS Campus Inconfidentes
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== Acessar Apps do Google ==
== Acessar Apps do Google ==
<div style="border: 2px solid #d6d2c5; background-color: #f9f4e6; padding: 1em;  font-size: 16px;">
<div style="border: 2px solid #d6d2c5; background-color: #f9f4e6; padding: 1em;  font-size: 16px;">
<p>Após ter acessado os seus diários, primeiro confira qual <b>"Etapa"</b> está com o <b>"Período de Posse"</b> expirado, depois selecione essa <b>"Etapa"</b> e por último clique no botão <b>"Solicitar Prorrogação de Posse"</b> como ilustrado na <b>Figura 1</b>.</p>
<p>Após ter logado na sua conta do Google, acesse os apps do Google, localizado no canto superior direito, conforme ilustrado na <b>Figura 1</b>.</p>
<p>1- Role a barra até encontrar o Google Meet;</p>
<p>2- Clique em Google Meet.</p>
</div>
</div>


Linha 17: Linha 19:
<tr>
<tr>
<td valign="top" align='center'>
<td valign="top" align='center'>
[[Arquivo:Solicitar Prorrogação de Posse 03.png|1100px]]
<div class="res-img">
[[Arquivo:Forma 1 - Realizar Reuniões utilizando Google Meet.png]]
</div>
</td>
</td>
</tr>
</tr>
</table>
</table>
== Tela inicial do Google Meet ==
<div style="border: 2px solid #d6d2c5; background-color: #f9f4e6; padding: 1em;  font-size: 16px;">
<p>Para participar ou iniciar uma reunião, clique no botão <b>"Nova reunião"</b>.</p>
<p>Caso tenha o código da reunião, basta coloca-lo no campo onde está escrito <b>"Digite um código ou apelido"</b>.</p>
</div>
<table border='0' style="width:100%;">
<tr>
<td valign="top" align='center'>
<b>Figura 2:</b> Tela inicial do Google Meet.
</td>
</tr>
<tr>
<td valign="top" align='center'>
<div class="res-img">
[[Arquivo:Forma 2 - Realizar Reuniões utilizando Google Meet.png]]
</div>
</td>
</tr>
</table>
== Tela inicial do Google Meet - Botão Nova Reunião ==
<div style="border: 2px solid #d6d2c5; background-color: #f9f4e6; padding: 1em;  font-size: 16px;">
<p> Ao clicar em <b>"Nova reunião"</b> irá aparecer as seguintes opções:</p>
<p>1- Criar uma reunião para depois;</p>
<p>2- Iniciar uma reunião instantânea;</p>
<p>3- Programar no Google Agenda.</p>
<p> Caso tenha alguma dificuldade em como criar eventos no Google Agenda, <b>[https://www.youtube.com/watch?time_continue=42&v=KZLDrFAH62k&feature=emb_logo/login clique aqui]</b>.</p>
</div>
<table border='0' style="width:100%;">
<tr>
<td valign="top" align='center'>
<b>Figura 3:</b> Tela inicial do Google Meet - Botão Nova Reunião.
</td>
</tr>
<tr>
<td valign="top" align='center'>
<div class="res-img">
[[Arquivo:Forma 3 - Realizar Reuniões utilizando Google Meet.png]]
</div>
</td>
</tr>
</table>
== Tela da Participação/Apresentação ==
<div style="border: 2px solid #d6d2c5; background-color: #f9f4e6; padding: 1em;  font-size: 16px;">
<p>Ao receber o link do <b>Google Meet</b> ou clicar no link que você criou anteriormente utilizando o <b>Google Agenda</b> ou pela opção <b>Criar uma reunião para depois</b>, aparecerá uma tela com um conjunto de opções, conforme ilustrado na "Figura 4".</p>
</div>
<table border='0' style="width:100%;">
<tr>
<td valign="top" align='center'>
<b>Figura 4:</b> Tela da Participação/Apresentação.
</td>
</tr>
<tr>
<td valign="top" align='center'>
<div class="res-img">
[[Arquivo:Forma 4 - Realizar Reuniões utilizando Google Meet.png]]
</div>
</td>
</tr>
</table>
== Tela Adicionar outras pessoas ==
<div style="border: 2px solid #d6d2c5; background-color: #f9f4e6; padding: 1em;  font-size: 16px;">
<p>Se você estiver criando uma reunião e desejar adicionar as pessoas de forma manual, siga as instuções abaixo: </p>
<p>1- Depois que clicar em "Participar Agora", clique em adic. pessoas, conforme ilustrado na <b>"Figura 5".</b></p>
<p>2- Após clicar no botão "Adic. pessoas", digite endereços de email para enviar os convites da reunião.</p>
</div>
<table border='0' style="width:100%;">
<tr>
<td valign="top" align='center'>
<b>Figura 5:</b> Tela Adicionar outras pessoas
</td>
</tr>
<tr>
<td valign="top" align='center'>
<div class="res-img">
[[Arquivo:Forma 5 - Realizar Reuniões utilizando Google Meet.png]]
</div>
</td>
</tr>
</table>
== Aba Detalhes da reunião ==
<div style="border: 2px solid #d6d2c5; background-color: #f9f4e6; padding: 1em;  font-size: 16px;">
<p>Esta aba fica contida no canto inferior esquerdo e apresenta algumas informações sobre a reunião.</p>
<p>Solicitações de participação serão exibidas neste local, conforme ilustrado na <b>"Figura 6".</b></p>
</div>
<table border='0' style="width:100%;">
<tr>
<td valign="top" align='center'>
<b>Figura 6:</b> Aba Detalhes da reunião
</td>
</tr>
<tr>
