Google Sala de Aula - Alunos: mudanças entre as edições

De NTI Ajuda - IFSULDEMINAS Campus Inconfidentes
Sem resumo de edição
 
(39 revisões intermediárias por 3 usuários não estão sendo mostradas)
Linha 7: Linha 7:
<div style="border: 2px solid #d6d2c5; background-color: #f9f4e6; padding: 1em;  font-size: 16px;">
<div style="border: 2px solid #d6d2c5; background-color: #f9f4e6; padding: 1em;  font-size: 16px;">
<p>Após ter logado na sua conta do Google, acesse os apps do Google, localizado no canto superior direito, conforme ilustrado na <b>Figura 1</b>.</p>
<p>Após ter logado na sua conta do Google, acesse os apps do Google, localizado no canto superior direito, conforme ilustrado na <b>Figura 1</b>.</p>
<P>Caso tenha alguma dúvida de como logar na <b>conta Google</b>, siga este tutorial: [[Fazer login - Conta do Google|Fazer login - Conta do Google]] </p>
<p>1- Role a barra até encontrar o Google Sala de Aula;</p>
<p>1- Role a barra até encontrar o Google Sala de Aula;</p>
<p>2- Clique em Google Sala de Aula.</p>
<p>2- Clique em Google Sala de Aula.</p>
Linha 19: Linha 20:
<tr>
<tr>
<td valign="top" align='center'>
<td valign="top" align='center'>
[[Arquivo:Forma 0 - Google Sala de Aula.png|900px]]
<div class="res-img">
[[Arquivo:Forma 0 - Google Sala de Aula.png]]
</div>
</td>
</td>
</tr>
</tr>
Linha 26: Linha 29:
== Consentimento de uso da ferramenta Google Sala de Aula ==
== Consentimento de uso da ferramenta Google Sala de Aula ==
<div style="border: 2px solid #d6d2c5; background-color: #f9f4e6; padding: 1em;  font-size: 16px;">
<div style="border: 2px solid #d6d2c5; background-color: #f9f4e6; padding: 1em;  font-size: 16px;">
<p>Em seu <b>primeiro acesso</b> o termo de uso abaixo será exibido:</p>
<p>1 - Leia atentamente o aviso do Google;</p>
<p>1 - Leia atentamente o aviso do Google;</p>
<p>2 - Depois de ter e concondar com o termo de utilização, marque a caixa de seleção;</p>
<p>2 - Depois de ler e concordar com o termo de utilização, marque a caixa de seleção;</p>
<p>3 - Clique no botão <b>"Continuar"</b>.</p>
<p>3 - Clique no botão <b>"Continuar"</b>.</p>
</div>
</div>
Linha 39: Linha 43:
<tr>
<tr>
<td valign="top" align='center'>
<td valign="top" align='center'>
[[Arquivo:Forma 1 - Google sala de aula.png|900px]]
<div class="res-img">
[[Arquivo:Forma 1 - Google sala de aula.png]]
</div>
</td>
</td>
</tr>
</tr>
</table>
</table>


== Participar de uma turma ==
== Participar de uma turma usando um código de acesso ==
<div style="border: 2px solid #d6d2c5; background-color: #f9f4e6; padding: 1em;  font-size: 16px;">
<div style="border: 2px solid #d6d2c5; background-color: #f9f4e6; padding: 1em;  font-size: 16px;">
<p>Para participar de uma turma do Google Sala de Aula, siga as instruções abaixo:</p>
<p>Para participar de uma turma do Google Sala de Aula, siga as instruções abaixo:</p>
Linha 55: Linha 61:
<tr>
<tr>
<td valign="top" align='center'>
<td valign="top" align='center'>
<b>Figura 3:</b> Participar de uma turma
<b>Figura 3:</b> Participar de uma turma usando um código de acesso
</td>
</td>
</tr>
</tr>
<tr>
<tr>
<td valign="top" align='center'>
<td valign="top" align='center'>
[[Arquivo:Forma 2 - Google sala de aula.png|900px]]
<div class="res-img">
[[Arquivo:Forma 2 - Google sala de aula.png]]
</div>
</td>
</td>
</tr>
</tr>
</table>
</table>


== Aba Atividades ==
== Entrar em uma turma por meio de convite enviado pelo professor por e-mail ==
<div style="border: 2px solid #d6d2c5; background-color: #f9f4e6; padding: 1em;  font-size: 16px;">
<div style="border: 2px solid #d6d2c5; background-color: #f9f4e6; padding: 1em;  font-size: 16px;">
<p>Na aba atividades é possível visualizar todo as atividades postadas pelo professor.</p>
<p>Para aceitar participar de uma turma do Google Sala de Aula, siga as instruções abaixo:</p>
<p>É possível, também, visualizar todas as atividades que devem ser feitas, clicando no botão <b>"Visualizar tudo"</b>.</p>  
<p>1 - Após acessar seu e-mail, clique no e-mail enviado pelo professor;</p>  
<p>2 - Clique em <b>"Participar"</b>;</p>
<p>3 - Para finalizar clique novamente em <b>Participar</b>, para confirmar a sua participação na turma.</p>  
</div>
</div>