<td valign="top" align='center'>
<div class="res-img">
[[Arquivo:Forma 6 - Realizar Reuniões utilizando Google Meet.png]]
</div>
</td>
</tr>
</table>
== Aba Opções ==
<div style="border: 2px solid #d6d2c5; background-color: #f9f4e6; padding: 1em;  font-size: 16px;">
<p>Para acessar essas funções do google meet, clique no ícone representado pela imagem das reticências na vertical</p>
<p>As opções exibidas possuem um diferencial entre o convidado e o apresentador que é a possibilidade de gravação da reunião, que fica restrita a quem é o apresentador da reunião.</p>
</div>
<table border='0' style="width:100%;">
<tr>
<td valign="top" align='center'>
<b>Figura 7:</b> Aba Opções
</td>
<td>
</td>
</tr>
<tr>
<td valign="top" align='center'>
<div class="res-img">
[[Arquivo:Forma 7 - Realizar Reuniões utilizando Google Meet.png]]
</div>
</td>
</tr>
</table>
== Aba Apresentar agora, opção uma janela ==
<div style="border: 2px solid #d6d2c5; background-color: #f9f4e6; padding: 1em;  font-size: 16px;">
<p>Esta opção permite que a sua tela seja compartilhada.</p>
<p>Seguiremos, primeiramente escolhendo a opção <b>"Apresentar agora"</b> e depois a opção <b>"Apresentar uma janela"</b>, conforme demonstrado na <b>"Figura 8"</b></p>
</div>
<table border='0' style="width:100%;">
<tr>
<td valign="top" align='center'>
<b>Figura 8:</b> Aba Apresentar agora, opção uma janela
</td>
</tr>
<tr>
<td valign="top" align='center'>
<div class="res-img">
[[Arquivo:Forma 8 - Realizar Reuniões utilizando Google Meet.png]]
</div>
</td>
</tr>
</table>
== Aba Apresentar agora, opção uma janela(continuação) ==
<div style="border: 2px solid #d6d2c5; background-color: #f9f4e6; padding: 1em;  font-size: 16px;">
<p>A <b>"Figura 9"</b> exibe uma apresentação da tela do Writer do Libre Office, apresenta também, um conjunto de informações:</p>
<p>a) Esta opção permite adicionar pessoas;</p>
<p>b) Exibe o chat;</p>
<p>c) Apresentação;</p>
<p>d) Exibe o seu perfil.</p>
</div>
<table border='0' style="width:100%;">
<tr>
<td valign="top" align='center'>
<b>Figura 9:</b> Aba Apresentar agora, opção uma janela(continuação)
</td>
</tr>
<tr>
<td valign="top" align='center'>
<div class="res-img">
[[Arquivo:Forma 9 - Realizar Reuniões utilizando Google Meet.png]]
</div>
</td>
</tr>
</table>
== Aba Apresentar agora, opção Apresentar tela inteira ==
<div style="border: 2px solid #d6d2c5; background-color: #f9f4e6; padding: 1em;  font-size: 16px;">
<p>Esta opção permite que a sua tela <b>inteira</b> seja compartilhada.</p>
<p>Siga as instruções contidas na <b>"Figura 10"</b> para que toda a sua tela seja compartilhada.</p>
<p><b>"Obs:"</b> Esta opção não restringe o que será exibido, mostrando desta forma, toda a sua tela.</p>
</div>
<table border='0' style="width:100%;">
<tr>
<td valign="top" align='center'>
<b>Figura 10:</b> Aba Apresentar agora, opção Apresentar tela inteira
</td>
</tr>
<tr>
<td valign="top" align='center'>
<div class="res-img">
[[Arquivo:Forma 10 - Realizar Reuniões utilizando Google Meet.png]]
</div>
</td>
</tr>
</table>
== Aba Apresentar agora, opção Apresentar tela inteira(continuação) ==
<div style="border: 2px solid #d6d2c5; background-color: #f9f4e6; padding: 1em;  font-size: 16px;">
<p>A <b>"Figura 11"</b> exibe uma apresentação da tela do Writer do Libre Office, apresenta também, um conjunto de informações:</p>
<p>a) Esta opção permite adicionar pessoas;</p>
<p>b) Exibe o chat;</p>
<p>c) Exibe o seu perfil.</p>
</div>
<table border='0' style="width:100%;">
<tr>
<td valign="top" align='center'>
<b>Figura 11:</b> Aba Apresentar agora, opção Apresentar tela inteira(continuação)
</td>
</tr>
<tr>
<td valign="top" align='center'>
<div class="res-img">
[[Arquivo:Forma 11 - Realizar Reuniões utilizando Google Meet.png]]
</div>
</td>
</tr>
</table>
== Materiais de apoio ==
<div style="border: 2px solid #d6d2c5; background-color: #f9f4e6; padding: 1em;  font-size: 16px;">
<p>Para mais informações sobre a utilização desta ferramenta, siga os tutoriais contidos em:</p>
<p>[https://www.youtube.com/watch?time_continue=42&v=KZLDrFAH62k&feature=emb_logo/login Tutorial 1: Como criar uma videoconferência pelo Google Agenda]</p>
<p>[https://www.youtube.com/watch?time_continue=42&v=KZLDrFAH62k&feature=emb_logo/login  Tutorial 2: Como apresentar, gravar e compartilhar com o Meet] </p>
<p>[https://www.youtube.com/watch?time_continue=247&v=m0eiAg-Mxys&feature=emb_logo Tutorial 3: Distribuição de conteúdo remoto via Google Sala de Aula]</p>
<p>[https://www.youtube.com/watch?time_continue=564&v=iD1EbixInn4&feature=emb_logo Tutorial 4: Armazenando as aulas no YouTube e criando Playlists]</p>
</div>