Linha 74: Linha 84:
<tr>
<tr>
<td valign="top" align='center'>
<td valign="top" align='center'>
<b>Figura 4:</b> Aba Atividades
<b>Figura 4:</b> Participar de uma turma
</td>
</td>
</tr>
</tr>
<tr>
<tr>
<td valign="top" align='center'>
<td valign="top" align='center'>
[[Arquivo:Forma 3A - Google sala de aula.png|900px]]
<div class="res-img">
[[Arquivo:Atualizada - Forma 4 - Google Sala de Aula.png]]
</div>
</td>
</tr>
</table>
 
== Aba Mural ==
<div style="border: 2px solid #d6d2c5; background-color: #f9f4e6; padding: 1em;  font-size: 16px;">
<p> Ao entrar na turma escolhida, a aba <b>"Mural"</b> já estará selecionada.</p>
<p>1 - Clicando na aba <b>"Atividades"</b>, é possível visualizar todas as atividades postadas pelo professor: materiais, testes e outros arquivos.</p>
<p>2 - Clicando na aba <b>"Pessoas"</b>, é possível visualizar quem são seus colegas e o professor da turma.</p>
<p>3 - Clicando em <b>"Visualizar tudo"</b>, é possível visualizar todas as atividades que devem ser feitas.</p>
</div>
 
<table border='0' style="width:100%;">
<tr>
<td valign="top" align='center'>
<b>Figura 5:</b> Aba Mural
</td>
</tr>
<tr>
<td valign="top" align='center'>
<div class="res-img">
[[Arquivo:Forma 3 - Google sala de aula.png]]
</div>
</td>
</td>
</tr>
</tr>
Linha 89: Linha 124:
<p>1 - Clique no item <b>"Ver seus trabalhos"</b>;</p>  
<p>1 - Clique no item <b>"Ver seus trabalhos"</b>;</p>  
<p>2 - Aplique os <b>"Filtros"</b> que julgar necessário para exibir as atividades que estão pendentes de entrega, devolvidas ou atribuídas.</p>  
<p>2 - Aplique os <b>"Filtros"</b> que julgar necessário para exibir as atividades que estão pendentes de entrega, devolvidas ou atribuídas.</p>  
<p>3 - Visualize as atividades, suas respectivas notas, datas de entrega e status(atribuído ou não).</p>  
<p>3 - Visualize as atividades, suas respectivas notas, datas de entrega e status(atribuído, com nota, pendente).</p>
<p><b>Legenda dos filtros:</b></p>
<p><b>"Atribuído":</b> tudo o que o professor postar como atividade(avaliativa ou não), para a turma, recebe, primeiramente este status;</p>
<p>As atividades podem ter seu status modificado de <b>"atribuído"</b> para:</p>
<p><b>"Com nota":</b> atividades avaliativas que foram feitas e que obtiveram nota;</p>   
<p><b>"Pendentes":</b> todas as atividades que ainda não foram entregues pelo aluno.</p>
</div>
</div>


Linha 95: Linha 135:
<tr>
<tr>
<td valign="top" align='center'>
<td valign="top" align='center'>
<b>Figura 5:</b> Aba Atividades - Item Ver seus trabalhos
<b>Figura 6:</b> Aba Atividades - Item Ver seus trabalhos
</td>
</td>
</tr>
</tr>
<tr>
<tr>
<td valign="top" align='center'>
<td valign="top" align='center'>
[[Arquivo:Forma 4 - Google sala de aula.png|1000px]]
<div class="res-img">
[[Arquivo:Atualizada - Forma 4.1 - Google Sala de Aula.png]]
</div>
</td>
</td>
</tr>
</tr>
Linha 116: Linha 158:
<tr>
<tr>
<td valign="top" align='center'>
<td valign="top" align='center'>
<b>Figura 6:</b> Aba Atividades - Item Pasta da turma no Google Drive
<b>Figura 7:</b> Aba Atividades - Item Pasta da turma no Google Drive
</td>
</td>
</tr>
</tr>
<tr>
<tr>
<td valign="top" align='center'>
<td valign="top" align='center'>
[[Arquivo:Forma 5 - Google sala de aula.png|1100px]]
<div class="res-img">
[[Arquivo:Forma 5 - Google sala de aula.png]]
</div>
</td>
</td>
</tr>
</tr>
Linha 137: Linha 181:
<tr>
<tr>
<td valign="top" align='center'>
<td valign="top" align='center'>
<b>Figura 7:</b> Visualizar agenda
<b>Figura 8:</b> Visualizar agenda
</td>
</td>
</tr>
</tr>
<tr>
<tr>
<td valign="top" align='center'>
<td valign="top" align='center'>
[[Arquivo:Forma 6 - Google sala de aula.png|1100px]]
<div class="res-img">
</td>
[[Arquivo:Forma 6 - Google sala de aula.png]]
</tr>
</table>
 
== Visualizar professores ==
<div style="border: 2px solid #d6d2c5; background-color: #f9f4e6; padding: 1em;  font-size: 16px;">
<p>Para participar de uma turma do Google Sala de Aula, siga as instruções abaixo:</p>
<p>1 - Clique no botão <b>"+"</b>;</p>
<p>2 - Clique em <b>"Participar da turma"</b>;</p>
<p>3 - Insira o <b>"código da turma"</b> que o professor enviou e depois clique no botão <b>"Participar"</b>.</p>
</div>
</div>
<table border='0' style="width:100%;">
<tr>
<td valign="top" align='center'>
<b>Figura 8:</b> Participar de uma turma
</td>
</tr>
<tr>
<td valign="top" align='center'>
[[Arquivo:Forma 7 - Google sala de aula.png|1100px]]
</td>
</td>
</tr>
</tr>
</table>
</table>

Edição atual tal como às 17h11min de 4 de janeiro de 2024

Considerações Iniciais

Esse tutorial orienta como utilizar a ferramenta "Google Sala de Aula".

Acessar Apps do Google

Após ter logado na sua conta do Google, acesse os apps do Google, localizado no canto superior direito, conforme ilustrado na Figura 1.

Caso tenha alguma dúvida de como logar na conta Google, siga este tutorial: Fazer login - Conta do Google

1- Role a barra até encontrar o Google Sala de Aula;

2- Clique em Google Sala de Aula.

Figura 1: Acessar Apps do Google.

Consentimento de uso da ferramenta Google Sala de Aula

Em seu primeiro acesso o termo de uso abaixo será exibido:

1 - Leia atentamente o aviso do Google;

2 - Depois de ler e concordar com o termo de utilização, marque a caixa de seleção;

3 - Clique no botão "Continuar".

Figura 2: Termos de uso

Participar de uma turma usando um código de acesso

Para participar de uma turma do Google Sala de Aula, siga as instruções abaixo:

1 - Clique no botão "+";

2 - Clique em "Participar da turma";

3 - Insira o "código da turma" que o professor enviou e depois clique no botão "Participar".

Figura 3: Participar de uma turma usando um código de acesso

Entrar em uma turma por meio de convite enviado pelo professor por e-mail

Para aceitar participar de uma turma do Google Sala de Aula, siga as instruções abaixo:

1 - Após acessar seu e-mail, clique no e-mail enviado pelo professor;

2 - Clique em "Participar";

3 - Para finalizar clique novamente em Participar, para confirmar a sua participação na turma.

Figura 4: Participar de uma turma

Aba Mural

Ao entrar na turma escolhida, a aba "Mural" já estará selecionada.

1 - Clicando na aba "Atividades", é possível visualizar todas as atividades postadas pelo professor: materiais, testes e outros arquivos.

2 - Clicando na aba "Pessoas", é possível visualizar quem são seus colegas e o professor da turma.

3 - Clicando em "Visualizar tudo", é possível visualizar todas as atividades que devem ser feitas.

Figura 5: Aba Mural

Aba Atividades - Item Ver seus trabalhos

Para visualização de todos os seus trabalhos, primeiramente escolha a "Aba Atividades", posteriormente, siga as instruções abaixo:

1 - Clique no item "Ver seus trabalhos";

2 - Aplique os "Filtros" que julgar necessário para exibir as atividades que estão pendentes de entrega, devolvidas ou atribuídas.

3 - Visualize as atividades, suas respectivas notas, datas de entrega e status(atribuído, com nota, pendente).

Legenda dos filtros:

"Atribuído": tudo o que o professor postar como atividade(avaliativa ou não), para a turma, recebe, primeiramente este status;

As atividades podem ter seu status modificado de "atribuído" para:

"Com nota": atividades avaliativas que foram feitas e que obtiveram nota;

"Pendentes": todas as atividades que ainda não foram entregues pelo aluno.

Figura 6: Aba Atividades - Item Ver seus trabalhos

Aba Atividades - Item Pasta da turma no Google Drive

Para acessar a pasta da turma no Google Drive, primeiramente escolha a "Aba Atividades", posteriormente, siga as instruções abaixo:

1 - Clique no item "Pasta da turma no Google Drive";

2 - Visualize a "pasta da turma".

Todos que fazem parte da turma tem acesso a esta pasta compartilhada, facilitando, desta forma, o processo de compartilhamento de arquivos.

Figura 7: Aba Atividades - Item Pasta da turma no Google Drive

Visualizar agenda

Para acessar a pasta a Agenda da turma, primeiramente escolha a "Aba Atividades", posteriormente, siga as instruções abaixo:

1 - Clique no item "Google Agenda";

2 - Visualize a "agenda da turma".

Todos as atividades programadas na turma serão exibidas, facilitando, desta forma, a visualização das atividades.

Figura 8: Visualizar agenda