Edição atual tal como às 18h41min de 5 de janeiro de 2024

Considerações Iniciais

Esse tutorial orienta como realizar reuniões utilizando a ferramenta do Google: Google Meets.

Acessar Apps do Google

Após ter logado na sua conta do Google, acesse os apps do Google, localizado no canto superior direito, conforme ilustrado na Figura 1.

1- Role a barra até encontrar o Google Meet;

2- Clique em Google Meet.

Figura 1: Acessar Apps do Google.

Tela inicial do Google Meet

Para participar ou iniciar uma reunião, clique no botão "Nova reunião".

Caso tenha o código da reunião, basta coloca-lo no campo onde está escrito "Digite um código ou apelido".

Figura 2: Tela inicial do Google Meet.

Tela inicial do Google Meet - Botão Nova Reunião

Ao clicar em "Nova reunião" irá aparecer as seguintes opções:

1- Criar uma reunião para depois;

2- Iniciar uma reunião instantânea;

3- Programar no Google Agenda.

Caso tenha alguma dificuldade em como criar eventos no Google Agenda, clique aqui.

Figura 3: Tela inicial do Google Meet - Botão Nova Reunião.

Tela da Participação/Apresentação

Ao receber o link do Google Meet ou clicar no link que você criou anteriormente utilizando o Google Agenda ou pela opção Criar uma reunião para depois, aparecerá uma tela com um conjunto de opções, conforme ilustrado na "Figura 4".

Figura 4: Tela da Participação/Apresentação.

Tela Adicionar outras pessoas

Se você estiver criando uma reunião e desejar adicionar as pessoas de forma manual, siga as instuções abaixo:

1- Depois que clicar em "Participar Agora", clique em adic. pessoas, conforme ilustrado na "Figura 5".

2- Após clicar no botão "Adic. pessoas", digite endereços de email para enviar os convites da reunião.

Figura 5: Tela Adicionar outras pessoas

Aba Detalhes da reunião

Esta aba fica contida no canto inferior esquerdo e apresenta algumas informações sobre a reunião.

Solicitações de participação serão exibidas neste local, conforme ilustrado na "Figura 6".

Figura 6: Aba Detalhes da reunião

Aba Opções

Para acessar essas funções do google meet, clique no ícone representado pela imagem das reticências na vertical

As opções exibidas possuem um diferencial entre o convidado e o apresentador que é a possibilidade de gravação da reunião, que fica restrita a quem é o apresentador da reunião.

Figura 7: Aba Opções

Aba Apresentar agora, opção uma janela

Esta opção permite que a sua tela seja compartilhada.

Seguiremos, primeiramente escolhendo a opção "Apresentar agora" e depois a opção "Apresentar uma janela", conforme demonstrado na "Figura 8"

Figura 8: Aba Apresentar agora, opção uma janela

Aba Apresentar agora, opção uma janela(continuação)

A "Figura 9" exibe uma apresentação da tela do Writer do Libre Office, apresenta também, um conjunto de informações:

a) Esta opção permite adicionar pessoas;

b) Exibe o chat;

c) Apresentação;

d) Exibe o seu perfil.

Figura 9: Aba Apresentar agora, opção uma janela(continuação)

Aba Apresentar agora, opção Apresentar tela inteira

Esta opção permite que a sua tela inteira seja compartilhada.

Siga as instruções contidas na "Figura 10" para que toda a sua tela seja compartilhada.

"Obs:" Esta opção não restringe o que será exibido, mostrando desta forma, toda a sua tela.

Figura 10: Aba Apresentar agora, opção Apresentar tela inteira

Aba Apresentar agora, opção Apresentar tela inteira(continuação)

A "Figura 11" exibe uma apresentação da tela do Writer do Libre Office, apresenta também, um conjunto de informações:

a) Esta opção permite adicionar pessoas;

b) Exibe o chat;

c) Exibe o seu perfil.

Figura 11: Aba Apresentar agora, opção Apresentar tela inteira(continuação)

Materiais de apoio